Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Luís Roberto Barroso

– Ministro Luís Roberto Barroso pediu desculpas na sociedade de Brasil nesta terça-feira pelo atraso na totalização dos votos das votações municipais do último domingo. Ministro Luís Roberto Barroso é o presidente do Tribunal Superior Eleitoral .Ele reforçou, no entanto, que não houve equívoco na contagem dos votos, somente um atraso de pouco mais de duas horas. Se deram as declarações em o começo de a primeira sessão de julgamentos realizada em a Corte depois de as votações. — Peço desculpas aos colegas e à sociedade bde Brasilpor esses dobstáculosque enfrentamos, mas elucido que não houve nenhuma espécie de comprometimento para a fidedignidade do voto, para a lealdade da manifestação da vontade popular — declarou, completando: — Houve um pequeno atraso na totalização dos votos, que foi totalmente irrelevante para o resultado que afinal foi divulgado. Portanto, apesar do transtorno, o processo transcorreu de maneira tranquila e divulgamos o resultado na noite do mesmo dia em que transcorreu a eleição. Ainda segundo o ministro, não houve equívoco no supercomputador, como se ponderou no domingo. — Tivemos um pequeno problema no processamento dessas informações pelo uso de um novo supercomputador. Até que se detectasse efetivamente o problema, supôs-se, num primeiro momento, que fosse o equívoco de um dos oito processadores do supercomputador. Mas, na verdade, o problema foi de apreensão equivocada da tarefa pela inteligência artificial. O tempo de atraso, pouco mais de duas horas, foi o esforço de detectar o problema — alegou. Barroso evidenciou que o sistema eleitoral brasileiro não deixa margem para fraudes. Ele recordou que, às 7h do dia da evotação é impresso um boletim para dprovarque não havia nenhum voto na urna, quando a urna eletrônica começa a funcionar.Ao final da eleição, a urna imprime o boletim com o resultado daquela urna específica, que é divulgado na seção eleitoral. — A partir daí, está definido o resultado das votações. O que se faz aqui no TSE é a totalização desses boletins de urna. Nada é capaz de modificar aquele resultado — explicou o ministro.

— Houve uma notícia de que teria havido vazamento dos dados dos servidores. Dos funcionários. Houve notícia que teria havido vazamento de dados dos funcionários do TSE. Isso não é produto de um ataque atual, é um ataque antigo, que ainda não fomos capazes de precisar. Não sabemos se antigo há dez dias ou cinco anos.— Houve de fato uma tentativa de ataque hoje, com quantidade de acessos massivos para neutralizar o sistema. E não foi bem sucedido — declarou Barroso em coletiva no TSE.- A demora na chegada de um novo supercomputador do Tribunal Superior Eleitoral a ser usado na apuração das votações municipais impediu que se realizassem todos os testes necessários antes do pleito de domingo, o que gerou atraso, declarou nesta segunda-feira o presidente do TSE, Roberto Barroso. Segundo Barroso, em razão das restrições dos testes prévios, no dia da votação a inteligência artificial tardou a processar os dados na velocidade querida. Ainda que a detecção e solução do problema tardou cerca de duas horas, o presidente do TSE declarou. Barroso realçou ainda, em entrevista coletiva, que em nenhum momento a integridade do sistema esteve em risco, e reiterou que não há risco de fraude no sistema eleitoral brasileiro.Ministro Luís Roberto Barroso declarou nesta segunda-feira que não costuma reclamar da demora de outros Poderes e, por isso, não comentaria as declarações do presidente Jair Bolsonaro que colocou em dúvida o sistema eleitoral brasileiro. Ministro Luís Roberto Barroso é o presidente do Tribunal Superior Eleitoral . Segundo Barroso, não houve erro, mas somente uma demora de duas horas e meia na totalização dos votos.

Luís Roberto Barroso é um jurista, professor e juiz brasileiro, atualmente ministro do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, sendo o atual presidente desta corte.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Barroso pede desculpas à sociedade por atraso na divulgação do resultado das evotaçõesde domingo
>>>>>TSE foi alvo de ataque hacker, mas sem sucesso, diz Barroso – November 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Forças federais vão garantir a segurança das eleições em 11 estados – November 11, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Como justificar o voto nas eleições 2020 por celular: saiba o que fazer em caso de ausência no dia da votação – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Às vésperas das eleições, site do TSE sofre instabilidades – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>TSE suspende eleição municipal em Macapá em meio a apagão – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Falta de testes em novo supercomputador do TSE gerou demora na apuração, diz Barroso – November 16, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Medida de proteção do TSE para evitar ataque hacker sobrecarregou sistema e afetou e-Título – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>TSE neutraliza tentativa de ataque virtual, Barroso diz que não há impacto sobre eleição – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Eleitores vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores em meio à pandemia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>‘Eu não costumo reclamar da demora dos outros Poderes’, diz Barroso sobre comentário de Bolsonaro acerca de credibilidade das eleições – November 16, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Bolsonaro diz desconhecer sistema de voto igual ao do Brasil; 31 países usam votação eletrônica – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Eleições municipais fazem crescer circulação de informações falsas em redes sociais, diz FGV – November 12, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Cantora e compositora Mo Bentley cresce nas redes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Barroso diz que pretende pautar ainda este ano no TSE ação que pode cassar chapa Bolsonaro-Mourão – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Luís Roberto Barroso 0 0 PERSON 13 ministro Luís_Roberto_Barroso (apposition: O presidente de o Tribunal_Superior_Eleitoral): 2, Ele (referent: ministro Luís_Roberto_Barroso): 1, Roberto_Barroso: 1, Luís_Roberto_Barroso: 1, (tacit) ele/ela (referent: Barroso): 1, Ele (referent: Barroso): 1, (tacit) ele/ela (referent: ministro Luís_Roberto_Barroso): 1, Barroso: 5
2 atraso 0 160 NONE 4 atraso: 1, um atraso: 1, um pequeno atraso: 1, o atraso: 1
3 nós 0 80 NONE 4 (tacit) nós: 4
4 urna 140 0 NONE 4 aquela urna específica: 1, a urna: 2, a urna eletrônica: 1
5 notícia 0 0 NONE 4 uma notícia: 2, notícia: 2
6 problema 0 310 NONE 3 um pequeno problema: 1, o problema: 2
7 brasileiro 0 0 NONE 3 brasileiro: 3
8 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
9 sistema 0 0 NONE 3 o sistema eleitoral: 3
10 ataque 0 110 NONE 2 um ataque antigo: 2