Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Eve In Eden by G

Faz 1 dia, se uniram em uma só finalidade : a unificação de o calendário de vacinação em esses municípios, em esta quinta-feira, dia 1 prefeitos de quatro cidades fluminense Niterói Maricá e Itaguaí. Niterói é rio. Quando ambas as regiões esperam estar vacinando pessoas, no entanto, essa junção só vai valer a partir do dia 26 de abril com entre 59 e 45 anos, que façam parte de alguns grupos prioritários. Nesta categoria, estão os portadores de comorbidades ou deficiência permanente, trabalhadores da saúde, educação, serviços de limpeza urbana, policiais civis e militares, guardas municipais, bombeiros e agentes penitenciários em atividade. Muitas são as dúvidas da população dessas localidades. Chequem abaixo algumas questões e respostas de como vai funcionar a vacinação unificada.

Sim. Todas as pessoas diagnosticadas com alguma espécie de comorbidade ou deficiência permanente, no momento da vacinação, deverão comprovar com um laudo médico. No Rio, o prefeito Eduardo Paes informou que vai instituir um sistema inteligente para verificação de laudos médicos de pessoas que estão nesse grupo. O objetivo é evitar fraudes.

Filiado ao Democratas, é o atual prefeito do Rio de Janeiro.

Não. Segundo a Prefeitura de Maricá, “o critério de comorbidade é abrangente, mas quanto maior o obstáculo da pessoa, mais preferência vai ter”.

Somente a Prefeitura do Rio respondeu. De acordo com a administração da capital fluminense, entre os grupos prioritários da faixa etária de 45 a 59 anos a estimativa é que sejam no total, 707.304 pessoas. Os trabalhadores de saúde são 125.764, pessoas com comorbidades são 383.144, forças de segurança e salvamento são 21.364, funcionários do sistema prisional são 597 servidores, pessoas com deficiência são 119.268, professores são 38.112 pessoas e 19.056 trabalhadores da limpeza.

Compreenda: saiba o que muda e o que não muda com o decreto que prorroga limitações no Rio

Segundo a Prefeitura do Rio, todos os profissionais que se enquadram nesses grupos deverão exibi um contracheque e demonstração que estão na ativa. Os profissionais da saúde acima de 45 serão vacinados de forma escalonada com cada idade sendo vacinada em um dia.

— Não adianta a pessoa ter se formado há 30 anos e não exercer o ofício no caso da saúde — declarou o prefeito Eduardo Paes.

Na trave: Município do Rio libera jogos de futebol a partir do dia 9, ainda sem público

Um dia após as cidades do Rio, Niterói, Maricá e Itaguaí anunciarem um calendário unificado de vacinação, que vai entrar em forcita a partir do próximo dia 26, algumas prefeituras da Região Metropolitana, da Baixada Fluminense e do Norte Fluminense alegam que não vão seguir as medidas estabelecidas pelos prefeitos. Na manhã desta sexta-feira, O GLOBO procurou 16 municípios— Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, Guapimirim, Itaboraí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá. Somente seis cidades responderam. A única que avalia a unificação do calendário é a cidade de São Gonçalo, vizinha a Nitéroi.

Campos dos Goytacazes informa que irá seguir o calendário estipulado pelo governador em exercício Cláudio Castro. Com isso, a cidade espera chager até o dia 18 de abril tendo vacinado homens e mulheres de 65 anos ou mais.

Segundo a Prefeitura de Itaboraí, o município “irá seguir o calendário e as recomendações estaduais”. O município informou que vai divulgar o planejamento da vacinação à medida que receber as doses do estado. Por fim, a cidade declarou que só vai divulgar o calendário da próxima semana.

— Requereram que o governo estadual fizesse este decreto instituindo um calendário único. Estamos instituindo hoje, e a intenção dele não é a de instituir dever, mas de ser um balizadorpara que isso possa ser dialogado com os municípios.Profissionais de saúde com 59 anos ou mais vão poder se vacinar a partir da próxima segunda-feira, dia 5. Ao todo, são 324 mil pessoas. O plano da prefeitura da capital é que, até o dia 17, serão vacinados os com 50 anos ou mais. Trabalhadores lotados em clínicas e universidades de urgência e emergência ou que trabalham na campanha de imunização terão que receber a vacina nos lugares onde trabalham.

Na quinta-feira 18 de março o projeto recebeu o aval unânime dos vereadores durante a sessão ordinária d, e voltou depois em uma extraordinária, para receber o martelo em sua redação final.

Já Paracambi informou que seguirá o calendário do estado. Ainda segundo a cidade, professores e profissionais da segurança serão incluídos no grupo prioritário de vacinação de acordo com a chegada de novas doses.

«Protegeremos aqueles que nos protegem. Em 9 meses, as forças de segurança de o Estado do Rio vão ter prioridade em o calendário de vacinação contra a COVID-19. São profissionais com alta exibição em suas atividades diárias e que colocam suas vidas a serviço da população. Todas os agentes das forças estaduais e federais que atuam no RJ serão incluídos. Imunizá-los édiminuirr a vulnerabilidade de quem, pela natureza do trabalho, precisa estar nas ruas e delegacias atendendo ao povo», escreveu na rede social.

Em nota, a Prefeitura de São Gonçalo declarou que “avalia a unificação no calendário” feitos por Rio, Niterói, Maricá e Itaguaí. No entanto, segundo o município, “por enquanto a cidade vacina idosos com mais de 70 anos e profissionais da saúde com mais de 60 que trabalham em clínicas da cidade ou que moram em São Gonçalo e atuam em clínicas de outros municípios”.

A Prefeitura de São João de Meriti declarou que “irá seguir o calendário de vacinação assinalado pelo estado”. A cidade informou que, “desde que esteja com a carteira profissional ativa, profissionais da saúde com mais de 55 anos também estão sendo vacinados”.

Protegeremos aqueles que nos protegem. Em 9 meses, as forças de segurança de o Estado do Rio vão ter prioridade em o calendário de vacinação contra a COVID-19. São profissionais com alta exibição em suas atividades diárias e que colocam suas vidas a serviço da população. pic.twitter.com/XdgQTveE3S

Nova Iguaçu também não aderirá ao calendário sugerido pelos prefeitos Eduardo Paes, Axel Grael, Fabiano Horta e Rubem Vieira. A cidade da Baixada Fluminense alegou que “irá conservar a vacinação da cidade conforme o Plano Nacional de Imunização”. Neste momento, pessoas com 69 anos estão recebendo o imunizante na cidade. Além de profissionais da saúde com mais de 35 anos.

Uma mulher é um ser humano adulto do sexo feminino.

Mulheres com 71 anos , homens com 71 anos , mulheres com 70 anos , homens com 70 anos , mulheres com 69 anos , homens com 69 anos .

Mulheres e homens com 70 anos e profissionais da saúde com mais de 60 anos , 69 anos 68 anos e 67 anos .

São João de Meriti: 65 anos , a partir de 60 anos .

Mulheres e homens com 67 anos , 66 anos e 65 anos

Mulheres de 69 anos , homens de 69 anos , homens e mulheres entre 68 e 66 anos e profissionais da saúde entre 34 e 32 anos

A partir de 67 anosvai serrá no dia dia 5/4

Sem resposta

Sem resposta

Sem resposta

Sem resposta

Sem resposta

Sem resposta

Sem resposta

Sem resposta

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil, United States

Cities: Sao Joao De Meriti, Sao Goncalo, Queimados, Plano, Niteroi, Campos Dos Goytacazes, Belford Roxo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Calendário unificado de vacinação no Rio: saiba quais cidades desejam aderir e como funcionará
>>>>>Castro anuncia que forças de segurança do Rio terão prioridade no calendário de vacinação contra Covid-19 – March 30, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>PSOL pede que MP investigue operações policiais violentas em favelas do Rio – March 26, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Especialista alerta que situação nos hospitais do Rio já é gravíssima: ‘Colapso não é morrer na rua’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: governador em exercício do Rio nega que tenha promovido festa no fim de semana – March 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Rio bate o recorde, pelo segundo dia seguido, da maior fila por UTI de Covid-19; 582 pessoas aguardam vaga – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Decreto de Castro proíbe abertura de praias em todo o estado do Rio durante feriadão de dez dias – March 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura do Rio anuncia segunda-feira funcionamento apenas de serviços essenciais por dez dias para conter Covid – March 20, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio terá novas restrições nesta sexta, e Paes deve endurecer medidas após reunião com Comitê; feriados em abril serão antecipados – March 18, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio terá novas restrições nesta sexta, e Paes pode endurecer medidas após reunião com Comitê; feriados em abril serão antecipados – March 18, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Após ordenar fechamento das praias no fim de semana, Paes deve anunciar medidas mais duras contra a Covid nesta sexta – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Estado do Rio determina feriado de dez dias e novas medidas contra Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Em queda de braço com Castro, Paes provoca sobre medidas restritivas no Rio: ‘CastroFolia’ – March 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes vai anunciar novas restrições no Rio nesta sexta-feira e deixa aberta a chance de endurecer medidas – March 18, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Rio já tem 2,5 vezes mais pessoas na fila por UTIs do que leitos disponíveis – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Cláudio Castro pede desculpas por comemoração de aniversário em meio a restrições por causa da pandemia: ‘Erro’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Castro anuncia novo calendário de vacinação no RJ que inclui agentes de segurança, profissionais de saúde e de educação – March 30, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>Tire suas dúvidas sobre as datas e novos grupos prioritários de vacinação contra Covid-19 no Rio – March 31, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Paes divulga calendário de vacinação a profissionais de saúde com mais de 50 anos – March 30, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Sem 0 0 PERSON 8 resposta Sem: 7, 5-4 Sem: 1
2 pessoas 40 0 NONE 7 pessoas: 5, 324_mil pessoas: 1, 707.304 pessoas: 1
3 eu 90 0 NONE 6 (tacit) eu: 6
4 cidade 0 0 NONE 6 a cidade: 4, a cidade vacina idosos: 1, A cidade: 1
5 nós 0 0 NONE 5 nos: 2, (tacit) nós: 3
6 Niterói Maricá e Itaguaí 0 0 PLACE 4 Niterói Maricá e Itaguaí: 2, (tacit) eles/elas (referent: Niterói Maricá e Itaguaí): 2
7 aqueles 0 0 NONE 4 aqueles: 4
8 atividades 0 0 NONE 4 atividades diárias: 4
9 calendário 0 0 NONE 4 um calendário único: 1, o calendário: 1, o calendário proposto: 1, o calendário estipulado: 1
10 profissionais 180 0 NONE 3 profissionais: 3