Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Medidas provisórias (6)

– O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quarta-feira, a Medida Provisória que abre crédito extraordinário para a compra da vacina da farmacêutica AstraZeneca. Se produz a vacina em uma parceria entre a Universidade de Oxford e a Fundação Oswaldo Cruz. A MP, que a oposição ao governo na Câmara, que está desde o começo de outubro em obstrução no plenário, decidiu retirar os requerimentos protelatórios à pauta, abre crédito de quase R$ 2 bilhões para garantir a produção e disponibilização da vacina no país. A deputada Mariana Carvalho que não acatou nenhuma de as três emendas exibidas por os deputados a o texto não modificou o texto . A deputada Mariana Carvalho é a relatora. Se aprovou A MP que libera ao todo R, $ 1.994.960.005,00 em eleição simbólica e ainda precisa ser analisada por o Senado até o fim de o dia de amanhã, quando perde a efetividade. Se calcula a obstrução em o batalhão de a Casa, mas os partidos de oposição compreenderam que a matéria era urgente e deveria ser aprovada.

– A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira a medida provisória que liberou crédito de quase 2 bilhões de reais para a Fundação Oswaldo Cruz, vinculada ao Ministério da Saúde. O laboratório britânico destina em a compra e posterior produção local de possível vacina contra a Covid-19 desenvolvida os recursos AstraZeneca e a Universidade de Oxford.A MP segue agora para o Senado.

Na terça-feira 24 de novembro – Representantes do laboratório AstraZeneca reuniram-se com integrantes da Anvisa para debater informações acerca do andamento dos estudos clínicos com a vacina da britânica em parceria com a Universidade de Oxford contra Covid-19, mas se estipulou prazo até o momento não para o pedido de registro de o imunizante em o órgão regulador brasileiro. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária em comunicado informou: «A Anvisa realizou reunião com a companhia AstraZeneca com o objetivo de debater informações sobre o andamento dos estudos clínicos da Vacina de Oxford». «Nessa reunião, foram debatidos os dados obtidos até o momento. A companhia tem submetido documentos para avaliação do registro da vacina por meio do procedimento de submissão ininterrupta e não definiu prazo para submissão do pedido de registro junto à Anvisa», aadicionoua Anvisa. A vacina AstraZeneca/Oxford –cuja efetividade de 90% contra o coronavírus numa determinada dosagem foi anunciada na segunda-feira– é a principal aposta do governo brasileiro para fazer uma vacinação em massa contra o Covid-19 no país. O Ministério da Saúde tem um acordo com a farmacêutica para comprar as doses da vacina e para a produção dela no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz . A expectativa era que o imunizante esteja disponível no país em março de 2021 e que possa ao longo do próximo ano ser possível vacinar 130 milhões de pessoas.

No âmbito do direito constitucional brasileiro, a Medida Provisória é um ato unipessoal do presidente da República, com força de lei, editada sem, a princípio, a participação do Poder Legislativo, que se o vai chamar exclusivamente a debater a e aprová-a em momento posterior.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Câmara aprova crédito de quase R$ 2 bilhões para compra de vacina de Oxford
>>>>>Câmara aprova MP que libera recursos para compra de vacina da AstraZeneca contra covid-19 – December 02, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 MP 0 0 ORGANIZATION 5 A MP: 3, A MP que a oposição a o governo em a Câmara: 2
2 Anvisa 40 0 ORGANIZATION 4 a Anvisa: 3, A Anvisa: 1
3 Medida Provisória 0 0 ORGANIZATION 3 a Medida_Provisória: 3
4 medida 0 40 NONE 2 a medida provisória: 2
5 crédito 180 0 NONE 2 crédito extraordinário: 1, crédito de quase 2_bilhões: 1
6 Ministério da Saúde 30 0 ORGANIZATION 2 o Ministério_da_Saúde: 1, O Ministério_da_Saúde: 1
7 Fundação Oswaldo Cruz 0 0 ORGANIZATION 2 a Fundação_Oswaldo_Cruz: 2
8 Mariana Carvalho 0 0 PERSON 2 a deputada Mariana_Carvalho (apposition: a relatora): 2
9 brasileiro 0 0 NONE 2 brasileiro: 2
10 esta 0 0 NONE 2 esta: 2