Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Ícone de esboço

– A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira o texto principal de medida provisória que cria o programa habitacional Casa Verde e Amarela. Se destina o programa instituído em substituição a o Minha Casa, Minha Vida, a o financiamento de construção e pequenas reformas em aqueles com renda familiar mensal de até 7 mil reais, em a área urbana e de até 84 mil reais por ano, em a área rural.O texto ainda podia ser alterado por emendas, destacadas para serem votadas separadamente. No parecer, Isnaldo Bulhões Jr. defende que a MP não extingue os modelos de financiamentos delineados no âmbito do Minha Casa, Minha Vida e que os contratos e as operações já começadas estão conservados, com normas do programa até o seu término. Isnaldo Bulhões Jr. é o relator da proposta. «Eu me comprometi em buscar as melhores soluções para as questões habitacionais do país. Assim, promovi acurada análise do programa Casa Verde e Amarela e constatei que ele promove progressões institucionais e ajustes programáticos importantes no conceito e na condução dos programas de habitação, com foco nas famílias de baixa renda, habitantes no meio rural ou, em sua grande maioria, em nossos espaços urbanos», declarou o relator, durante a eleição. Segundo ele, a MP «procura aumentar o foco da política habitacional por meio da reunião de vários instrumentos para possibilitar ao cidadão o acesso à moradia aadaptada seja pela aquisição ssubvencionada seja pelo financiamento de reforma ou até mesmo pela pchancede locação de imóveis para moradia». A oposição, no entanto, assinala que a medida poderá implicar no fim do financiamento a famílias de baixa renda. A líder do PSOL na Casa, deputada Sâmia Bomfim declarou: «Consideramos a medida provisória 996 um retrocesso com relação a políticas de financiamento habitacional que já existem no país, porque exclui as famílias de baixa renda que são aquelas que têm como renda até 1.800 reais, sendo que são justamente elas que compõem a maioria do déficit habitacional no nosso País». A deputada alegou: «Essa MP, que cria a Casa Verde e Amarela, em vez de significar uma progressão num problema tão profundo da sociedade de Brasilde Brasil, que é a falta de moradia, a chance de financiamento para as famílias, exclusivamente favorece construtoras, empreiteiras e exclui a população que deveria ser beneficiada, quando se pensa em programas como esse».

– A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira a medida provisória que liberou crédito de quase 2 bilhões de reais para a Fundação Oswaldo Cruz, vinculada ao Ministério da Saúde. O laboratório britânico destina em a compra e posterior produção local de possível vacina contra a Covid-19 desenvolvida os recursos AstraZeneca e a Universidade de Oxford.A MP segue agora para o Senado.

O amarelo é uma cor-pigmento primária e cor-luz secundária, resultado da sobreposição das cores verde e vermelho.

A Câmara dos Deputados é a câmara baixa do Congresso Nacional do Brasil e, ao lado do Senado Federal, faz parte do Poder Legislativo da União.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Câmara aprova texto-base de MP do programa Casa Verde e Amarela
>>>>>Câmara aprova MP que libera recursos para compra de vacina da AstraZeneca contra covid-19 – December 02, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 60 40 NONE 5 (tacit) eu: 3, Eu: 1, me: 1
2 MP 0 0 ORGANIZATION 5 a MP: 2, A MP: 1, Essa MP: 2
3 medida 0 60 NONE 4 a medida provisória: 3, a medida: 1
4 Câmara dos Deputados 0 0 ORGANIZATION 3 A Câmara_dos_Deputados: 3
5 o texto principal de medida provisória 100 40 NONE 2 o texto principal de medida provisória: 2
6 famílias de baixa renda 75 0 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: famílias de baixa renda): 1, elas (referent: famílias de baixa renda): 1
7 área 25 0 NONE 2 a área urbana: 1, a área rural: 1
8 Minha Vida 0 0 PERSON 2 Minha_Vida: 2
9 aquelas 0 0 NONE 2 aquelas: 2
10 esta 0 0 NONE 2 esta: 2