Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Eduardo Paes toma posse como prefeito do Rio de Janeiro pela terceira vez

O boletim epidemiológico de rotina da prefeitura do Rio menciona, nesta sexta-feira, dia 26, que toda a cidade continua em risco alto por conta da detecção de uma variante da Covid-19 em mais três casos no município. Observando os parâmetros mortes e internações, no entanto, é possível notar, segundo os dados do comitê científico do município, que houve um recuo em relação à semana passada: agora, asomentetrês Regiões Administrativas , uutilizandocomo base estes indicadores, estão classificadas na cor laranja, que imencionarisco alto, todas na Zona Sul. São elas: Copacabana, Lagoa e Rocinha.

Inquérito: Residente nega ter preparado ‘vacina de vento’ para enfermeira em posto de Copacabana

Na sexta-feira 19 de fevereiro Eduardo Paes criticou a conduta de habitantes de áreas mais nobres da município diante da pandemia de Covid-19. Eduardo Paes é o prefeito do Rio. As declarações foram feitas nesta sexta-feira, durante a divulgação do sétimo boletim epidemiológico da cidade. Após quatro semanas, seis regiões administrativas conservaram o risco alto de contaminação do coronavírus, sendo a maioria localizadas nas Zona Sul e Oeste. Apesar disso , cautela conservou em o nível vermelho toda a cidade , pricipalmente por conta da circulação de novas variantes.

Uma lagoa é um corpo de água com pouco fluxo.

Covid-19: Desigualdade social determina quem sobrevive ao coronavírus no Rio

— A notícia é boa, a gente, olhando o mapa de risco, teve no começo um mapa com espaços mais claros, foi piorando, ampliamo e na semana passada já tinha melhorado muito. Nós tomamos as resoluções de conservarmo o risco alto e as limitações — comentou o prefeito Eduardo Paes. — Na segunda-feira, o comitê científico se reuniu, o Daniel fez um relato do que se passava, então é óbvio que a gente não pode afrouxar, a gente não pode se tranquilizar. Nesse momento, os dados são positivos, diminuiram óbitos, internações, isso tudo está andando bastante bem. Não quer dizer que amanhã não possa piorar.

Filiado ao Democratas, é o atual prefeito do Rio de Janeiro.

Sobre o fato de as RAs com risco alto por conta do número de óbitos e de internações se concentrar na Zona Sul, o prefeito fez um alerta aos habitantes dessas áreas.

— Atenção Zona Sul. Fiquem espertos, não arrisquem a vida dos seus entes desejados — deduziu.

1,9 milhão de pessoas: Pobreza dispara no Rio durante a pandemia, e estado já tem 10,65% da população vivendo com menos de R$ 246 mensais

Na semana passada, após quatro semanas consecutivas com todas as 33 Regiões Administrativas em risco alto, somente seis se conservaram nessa classificação, tendo as outras 27 passado a risco moderado. No entanto, a Prefeitura do Rio optou por conservar toda a cidade em risco alto por conta da circulação de novas variantes do coronavírus. Na ocasião, estavam no segundo nível mais crítico as RAs de Copacabana, Lagoa, Tijuca, Rocinha, Barra da Tijuca e Vila Isabel. Na coletiva passada, o prefeito Eduardo Paes, que declarou que «não é aceitável que nas áreas mais nobres a gente continue com essa irresponsabilidade», criticou a conduta de habitantes de áreas mais nobres da município em meio à pandemia de Covid-19 após aglomerações no pfaseem que seria cfestejadoo carnaval.

Equívocos: Experts advertem sobre obstáculos para pessoas em situação de rua conseguirem ajudinha emergencial no Rio

A prefeitura também revelou que foram descobertos três novos casos da nova variante da Covid-19 no Rio, além dos três que já tinham sido diagnosticados. São duas mulheres, de 71 e 21 anos, que se curaram do vírus, e um homem, de 54 anos, que faleceu no dia 21 deste mês. Eles são habitantes do Recreio dos Bandeirantes, Parque Anchieta e Centro. Todos se os contagiou com a variante de Brasil, de origem em Manaus, e Faz 1 mês, tiveram o começo de os sintomas.

De acordo com os dados do município, inclusive, os três novos contagiados com a variante estiveram no Amazonas antes de terem contraído a enfermidade: na capital, Manaus, estiveram a mulher de 71 anos e a outra vítima que acabou falecendo. A mulher de 21 anos esteve no município de Cachoeira.

Segundo o levantamento da prefeitura, em 2021, foram diagnosticados 15.553 casos ao todo, sendo 2.981 deles considerados graves. Os números mostram que 1.091 pessoas faleceram até então. A taxa de mortalidade da Covid-19 está em 16,4 por 100 mil moradores no Rio.

Alerta: Rio já investiga 13 possíveis casos de contaminação por novas variantes de Covid-19

Os dados do município referentes à situação dos leitos imencionamque, atualmente, não há fila por vagas, cenário diferente do fim do ano passado. Enquanto nas enfermarias, é de 57%, a taxa de profissão nos leitos de UTI é de 75%. Ao todo, 892 pessoas estavam internadas com o novo coronavírus até a última atualização, no fim da tarde de quinta-feira.

Faz 9 dias, a aplicação de a primeira dose para idosos foi suspensa, em o dia 17, por falta de imunizantes para a população. A prefeitura estimava precisar de 100 mil vacinas para atender ao público de 80 a 82 anos. O município, no entanto, não divulgou, até o momento, novas datas para aumentar a campanha. Inicialmente, a expectativa era de imunizar pessoas acima de 75 anos até o fim deste mês.

Para idosos acamados, a família tem que ir a uma unidade de referência de seu endereço ou preencher o cadastro no link smsrio.org/agendamentovacina. A equipe de saúde vai fazer o cadastro do paciente e vai marcar a visita domiciliar para vacinação, que ocorrerá no prazo de até 30 dias.Fura-filas: Após operação de Polinesia Francesa, Ministério Público instaura investigação para investigar suspeita de fura-filas da vacinação em clínica estadual“A Secretaria de Estado de Saúde recebeu comunicado do Ministério da Saúde, na noite desta terça-feira , com o quantitativo de doses de vacinas contra a Covid-19 destinadas ao Estado do Rio de Janeiro. Vão ser 118.800 doses da CoronaVac e 196 mil doses da Oxford/AstraZeneca. Na manhã desta quarta-feira , o Ministério da Saúde entregou as 196 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca na Coordenação Geral de Armazenamento do estado, em Niterói, sem prévia comunicação. O MS ainda não informou oficialmente A SES sobre a data de o recebimento de as doses de a CoronaVac » , informou a pasta , em nota.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Manaus

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Casos de variante do coronavírus fazem cidade do Rio se conservar em risco alto para Covid-19
>>>>>Rio retoma vacinação de idosos contra a Covid-19; veja calendário e locais – February 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Vacinação de idosos é retomada nesta quinta-feira no Rio; saiba quem pode entrar na fila e onde há postos de imunização – February 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Paes confirma retomada da vacinação contra Covid-19 nesta quinta-feira, dia 25 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Ministério da Saúde muda mais uma vez orientação sobre reserva de doses de vacina – February 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Butantan amplia produção e entrega 1,2 milhão de doses de CoronaVac ao governo federal – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes diz que Rio vai rever cronograma de vacinação com nova orientação do Ministério da Saúde – February 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid e aglomerações no Rio: ‘Não é admissível que nas áreas mais nobres a gente continue com essa irresponsabilidade’, diz Eduardo Paes – February 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ameaça de fim dos estoques da vacina provoca corrida a postos de saúde do Rio – February 15, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes diz que vai suspender a vacinação contra a Covid-19 no Rio por falta de doses – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Camiseta que faz alusão a frase sobre ‘virar jacaré’ com vacina faz sucesso no Mercadão de Madureira – February 22, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Rio já investiga 13 possíveis casos de contaminação por novas variantes de Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>À espera de novas doses, cidades da Baixada adotam posturas diferentes em relaçao à vacinação – February 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>São João de Meriti retoma vacinação contra a Covid-19 após 11 dias – February 23, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>À espera de novas doses, cidades da Baixada adotam posturas diferentes em relação à vacinação – February 24, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Eduardo Paes 0 0 PERSON 6 Eduardo_Paes (apposition: o prefeito de o Rio): 1, o prefeito Eduardo_Paes: 4, (tacit) ele/ela (referent: o prefeito Eduardo_Paes): 1
2 o Rio 0 0 PLACE 6 o Rio: 6
3 risco 70 125 NONE 5 risco alto: 4, risco moderado: 1
4 eu 87 80 NONE 4 (tacit) eu: 4
5 pessoas 0 70 NONE 4 pessoas: 2, 892 pessoas: 1, 1.091 pessoas: 1
6 gente 0 0 NONE 4 a gente: 4
7 município 0 0 NONE 4 o município: 3, O município: 1
8 prefeitura 0 0 NONE 4 A prefeitura: 2, a prefeitura: 2
9 pandemia 0 150 NONE 3 a pandemia: 1, a pandemia de Covid-19: 1, pandemia de Covid-19: 1
10 esta 0 0 NONE 3 esta: 3