Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – On the edge of Liberty (Unsplash)

– A primeira remessa da vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos chegou hoje ao Brasil. Segundo o site G1, o lote foi desembarcado ainda na madrugada desta quinta-feira, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas , com um total de 1,248 milhão de doses. O voo, que veio de Amsterdã, na Holanda, aterrissou no país com cerca de uma hora de atraso. Marcelo Queiroga alegou, na segunda-feira, que o Brasil tem que receber mais 600 mil doses pediátricas da Pfizer em janeiro. Marcelo Queiroga é o ministro da Saúde. Com isso, a previsão para o mês adiciona 4,3 milhões de doses de vacinas infantis. Após o desembarque, as vacinas foram encaminhadas a um estoque no Aeroporto de Viracopos, para então serem levadas a um centro de distribuição e logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos . Segundo o telejornal «Hora Um», da TV Globo, é nesse local onde deve ser exibido o calendário de vacinação para as crianças. Faz 1 mês, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária incluiu crianças de 5 em a bula de a vacina de a Pfizer, em uma resolução anunciada em reunião virtual em o dia 16 de dezembro de o ano passado. A Anvisa aprovou a aplicação de duas doses de Pfizer, com pausa de 21 dias. Até o momento, essa é a única vacina aprovada para o público infantil. Segundo dados do IBGE, o Brasil tem cerca de 20,5 milhões de crianças nessa faixa etária. Quem completar 12 anos entre a primeira e a segunda dose deve concluir o ciclo de imunização com a dose diminuída.

Após a fala de Bolsonaro, a Sociedade Brasileira de Imunizações repudiou as declarações e alegou que «o discurso pode provocar hospitalizações, mortes e agonia evitáveis».— Dentro da pediatria, os extremos são os que têm maneiras mais graves. Os menores de 2 anos e os maiores de 11 anos, já dentro da adolescência. Entre os de 2 anos e 10 anos, praticamente não há muita diferença. O risco dobra entre menores de 2 anos e maiores de 11 quando se compara com os de 2 a 10 anos. Mas não há muita diferença entre 5, 7 ou 9. É mais ou menos bastante semelhante. Geralmente, é isso que a gente vê nas curvas de distribuição de faixa etária de maneiras graves — alega.Na última sexta-feira, a Anvisa divulgou nota alegando que a adoção do autoteste depende da implementação de política pública sobre o assunto.Na semana passada, Bolsonaro questionou «qual o interesse da Anvisa» para liberar a vacinação de crianças. Dois dias depois, Barra Torres cobrou que o presidente exibisse provas de possíveis anormalidades ou se retratasse. Na segunda-feira, Bolsonaro declarou que não acusou ninguém de corrupto e alegou que não havia motivo para o tom agressivo do presidente da agência.

Na quinta-feira 06 de janeiro o Ministério da Saúde não exigiria receita médica para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. A autorização dos pais ou dos culpados seria uma recomendação, sem obrigatoriedade. A pasta detalhou os planos para a imunização da população infantil. Em coletiva, Rodrigo Cruz alegou que a expectativa do governo federal era de que a aplicação dos imunizantes em crianças dessa faixa inicie no dia 14 deste mês. Rodrigo Cruz é o secretário executivo do Ministério da Saúde.

Pfizer, Inc. é uma companhia farmacêutica multinacional com sede em Nova Iorque, Estados Unidos.

Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes é um médico cardiologista brasileiro, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia e atual ministro da Saúde do Brasil, trocando o general de divisão do Exército Brasileiro, Eduardo Pazuello.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Brazil, Netherlands

Cities: Campinas

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Chega ao Brasil o primeiro lote da vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças
>>>>>Crianças de 5 anos são as que mais morrem por Covid-19 no Brasil entre faixa etária de vacinação infantil – January 11, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Ministério da Saúde vai pedir à Anvisa autorização para uso de autoteste de Covid-19 no país – January 10, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Bolsonaro critica liberação de vacinas para crianças: ‘qual o interesse das pessoas taradas por vacina?’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Canabidiol pode ser chave para tratamento do câncer, mas uso da substância no Brasil ainda é alvo de jogo político – January 06, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Canabidiol reduz tumor cerebral altamente agressivo e resistente a medicamentos, mostra estudo – January 04, 2022 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Intervalo das doses de vacina contra a Covid-19 para crianças será de oito semanas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Goiás registra a primeira morte por Ômicon no Brasil – January 06, 2022 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Bolsonaro volta a cobrar Anvisa após conflito com Barra Torres – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Bolsonaro 0 0 PERSON 5 Bolsonaro: 3, (tacit) ele/ela (referent: Bolsonaro): 2
2 crianças 0 0 NONE 4 crianças: 1, crianças de 5: 2, as crianças: 1
3 o Brasil 0 0 PLACE 3 o Brasil: 3
4 eu 15 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
5 Anvisa 0 0 ORGANIZATION 2 A Anvisa: 1, a Anvisa: 1
6 diferença 0 0 NONE 2 muita diferença: 2
7 era 0 0 NONE 2 era: 2
8 voo 0 0 NONE 2 O voo: 2
9 hospitalizações mortes e sofrimento evitáveis 0 145 NONE 1 hospitalizações mortes e sofrimento evitáveis: 1
10 a imunização de a população infantil 0 80 NONE 1 a imunização de a população infantil: 1