Por: SentiLecto

Cientistas de Brasil descobriram uma nova variante do coronavírus. Se relatou o descobrimento em uma comunicação conjunta em a Rede Corona-ômica de sequenciamento genético de o Sars-CoV-2 por cinco instituições, coordenadas por o Laboratório Nacional de Computação Científica.Em um trabalho independente , a mesma pesquisadores também descreveram variante de a Fundação Oswaldo Cruz. Ela teria surgido em agosto e já se disseminado por estados de todas as regiões, à exceção do Centro-Oeste.

A nova variante tem uma origem distinta das linhagens brasileiras P1 e P2, que provocam preocupação global, especialmente a primeira. Porém, também provoca apreensão porque compartilha com elas a mutação E484K na proteína S do vírus, alvo da maioria das vacinas e testes de diagnóstico.

O cientista da USP, conhecido por acertar suas projeções, declara que o Brasil, que passou os 11 milhões de casos de Covid-19, pode chegar a 15 milhões entre o fim de março e a primeira semana de abril. Segundo ele, podemos alcançar 70 mil casos por dia até o final da próxima semana e a 100 mil casos diários até 8 de abril:

Associa-se essa mutação a uma maior habilidade de transmissão. Também se teme que possa fugir do ataque de anticorpos e, com isso, diminuir a efetividade de vacinas.

O virologista Fernando Spilki declara que há evidências fortes de que existe uma maior transmissibilidade. O virologista Fernando Spilki é o coordenador da Corona-ômica. Mas o escape de anticorpos precisa ser investigado em profundidade. Até agora, as vacinas continuam a se mostrar eficientes.

Mas cientistas destacam que é preciso agilizar a imunização e proteger o maior número de pessoas possível justamente para evitar que o vírus vá mudando ao ponto de impactar seriamente a eficácia das vacinas.

Por outro lado, o número de mortes progride em ritmo semelhante. Segundo Alves, se conservarmo o ritmo de 1,4 mil mortes por dia, vamo chegar a 300 mil óbitos provocados pela pandemia entre 25 e 27 de março, talvez antes. E, segundo as projeções, o país pode começar a ter o registro de 2 mil óbitos diários entre 20 e 22 de março. Seguindo esta tendência, até o fim do mês, o país chegaria a contabilizar 3 mil mortes por dia.

Se considera o Brasil epicentro de a pandemia e com a transmissão de o Sars-CoV-2 descontrolada, um celeiro de emergência de novas variantes de o coronavírus, um laboratório a céu aberto. Por isso, o descobrimento inquieta, mas não assombra, alega Ana Tereza Vasconcelos, coordenadora do Laboratório de Bioinformática do LNCC.

— O estudo de novas variantes é imprescindível porque o vírus está sempre mutando e quanto maior a transmissão, maior a possibilidade de surgirem mutações. O sequenciamento, ao revelar mutações e variantes, mostra a cara do opositor que estamos enfrentando — observa Vasconcelos.

Se o classifica como um toponímico, ou seja, de origem geográfica.

Coletaram-se as amostras entre 1º de dezembro de 2020 a 15 de fevereiro de 2021, de pacientes de 11 a 90 anos de idade, sendo 92 homens e 93 mulheres.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Cientistas de Brasil descobrem nova variante do coronavírus
>>>>>Casos diários de Covid-19 já são 30% mais altos do que no pico de 2020 – March 08, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Com 1.840 mortes em 24h, Brasil bate novo recorde de óbitos por Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Brasil bate novo recorde de média móvel de óbitos por Covid-19 pelo sexto dia seguido – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Brasil bate recorde de média móvel de mortes pelo sétimo dia consecutivo e de casos pelo terceiro – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 o Brasil 0 0 PLACE 4 o Brasil: 3, ele (referent: o Brasil): 1
2 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
3 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
4 transmissão 0 0 NONE 3 a transmissão de o Sars-CoV-2: 1, transmissão: 2
5 a cara de o inimigo 0 140 NONE 2 a cara de o inimigo: 2
6 mutação 0 120 NONE 2 a mutação: 1, Essa mutação: 1
7 pandemia 0 100 NONE 2 a pandemia: 2
8 descoberta 0 60 NONE 2 a descoberta: 1, A descoberta: 1
9 variante 170 0 NONE 2 A nova variante: 1, variante: 1
10 evidências 160 0 NONE 2 evidências fortes: 2