Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Marcelo Crivella Prefeito

Marcelo Crivella obteve neste domingo o adiamento de seu registro de candidatura para disputar a reeleição neste ano. Marcelo Crivella é o prefeito do Rio. Em sua resolução de autorizar a candidatura, a juíza Regina Lúcia Chuquer de Almeida Costa de Castro Lima, de 23ª Zona Eleitoral do Rio, fez a ressalva de que a candidatura está autorizada «sob condição», graças a uma liminar obtida por Crivella no Tribunal Superior Eleitoral para interromper uma condenação que o tornou inelegível por oito anos.

Não é só em Petrópolis que a Justiça Eleitoral está dando um banho gelado nos candidatos.As pesquisas do Datafolha divulgadas nesta quinta-feira mostraram que os dois candidatos apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro nas duas principais capitais do país tiveram queda nas intenções de voto, em comparação com o levantamento feito pelo instituto no começo do mês. Celso Russomano caiu sete pontos percentuais e perdeu a liderança para Bruno Covas . Já Marcelo Crivella , que tenta a reeleição, oscilou somente um ponto percentual para baixo, mas viu a deputada estadual Martha Rocha empatar numericamente com ele.A juíza Regina Lúcia Chuquer de Almeida Costa de Castro Lima, da 23ª Zona Eleitoral do Rio, indeferiu o registro de candidatura do ex-senador Lindbergh Farias , que concorre a vereador no Rio. Lindbergh já ingressou com recurso contra a resolução no Tribunal Regional Eleitoral . A resolução da juíza se baseou numa impugnação do Ministério Público eleitoral, na qual afirmou que Lindbergh deveria ser considerado inelegível por conta de uma condenação por improbidade administrativa relativa ao fase em que petista foi prefeito de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Na terça-feira 13 de outubro o Tribunal Superior Eleitoral concedeu uma liminar ao prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella , interrompendo a inegibilidade de oito anos imposta pelo Tribunal Regional Estadual por abuso de poder político e comportamento vedado a agente público, informou a equipe eleitoral do prefeito que era candidato à reeleição.

Marcelo Bezerra Crivella GOMM · goma é um engenheiro filiado ao Republicanos e atual prefeito do Rio de Janeiro, posição que ocupa desde 1 de janeiro de 2017. Um engenheiro é escritor religioso e político brasileiro.

No entendimento da juíza, Crivella vai perder sua condição de elegibilidade caso o conseqüência suspensivo obtido no TSE seja futuramente derrubado pela própria Corte. Ainda segundo a juíza, uma possível consequência nesta suposição seria a cassação do prefeito, caso seja reeleito. «Por ora, presentes as condições de elegibilidade e suspensa a causa de inelegibilidade, por resolução judicial do TSE, defere-se o registro de candidatura de Marcelo Crivella ‘sob condição’, até o julgamento de manutenção da resolução do TRE, que – alegou o prefeito, ou revogação ou reforma da resolução do TSE, na AIJE 0608859-89.2018.6.19.0000, cuja consequência será a desconstituição do registro ou do diploma, em caso de ser eleito, com a sua desinvestidura da posição pública», alegou a juíza ao deferir o registro de Crivella. Em vídeo compartilhado por WhatsApp, Crivella comemorou o adiamento da candidatura e chamou de «conversa fiada» a chance de que ficasse inelegível.

– Vocês recordam que houve aquela confusão de inelegibilidade. Aquilo caiu lá em Brasília, e

A situação jurídica de Crivella é semelhante à do ex-prefeito Eduardo Paes , um de seus principais aoponentesna evotaçãomunicipal deste ano, e que também obteve liminar, em 2018, para interromper uma condenação que o tornava inelegível. A liminar em defesa de Paes, concedida à época pelo então ministro do TSE Jorge Mussi em um processo por abuso de poder econômico ligado à campanha municipal de 2016, permanece válida até que o mérito do caso seja avaliado na Corte, sem data prcalculadaApós Mussi ter deixado o TSE, a relatoria do caso de Paes passou para o ministro Luís Felipe Salomão no fim do ano passado.

Na sua vez, só Paes conseguiu responder a denúncias feitas pela turma de Crivella. Se o apresentou e, ainda assim, de acordo com o juiz, porque parte de o programa de modo » tendencioso, com divulgação de matéria jornalística, mas de maneira não fidedigna».

Faz 1 mês, unanimidade condenou Crivella por o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de este ano, por abuso de poder político e comportamento vedado a agente público, por ter em 2018, participado de um comício de campanha para seu filho que teve a convocação de funcionários de o município,. Após a condenação, Crivella entrou com recurso no próprio TRE-RJ, que enviou o caso ao ministro do TSE Mauro Campbell Marques.

Por conta da liminar do TSE, a juíza Regina Chuquer alegou, em sua resolução, que deixou de analisar as impugnações feitas pelo Ministério Público eleitoral à candidatura de Crivella, já que se amparavam numa dresoluçãojudicial que foi suspensa.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Brasilia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Com liminar, Crivella obtém registro de candidatura para disputar reeleição à prefeitura do Rio
>>>>>Justiça nega pedidos de resposta a candidatos à Prefeitura do Rio – October 22, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Crivella é condenado pelo TRE por propaganda eleitoral antecipada na sede da prefeitura do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Justiça determina que Paes apague publicações com fotos de visitas a dois prédios públicos – October 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Ibope Rio: Paes lidera com 30%, seguido por Crivella (12%), Martha Rocha (8%) e Benedita (7%) – October 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Extra, Extra! na CBN: campanha de Crivella aposta as fichas em Bolsonaro – October 14, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>A melhor defesa é o ataque: Marcelo Crivella e Eduardo Paes miram um no outro no horário eleitoral e se antecipam a críticas – October 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Crivella obtém liminar no TSE para suspender condenação a oito anos de inelegibilidade – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Martha avalia que poderá ter apoio do PSOL se for ao 2º turno, e Paes fala sobre Saúde em live – October 11, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Eficientes e sem chiclete: conheça os jingles dos candidatos a prefeito do Rio – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Top 5 da Ema: maiores gafes das eleições do Rio – October 08, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Datafolha Rio: Paes (DEM) lidera com 30%, e Crivella (Republicanos) tem 14% – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Extra, Extra! na CBN: os três pelotões na disputa pela Prefeitura do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>TSE suspende inegibilidade de prefeito do Rio de Janeiro – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Eleitor poderá justificar ausência nas urnas por aplicativo do TSE – October 08, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Deputado que criticava Crivella participa de live após ‘orientação expressa’ de Bolsonaro – October 17, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Paes cresce entre menos escolarizados e Crivella lidera entre evangélicos, diz Ibope – October 16, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Análise da pesquisa Ibope Rio: ‘Segundo pelotão não arranca’ – October 16, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ibope Rio: vantagem de Paes aumenta 2 pontos percentuais – October 16, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Martha avalia que terá apoio do PSOL se for ao 2º turno, e Paes fala sobre Saúde em live – October 11, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Em entrevista, Martha Rocha critica Lula e diz que não pergunta a eleitor se votou em Ciro ou Bolsonaro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>TSE nega pedido de Paes para trancamento de ação sobre suposta doação de R$ 650 mil via caixa 2 – October 08, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Primeiro dia de horário eleitoral é marcado por embate entre Crivella e Paes, enquanto demais candidatos se apresentam – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Datafolha aponta queda nas intenções de voto dos dois candidatos apoiados por Bolsonaro no Rio e em São Paulo – October 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Crivella e candidatos a vereador usam Linha Amarela como palanque eleitoral – October 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Datafolha no Recife: João Campos, 31%; Marília Arraes, 18%; Delegada Patrícia, 16%; Mendonça Filho, 15% – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Juíza eleitoral indefere registro de candidatura de Lindbergh Farias, que recorre ao TRE-RJ – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Marcelo Crivella 60 100 PERSON 11 (tacit) ele (referent: Crivella): 1, Marcelo_Crivella (apposition: O prefeito de o Rio): 1, Crivella: 5, Marcelo_Crivella: 3, ele (referent: Marcelo_Crivella): 1
2 decisão 0 0 NONE 6 uma decisão judicial: 2, a decisão: 1, sua decisão: 3
3 Lindbergh 0 40 PERSON 4 Lindbergh: 2, (tacit) ele/ela (referent: Lindbergh): 1, o ex-senador Lindbergh_Farias: 1
4 condenação 0 220 NONE 3 uma condenação: 2, a condenação: 1
5 a situação jurídica de crivella 50 40 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: A situação jurídica de Crivella): 3
6 Regina Chuquer 0 0 PERSON 3 A juíza Regina_Lúcia_Chuquer_de_Almeida_Costa_de_Castro_Lima de a 23ª Zona_Eleitoral_do_Rio: 1, a juíza Regina_Chuquer: 1, a juíza Regina_Lúcia_Chuquer_de_Almeida_Costa_de_Castro_Lima de 23ª Zona_Eleitoral_do_Rio: 1
7 Tribunal Eleitoral 0 0 PERSON 3 o (referent: o Tribunal_Superior_Eleitoral): 1, o Tribunal_Superior_Eleitoral: 2
8 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
9 abuso de poder político 100 120 NONE 2 abuso de poder político: 2
10 suspender uma condenação 0 120 NONE 2 suspender uma condenação: 2