Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Eduardo Paes toma posse como prefeito do Rio de Janeiro pela terceira vez

Nem em fevereiro nem em julho. Em 1 ano, a cidade de o Rio só voltará a ter carnaval de rua e em a Marquês de Sapucaí. O prefeito Eduardo Paes descartou nesta quinta-feira a chance de haver desfiles das escolas de samba e de blocos no começo do segundo semestre, como era ponderado até então, depois de a folia na data oficial, no mês que vem, já ter sido cancelada devido à pandemia do novo coronavírus. Paes prometeu dar suporte para que os trabalhadores do setor tenham como se sustentar neste ano.

Filiado ao Democratas, é o atual prefeito do Rio de Janeiro.

“Já determinei que a Riotur e a Secretaria municipal de Cultura trabalhem na preparação de editais a fim de permitir que os fazedores dessa grande celebração e festa cultural tenham alguma maneira de sustento ao longo de 2021”, postou o prefeito nas redes sociais.

Representantes de escolas de samba se demonstraram sobre o cancelamento dos desfiles deste ano, que ocorreriam em 11 e 12 de julho. Integrante do conselho da Beija-Flor e filho de Anísio Abraão David, o presidente de honra da escola de Nilópolis, Gabriel David alegou que a resolução é correta e que em primeiro lugar está a saúde das pessoas.

Na capital, Daniel Soranz alegou que há uma logística preparada para, tão logo a vacina chegue, em 36 horas as doses estejam nos 450 pontos de vacinação. Daniel Soranz é o secretário municipal de Saúde. A cidade de Cariacicade Cariacica tem que receber 231.840 doses, imunizando 110.470 pessoas. A aplicação da vacina deve acontecer em duas doses, com pausa de 28 dias. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária Chegou aprovou em o domingo para utilização emergencial a vacina a hora : Qual é o seu lugar em a fila de a vacina?

Na sexta-feira 08 de janeiro Eduardo Paes alegou, em coletiva de jornalismo , que pode ter que tomar medidas «mais severas» para conter a progressão da Covid-19 no Rio em áreas que exibirem risco bastante alto. Eduardo Paes é o prefeito do Rio. As diferentes normas funcionarão de acordo com a classificação no Boletim Epidemiológico da Covid-19 na Cidade do Rio de Janeiro, a ser divulgado semanalmente, sempre às sextas-feiras, p pelavaSecretaria Municipal de Saúde .

— A posição do prefeito é corretíssima, faz total sentido. A ideia antes era com base no planejamento que existia para a guerrazinha à pandemia, mas infelizmente, por conta de briga política, ele muda o tempo todo e acaba gerando toda essa incerteza, que fez com que a cidade tivesse que se planejar de novo agora. A escola só não consente com a maneira como a informação chegou, porque nos pega de surpresa. A prefeitura declarou que vai auxiliar os funcionários, o que é bastante importante, mas o dinheiro público não é algo que surge da noite para o dia — declarou Gabriel, que alegou ser preciso ainda haver uma conversa entre as escolas e a Liesa, mas que, no momento, a tendência é de que ocorra uma demissão em massa. — Neste cenário que foi colocado hoje , a Beija-Flor vai ter que mandar basicamente todo mundo embora. Não tem como ficar ninguém na escola. Estamos precisando de um posicionamento da Liga.

O Salgueiro suspendeu as eliminatórias de samba-enredo e divulgou nota em que ressalta a importância da festa cultural e economicamente: “O carnaval é a nossa maior riqueza cultural, atrai turistas de todo o mundo e aquece a economia do país. Somos e sempre vamo ser resistência e esperamos que, no tempo mais breve possível, consigamos trazer de volta o sorriso, o deleite e a subsistência de milhares de trabalhadores que hoje dependem da folia para sua sobrevivência”.

Jorge Castanheira declarou ao EXTRA que vai conversar com a Riotur sobre como viabilizar o suporte da prefeitura aos trabalhadores do carnaval. Jorge Castanheira é presidente da Liga Independente das Escolas de Samba .

Esta seria a primeira vez que a nova administração prefeitura iria se reunir junto ao comitê de experts. Se publicou a lista com os nomes em o primeiro dia de o novo governo, mas ainda não houve um encontro. Na última semana a prefeitura , junto com o governo do estado, publicaram as regras que devem ser seguidas em cada região administrativa da cidade de acordo com o risco de contágio para o coronavírus. Médicos escutados pelo GLOBO, criticaram algumas medidas e declararam que as normas deveriam ter sido aprovadas pelo comitê.A média de vacinação para a gripe habitual, por exemplo, é de 20 mil pessoas por dia e adicionando a outras imunizações, são sete milhões de pessoas por ano vacinadas na cidade. A capital tem 236 salas de vacina e 10,5 mil profissionais capacitados a participarem da campanha.

A Liesa, que encarna as agremiações do Grupo Especial, e a Sebastiana, que reúne blocos de rua, divulgaram notas apoiando a resolução do prefeito. As duas associações evidenciaram que, no momento, o mais importante é conservar vidas, por conta do risco de contaminação pelo novo coronavírus. A vacinação contra a Covid-19 no Rio iniciou nesta semana, mas quando a maior parte da população vai estar, não há previsão de imunizada.

Ao anunciar o cancelamento dos desfiles em 2021, Paes alegou ser inimaginável no momento preparar o carnaval. “Jamais escondi minha paixão pelo carnaval e a visão clara que tenho do protagonismo econômica dessa manifestação cultural para nossa cidade. No entanto, me parece sem qualquer sentido imaginar a essa altura que vamo ter condições de realizar o carnaval em julho. Essa festa exige uma grande preparação por parte dos órgãos públicos e das agremiações e instituições ligadas ao samba. Algo inimaginável de se fazer nesse momento. Dessa maneira, gostaria de informar que não vamo ter carnaval no meio do ano em 2021”, postou Paes em suas redes sociais. Ele escreveu ainda que “em 2022 poderemos festejar a vida e nossa cultura com toda a intensidade que merecemos”.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Nilopolis

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Com previsão de demissão em massa nas escolas de samba, prefeito do Rio promete assistência para trabalhadores do carnaval
>>>>>No Rio, primeira dose da Coronavac será aplicada nesta segunda-feira, no Cristo Redentor – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Vacinação no Rio terá pontos de ‘drive-thru’: Aterro, Parque Madureira e Sambódromo – January 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Sindicato dos Rodoviários cobra Prefeitura do Rio por vacinação para a categoria – January 15, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Garçom mais antigo da Prefeitura do Rio torce para vacina chegar e voltar a trabalhar – January 13, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Paes nomeia um servidor de carreira para comandar o Centro Administrativo – January 14, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Prefeitura espera chegada de vacinas do Coronavac já na próxima semana – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: Prefeitura trabalha com possibilidade de começar vacinação no dia 20 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Por causa da vacinação, Prefeitura do Rio adia reunião do comitê científico – January 19, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 35 0 NONE 9 (tacit) nós: 8, nos: 1
2 eu 40 0 NONE 8 (tacit) eu: 7, me: 1
3 Eduardo Paes 0 0 PERSON 6 Eduardo_Paes (apposition: o prefeito de o Rio): 1, O prefeito Eduardo_Paes: 1, Paes: 3, Ele (referent: Paes): 1
4 cidade 30 0 NONE 4 A cidade carioca: 1, a cidade: 2, nossa cidade: 1
5 Gabriel David 0 0 PERSON 3 Gabriel_David: 1, Gabriel: 2
6 carnaval 0 0 NONE 3 o carnaval: 2, carnaval: 1
7 doses 0 0 NONE 3 duas doses: 1, as doses: 1, 231.840 doses: 1
8 pessoas 0 0 NONE 3 20_mil pessoas: 1, 110.470 pessoas: 1, pessoas: 1
9 decisão 300 0 NONE 2 a decisão: 2
10 tempo 40 0 NONE 2 o tempo: 2