Por: SentiLecto

Os grupos que na última sexta-feira venceram o leilão para operar os serviços de fornecimento de água e esgoto que estão hoje com a Cedae têm que assinar contrato no dia 1º de junho. A previsão é do secretário estadual da Casa Civil, Nicola Macioni, que pelas normas do edital de licitação, que contou com a participação de 35 dos 64 municípios onde a Cedae presta serviços de água ou esgoto , a compahia os serviços oferecidos dividiu em quatro lotes. Vai haver, no entato, um período de transição entre a operação pública e privada.

— Esse vai ser um fase de operação assistida, em que os técnicos da Cedae trabalharão lado a lado com os operadores. A expectativa é que essa transição dure de seis a nove meses – declarou o secretário. Estamos fazendo o planejamento dedssa transição desde antes do leilão — adicionou Macioni. Somente um que reunia a Zona Oste do Rio e as cidades de Piraí, Rio Claro,Itaguaí, Seropédica e Pinheiral não encontrou comprador. O consórcio Aegea, único que havia se interessado pelo Lote 3, retirou sua proposta depois de vencer outros dois lotes em disputa.

O secretário adicionou que nas próximas semanas pretende coordenar uma nova licitação para o Lote 3, que tem que incluir parte das cidades que ficaram de fora do primeiro leilão.

As companhias vão gerenciar as concessões de água e esgoto em 29 municípios fluminenses por 35 anos, e têm que fazer investimentos de R$ 27,1 bilhões durante o fase do contrato. A população assistida adiciona 11,7 milhões de pessoas.

Na se fundou a empresa sua vez, em 2010 e controla atualmente Equipav que tem %70,72 de o capital de a companhia o grupo de Brasil ,. O fundo soberano de Cingapura é o segundo maior acionista, com 19,08%. Faz 1 mês, a empresa anunciou a entrada de a Itaúsa em seu quadro societário, com %10,20 de participação acionária, em o dia 27 de abril. Na ocasião, o GIC também fez um aporte de capital na Aegea. No total, o caixa da empresa está recebendo uma soma de R$ 339,6 milhões. A companhia concluiu 2020 com um lucro líquido de 500,94 milhões e teve receita líquida de 2,3 bilhões.Já a Iguá, que venceu o Bloco 2, opera hoje em 37 municípios em cinco estados , e atende a uma população de seis milhões de pessoas. A empresa já pertenceu à Galvão Engenharia no passado, mas quando quando entrou em recuperação judicial, a empreiteira se desfez do ativo. Faz 4 anos, se refundou A Iguá com outros acionistas.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil

Cities: Rio Claro

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Companhias têm que assumir operações da Cedae em 1º de junho
>>>>>Leilão da Cedae: grupos empresariais que venceram o pregão já atuam em outros estados – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Nicola Macioni 0 0 PERSON 6 Macioni: 1, Nicola_Macioni: 3, (tacit) ele/ela (referent: Macioni): 2
2 companhia 0 0 NONE 4 A companhia: 1, a companhia: 2, As empresas: 1
3 Iguá 0 0 ORGANIZATION 3 A Iguá: 1, a Iguá: 2
4 leilão 0 0 NONE 3 o leilão: 2, o primeiro leilão: 1
5 operação 0 0 NONE 3 a operação pública: 1, operação assistida: 2
6 grupos 160 0 NONE 2 Os grupos: 2
7 Aegea 0 0 ORGANIZATION 2 O consórcio Aegea único se: 2
8 Cedae 0 0 ORGANIZATION 2 a Cedae: 2
9 Equipav 0 0 ORGANIZATION 2 Equipav: 2
10 contrato 0 0 NONE 2 o contrato: 1, contrato: 1