Por: SentiLecto

Estes são links externos e vão abrir numa nova janela

Um salmão importado é o principal suspeito de um surto novo de covid-19 que está paralisando Pequim, segundo as autoridades.

E as repercussões da situação estão chegando até o Chile, que é o segundo maior exportador de salmão do mundo.

Segundo a cadeia de China CCTV, até quarta-feira as autoridades do país asiático só haviam proibido expressamente as importações de salmão da Europa, que seria a origem do pescado supostamente infectado.

Mas todas as vendas de salmão padeceram o efeito. Mesmo antes da interdição, diversos supermercados e restaurantes se apressaram em retirar o produto de circulação.

Apesar de não haver limitação oficial para a entrada do produto, o medo dos consumidores chino faz, uma reportagem do jornal de Chile La Tercera alega: » com que o salmão não esteja mais entrando no país».

A situação afetou os custos do produto, mesmo que a China seja somente o quinto maior mercado para os produtores de Chile de salmão. Muitos dos produtores também acreditam que o salmão logo vai ser «absolvido».

O administrador comercial da companhia de Chile Ventisqueros ao jornal La Tercera declarou: «Não existe evidência que proponha que o Sars-CoV-2 possa infectar animais aquáticos». Ventisqueros é fernando Perez.

Se cancelaram acontecimentos desportivos diante do temor de que a capital possa viver uma segunda onda de a enfermidade, que ocorreriam em outras regiões e alguns estabelecimentos resolveram fechar as portas.

«passa-se isso já para nossos clientes, e estamos monitorando as reações para ver como podemos recomeçar nossas vendas regulares», declarou.

Mas como o salmão acabou ligado à pandemia de covid-19?

Na semana passada, 137 novos casos de covid-19 foram revelados na China.

A maioria dos casos está ligada ao mercado de Xinfadi, por onde passam 80% dos alimentos consumidos em Pequim. A capital de China havia passado 57 dias sem registrar novos casos de covid-19.

Se encontrou o vírus segundo o jornalismo local, em tábuas de cortar usadas por um vendedor de salmão importado.

Em entrevista coletiva Chu Junwei, autoridade local do distrito de Fengtai disse: «De acordo com o princípio de se colocar a segurança da população e a saúde em primeiro lugar, adotamos medidas de lockdown no mercado Xinfandi e nos bairros do entorno».

Para o epidemiologista-chefe do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, Wu Zunyou, é possível que o vírus tenha chegado do exterior junto com o pescado.

Wu para a CCTV declarou: «Na cadeia de alimentos frios um vírus pode sobreviver por muito tempo, entre dois a três meses».

«É uma chance. Mas devemo ter mais evidências para que se prove ou desminta isso.»

Os produtores e o governo do Chile convidaram os chineses para fazer uma «inspeção remota» de três centros de criação de pesca. Uma das inspeções acontecerá na sexta-feira.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBCBrasil-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Chile, China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Coronavírus: por que as autoridades de China culpam o salmão pelo novo foco de covid-19
>>>>>Coronavírus: Pequim teme segunda onda de covid-19 após surto em mercado – June 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Coronavírus na China: Imagens de satélite indicam que covid-19 pode ter começado a se espalhar mais cedo em Wuhan – June 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Coronavírus: por que OMS agora recomenda uso de máscara em público contra covid-19 – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>Coronavírus: quatro vírus potencialmente mortais para os quais não existe vacina (e como aprendemos a conviver com eles) – June 07, 2020 (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>Coronavírus: ‘Impiedade’ de Bolsonaro com mortes por covid-19 parece psicopatia, diz psicanalista Maria Rita Kehl – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>Universidades brasileiras ficam fora do top 100 de lista de melhores do mundo  – June 11, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Coronavírus: o que os cientistas já descobriram sobre a covid-19 nos seus 6 primeiros meses – (BBCBrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 7 NONE 6 (tacit) eu: 6
2 nós 0 0 NONE 5 (tacit) nós: 5
3 salmão 100 80 NONE 4 Um salmão importado: 1, o salmão: 3
4 Wu para a CCTV 40 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Wu_Zunyou): 1, Wu_para_a_CCTV: 1, Wu_Zunyou: 1
5 vírus 0 0 NONE 3 um vírus: 1, o vírus: 2
6 o principal suspeito de um surto novo de covid-19 100 220 NONE 2 o principal suspeito de um surto novo de covid-19: 2
7 as importações de salmão de a europa 0 160 NONE 2 as importações de salmão de a Europa: 2
8 La Tercera 0 0 ORGANIZATION 2 o jornal La_Tercera: 1, La_Tercera: 1
9 Pequim 0 0 PERSON 2 Pequim: 2
10 a China 0 0 PLACE 2 a China: 2