Por: SentiLecto

Faz 11 meses, a Secretaria municipal de Saúde do Rio anunciou em esta o deferimento de o começo de o » passaporte de a vacina » para 15 de setembro. Embora outros meios de comprovação de vacinação fossem aceitos segundo o decreto de Eduardo Paes, a prefeitura atribui o inesperado a instabilidades no aplicativo ConecteSUS.

Enquanto 48,6% do mesmo público já está com a imunização, de acordo com dados do Painel Covid-19, até esta segunda-feita, 96.5% da população com 18 anos ou mais se vacinou com a primeira dose da vacina ou dose única do imunizante completa em duas doses ou dose única. Ainda, segundo o painel, o município já aplicou 7.614.698 doses de vacina, atingindo 5.051.833 com a primeira dose do imunizante; 2.424306, com a segunda dose; 138.559 que tomaram dose única. Os números mostram ainda o Rio com 231.073 casos confirmados de Covid-19, 36.528 casos graves e 12.832 óbitos pela enfermidade.»Em contato com nossa assessoria para alinhamento de providências a serem tomadas quanto ao Decreto 49335/21 do Prefeito do Rio de Janeiro , publicado hoje, criando o ‘passaporte sanitário’, pois a matéria vai na contramão do que rege a Constituição», escreveu o vereador.De acordo com o texto do decreto, publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial do município, «a vacinação a ser comprovada corresponderá a 1ª dose, a 2ª dose ou a dose única, em razão do programa criado pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS, em relação à idade do paciente». Ou seja, para ter direito a ambas as chances, o carioca terá que estar com a vacinação contra a Covid-19 em dia.

Na sexta-feira 13 de agosto com a nova expectativa de concluir na o calendário de vacinação contra a Covid-19 aplicando a primeira dose nos adultos — habitantes a partir de 18 anos —, a Prefeitura do Rio fazia planos para os novos períodos. O prefeito Eduardo Paes pediu aDaniel Soranz que até segunda-feira seja exibido o programa de imunização para os adolescentes — entre 12 e 17 anos —, processo que devia ser realizado com «mais serena». Daniel Soranz é o secretário municipal de Saúde. Ao mesmo tempo, ele fazia pressão pela terceira dose para os idosos, como vinha realçando, que, se aprovada, seria feita concomitantemente ao calendário que admiraria os mais jovens.

A secretaria de uma organização é o setor que satisfaz as suas funções de secretário-geral ou de gestão central.

A medida, anunciada pelo prefeito na última sexta-feira, calcula a cobrança do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para a entrada em locais de utilização coletiva. Ela entraria em forcita nesta quarta-feira.

Outros dois decretos também publicados na sexta-feira estabelecem a mesma obrigatoriedade. O habitante do Rio terá que estar com a vacinação contra a Covid-19 em dia para poder realizar cirurgias eletivas não emergenciais e para receber a ajudinha financeira por meio do Cartão Família Carioca.

«Faz 11 meses, em virtude da instabilidade de o ConecteSUS para retirada de os certificados de vacinação, a Prefeitura do Rio adia o começo de a verificação de o situação vacinal para entrada em estabelecimentos fechados. Nesse período, entre os dias 1º e 14 de setembro, será realizada uma série de ações educativas com o setor regulado e essa cobrança pode ser iniciada por cada setor que já se sinta preparado e queira estimular a vacinação», informou a pasta, em nota.

No decreto publicado por Paes no dia 27 de agosto, o certificado digital de vacinação emitido por meio do ConecteSUS é listado como um das técnicas de comprovação aceitos como «passaporte da vacina». Segundo a resolução, também serão aceitos comprovante ou caderneta ou cartão de vacinação no formato impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação em um dos postos de saúde.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Covid-19: pela ‘instabilidade do ConecteSUS’, Rio adia começo do ‘passaporte da vacina’ para 15 de setembro
>>>>>Covid-19: Prefeitura diz que Rio está chegando a 97% da população adulta vacinada com primeira dose – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Covid-19: Carlos Bolsonaro promete providências contra ‘passaporte da vacina’ no Rio, e Paes ironiza – August 27, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid-19: após asilos, Rio fará terceira dose em idosos a partir de 13 de setembro – August 26, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: para cumprir cronograma da terceira dose, Rio terá de vacinar 13 mil idosos por dia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Ainda sem data para retomar vacinação de adolescentes, Paes diz que ‘maior ansiedade’ é terceira dose em idosos – August 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio termina de imunizar adultos com primeira dose nesta sexta, mas atrasos na entrega colocam vacinação de adolescentes em risco – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: 286 idosos sem vacina foram internados no Rio no último mês, informa prefeitura – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Terceira dose para idosos: Soranz diz que Rio pode começar imunização em setembro por abrigos se Ministério da Saúde der o aval – August 21, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Estado do Rio já tem seis cidades com todas as vagas de UTI ocupadas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio anuncia calendário de vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos; veja datas – August 18, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio anuncia calendário de vacinação de adolescentes de 15 a 17 anos; veja datas – August 18, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: oito municípios do Rio atingem a ocupação de 100% dos leitos de UTI – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Cidade do Rio exige comprovante de vacinação para cirurgias eletivas e pagamento do auxílio Família Carioca a partir de setembro – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Eduardo Paes 80 0 PERSON 6 O prefeito Eduardo_Paes: 1, Paes: 1, ele (referent: O prefeito Eduardo_Paes): 1, (tacit) ele/ela (referent: O prefeito Eduardo_Paes): 3
2 dose 0 0 NONE 6 dose única: 2, a segunda dose: 1, 1ª dose: 1, a primeira dose: 1, a terceira dose: 1
3 Secretaria 0 0 ORGANIZATION 5 (tacit) ele/ela (referent: A Secretaria municipal de Saúde_do_Rio): 4, A Secretaria municipal de Saúde_do_Rio: 1
4 vacinação 0 0 NONE 4 a vacinação: 4
5 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
6 a Prefeitura_do_Rio 0 0 PLACE 2 a Prefeitura_do_Rio: 2
7 calendário 0 0 NONE 2 o calendário: 2
8 decreto 0 0 NONE 2 o decreto: 1, o decreto publicado: 1
9 departamento 0 0 NONE 2 o departamento: 2
10 entrada 0 0 NONE 2 a entrada: 1, entrada: 1