Por: SentiLecto

O primeiro dia da retomada do calendário de vacinação da segunda dose da CoronaVac no Rio foi de filas e aglomeração nos postos da cidade. Se o recomeçou só, por falta da vacina, o programa precisou ser suspenso e em esta sexta-feira, após a chegada de as novas doses a o estado. Com isso, pessoas de 65 e 64 anos, que aguardavam sua vez, puderam finalmente serem vacinadas.

Foi o caso de Josué da Silva, de 65 anos. Ele recebeu a primeira dose, mas aguardava a segunda e precisou enfrentar uma longa fila no Centro Municipal De Saúde Jorge Saldanha Bandeira De Mello, no Tanque, até finalmente conseguir a tão sonhada vacina contra o Covid-19. No local, além dos idosos que estavam em busca da segunda dose, se vacinava pessoas também com comorbidades, caso de Marcos de Araújo, de 46 anos.

Desde o começo da madrugada, centenas de idosos fizeram uma longa fila no local, onde o começo da vacinação estava calculado para as 7 horas. Funcionários da prefeitura de Duque de Caxias tentavam coordenar a fila, mas houve muito aglomeração, principalmente próximo à tenda de aplicação. Quando a primeira leva de doses recebidas se esgotou, a situação piorou por volta das 9h30 e ainda havia pelo menos 300 pessoas esperando pelo atendimento.

Na quarta-feira 05 de maio com poucas doses do imunizante em estoque, a Prefeitura do Rio anunciou nesta quarta-feira, dia 5, a previsão de aplicação da segunda dose da CoronaVac na capital até o dia 17 de maio, com um programa mais restrito. Além disso, com a chegada de mais unidades que o imaginado da vacina Oxford/AstraZeneca durante o fim de semana, e o recebimento da primeira remessa do imunizante da Pfizer/BioNTech, a prefeitura antecipou o calendário de aplicação da primeira dose, e passaria a admirar duas faixas etárias no mesmo dia a partir da quinta-feira, dia 6.

Se a construiu profissional principalmente em a Bahia, o teólogo, sociólogo, filósofo e cientista político lagartense Josué da Silva Mello é um educador cuja trajetória universitária e.

O novo carregamento de vacinas contra o Covid-19 chegou ao Rio na manhã da quinta-feira. No total foram 184 mil doses de CoronaVac e 54.750 mil de Oxford/AstraZeneca que foram distribuídos por todos os municípios do estado. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, foram reservadas 20 mil doses da CoronaVac para serem distribuídas para grávidas que morem fora do Rio. Segundo ele, a ideia é garantir as duas doses para esse grupo nos outros municípios fluminenses, onde não há vacinação com a Pfizer.

Cheque, a seguir, outras respostas do secretário Soranz sobre o tema:Covid-19: Estado do Rio está saindo de terceira onda, mas medidas de proteçao precisam ser conservadas, declara secretário de Saúde

Ainda de acordo com Chieppe, as grávidas que já receberam a primeira dose da AstraZeneca não têm que tomar a segunda dose. Elas precisam aguardar a orientação do Ministério da Saúde.

Na sua vez, o aposentado Alcemir de Souza e a esposa Marlene Firmino, de 71 anos, que tem parte do pé amputado, saíram de casa ainda de madrugada para garantir um lugar na fila. Insistia em aguardar, se o admirou não com uma senha e, mesmo assim. Mas o aposentado foi persuadido a ir embora por funcionários da prefeitura que tentavam impedi-lo de darvislumbradass prometendo que a esposa seria vacinada em outrachancee.

Dados epidemiológicos

De acordo com a prefeitura, os principais indicadores da pandemia na cidade — atendimento em redes de urgência e emergência, índice de confirmações de casos e número de óbitos — continuam em declínio. Atualmente, a fila de espera para leitos de UTI para Covid-19 no Rio tem 18 pacientes.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: South Africa

Cities: Saldanha

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Covid-19: postos do Rio registram filas na retomada da aplicação da segunda dose de CoronaVac
>>>>>Para segunda dose de CoronaVac, Duque de Caxias tem filas e falta de vacinas para idosos – May 10, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid-19: Prefeitura atualiza cronograma da segunda dose com a CoronaVac no Rio e antecipa calendário de vacinação para primeira dose – May 05, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Com estoque esgotado, prefeitura do Rio suspende aplicação de segunda dose da vacina CoronaVac – May 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Estado admite que cidades do Rio podem suspender ‘temporariamente’ vacinação da Covid -19 por falta da 2ª dose – April 27, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Região Metropolitana do Rio deixa a bandeira roxa; estado registra 272 novas mortes por Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Especialistas avaliam ser precipitada a flexibilização no Rio – April 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Secretário estadual interpela Caxias sobre ‘situação caótica’ de vacinação contra Covid-19, com pessoas sem comorbidades: ‘Imensa preocupação’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Sem vacinas, ao menos quatro municípios do RJ param de aplicar segunda dose da CoronaVac – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Vacinação no Rio: apesar da ameaça do esgotamento no estado, capital distribui segunda dose da Coronavac normalmente nesta terça – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Rio volta a aplicar segunda dose da CoronaVac em idosos de 67 anos ou mais nesta quarta – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Entrega de doses permite ao Brasil um ritmo de imunização para antecipar meta – May 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Vacinas da Pfizer começam a ser distribuídas no Brasil: imunização será em duas doses com intervalo de 21 dias – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Brasil registra 2.278 mortes por Covid-19 em 24 horas, indica consórcio de imprensa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Primeiro lote com 1 milhão de doses de vacinas da Pfizer chega ao Brasil – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Rio retoma vacinação de grávidas e puérperas; tire suas dúvidas sobre a imunização – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Covid-19: Rio adianta calendário de vacinação da primeira dose e atrasa segunda aplicação da CoronaVac – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 dose 0 0 NONE 3 a primeira dose: 1, a segunda dose: 2
2 o Rio 0 0 PLACE 3 o Rio: 3
3 aglomeração 50 0 NONE 2 aglomeração: 2
4 184_mil doses de CoronaVac e 54.750_mil de Oxford-AstraZeneca de o estado 0 0 PERSON 2 (tacit) eles (referent: 184_mil doses de CoronaVac e 54.750_mil de Oxford-AstraZeneca de o estado): 1, 184_mil doses de CoronaVac e 54.750_mil de Oxford-AstraZeneca de o estado: 1
5 as grávidas 0 0 NONE 2 Elas (referent: as grávidas): 1, (tacit) eles/elas (referent: as grávidas): 1
6 cronograma 0 0 NONE 2 um cronograma: 1, o cronograma: 1
7 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
8 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
9 fila 0 0 NONE 2 uma longa fila: 1, a fila: 1
10 grávidas 0 0 NONE 2 as grávidas: 2