Por: SentiLecto

Estes são links externos e vão abrir numa nova janela

Um gráfico da Associação Médica do Texas se tornou viral nos e no ao assinalar os diferentes graus de risco de contágio por que atividades cotidianas oferecem.

Mas os representantes do movimento também costumam criticar o meio científico tradicional, assinalando por exemplo supostos equívocos na produção de periódicos renomados. As referências deles são médicos que reivindicam a autoria de «protocolos» próprios de tratamento, com diferentes combinações de medicamentos, posologia, período e gravidade da enfermidade.

Na segunda-feira 24 de agosto um motorista de táxi da Flórida, nos Estados Unidos, que não seguiu os conselhos de saúde depois de acreditar que o coronavírus era uma farsa, agora perdeu sua esposa para a covid-19.

Um grupo elaborou a tabela de 14 de a força-tarefa de covid-19 e de o Comitê de Doenças Infecciosas da TMA. São experts em saúde pública, epidemiologia e infectologia.

«É um gráfico feito para o Texas, mas pode ser utilizado em outros países. Temos que considerar as diferenças nas realidades de cada lugar, é claro, mas também há muitas coisas que são semelhantes», declarou à BBC News Brasil o médico John Carlo, eexpertem saúde pública e membro da TMA, que participou da elaboração da tabela.

Na sua vez, ainda assim, o CDC deixa claro que a equipe de clínicas não pode utilizar-la em ambientes quetêm que permanecerr estéreis , pois a válvula «permite que o ar expirado não filtrado entre no ambiente estéril.»Já se sabe, por exemplo, que alguns sintomas podem persistir não somente entre aqueles que tiveram casos mais graves da enfermidade e que, além de prejuízos nos pulmões, o Sars-CoV-2 pode afetar o coração, os rins, o intestino, o sistema vascular e até o cérebro.

Ir à academia de ginástica, frequentar bares e cultos religiosos com mais de 500 fiéis estão entre as atividades mais arriscadas.

Cheque abaixo:

Se se as realizavam em área interna, as atividades receberam notas de 1 a 10 de acordo com os seguintes critérios: ou externa; a proximidade de outras pessoas; o tempo de exibição ao vírus; a probabilidade de conservar as práticas de prevenção contra o vírus, como a utilização da máscara, e o risco pessoal — ou seja, a chance de que uma pessoa seja contagiada enquanto realiza a atividade.

Para todas as atividades da lista, os médicos assumiram que os participantes estariam utilizando máscaras, conservando uma distância de pelo menos dois metros de pessoas que não são familiares e lavando as mãos sempre que possível.

«Este é o resultado de um esforço coletivo e subjetivo, é o ponto de vista de um grupo de médicos que deviam responder como essas atividades se comparam uma à outra em termos de risco. Mas só a própria pessoa pode saber as condições em que vai praticar cada atividade e determinar o risco total», disse John Carlo.

É o caso dos shoppings e praias, que aparecem na mesma categoria. Mesmo que um shopping normalmente seja um ambiente fechado, o que está sendo frequentado pela pessoa pode ser espaçoso e bem ventilado, permitindo conservar o distanciamento social. E a praia em questão, mesmo sendo um espaço aberto, pode estar abarrotada.

O médico também ressalta que até o risco de um mesmo tipo de negócio pode variar de acordo com a realidade de cada local.

«O melhor exemplo, para mim, é o item ‘ir ao salão de beleza ou à barbearia’. Aqui temos salões em que você é o único cliente, tudo é bem limpo, e as duas pessoas podem utilizar máscaras. O risco aí é menor do que em um salão onde há muitas pessoas juntas», alega.

«É preciso usar o bom senso sobre o cenário em que você vai praticar cada atividade. Nosso gráfico é um bom guia, mas as pessoas devem analisar seus próprios casos.»

O governo do Texas provocou polêmica nos Estados Unidos ao ser um dos primeiros a anunciar a reabertura de sua economia e a retomada das atividades normais, em maio.

Faz 2 meses, durante o verão de America, o Estado chegou a ter uma média semanal de 10 mil novos casos, um de os índices mais altos de infecções por covid-19 em os país, em o mês de julho.

«O profissional fica obrigado a explicar ao doente que não existe, até o momento, nenhum trabalho científico, com ensaio clínico adaptado, feito por pesquisadores reconhecidos e publicado em revistas científicas de alto nível, que comprove qualquer vantagem da utilização das drogas para o tratamento da covid-19. Quando for o caso, ele também terá que explicar os conseqüência colaterais possíveis, obtendo o Consentimento Livre e Esclarecido do paciente ou dos familiares «, declara um comunicado de abril do CFM.

Considera-se a taxa de novas infecções agora, em o Texas em declínio, de acordo com um levantamento de o jornal The New York Times, utilizando dados oficiais.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no ? Inscreva-se no nosso canal!

Final de YouTube post de BBC News Brasil

Final de YouTube post 3 de BBC News Brasil

Fonte: BBCBrasil-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Covid-19: qual o risco de contágio que cada atividade oferece?
>>>>>’Vencendo a covid’: o grupo de ‘10 mil’ médicos pró-cloroquina que se aproximou de Bolsonaro com ‘evento histórico’ – (BBCBrasil-pt)
>>>>>Por que máscaras com válvula não são recomendadas contra covid-19? – (BBCBrasil-pt)
>>>>>‘Eu era saudável, mas complicações após covid-19 mudaram minha vida’ – September 03, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Coronavírus: afinal, dá para pegar covid-19 mais de uma vez? Entenda o que a ciência sabe até agora – September 01, 2020 (BBCBrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 atividades 0 15 NONE 4 atividades cotidianas: 1, essas atividades: 1, As atividades: 1, as atividades: 1
2 médicos 140 0 NONE 3 os médicos: 1, médicos: 2
3 CDC 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: o CDC): 2, o CDC: 1
4 pessoas 0 0 NONE 3 as pessoas: 1, as duas pessoas: 1, muitas pessoas juntas: 1
5 ambiente 0 80 NONE 2 um ambiente fechado: 1, o ambiente estéril: 1
6 risco 0 70 NONE 2 O risco: 1, risco: 1
7 saúde 160 0 NONE 2 saúde pública: 2
8 coisas 0 0 NONE 2 muitas coisas: 2
9 dois metros de pessoas 0 0 NONE 2 dois metros de pessoas: 2
10 máscaras 0 0 NONE 2 máscaras: 2