Por: SentiLecto

A família que mora em Mesquita, na Baixada Fluminense, não pensou duas vezes, quando a autônoma Leila Queiroz Gonçalves, de 60 anos, que acabou falecendo no dia 19, num CTI da Fiocruz para onde foi transferida, exibiu sintomas de Covid no começo do mês. Decidiram levá-la para o Hospital Salgado Filho , a quase 40 quilômetros de casa. Em Mesquita, não há leitos de UTI. O caso de Leila está longe de ser exceção. Levantamento do Sindicato dos Médicos feito a pedido do GLOBO menciona que a escassez de leitos de UTI, principalmente na Baixada Fluminense, pode, em parte, auxiliar a explicar os recordes de profissão nas vagas do Sistema Único de Saúde da cidade do Rio, com pacientes com casos graves de coronavírus.

Dos 1.708 pacientes que foram internados no SUS na cidade este ano, 392 não viviam na capital . Deste total, quase dois terços vêm de oito cidades da Baixada Fluminense, segundo encruzilhada de dados feito pela reportagem. O sindicato observa que a lógica do Sistema Único de Saúde é da integração. Por outro lado, observa o presidente do Sindmed, Alexandre Telles, a crise provocada pela pandemia expõe um problema histórico de falta leitos públicos na Região Metropolitana.

— A Baixada Fluminense sempre sobrecarregou a capital por falta de leitos, e não somente de UTI. Não há uma solução a curto prazo. A pandemia botou isso ainda mais em evidência — declarou Telles.

Quando o critério é o total de internações em toda rede, o fenômeno se repete. Entre as dez unidades que mais receberam pacientes de Covid em 2020 no estado, cinco ficam na capital. Entre as demais, somente uma fica na Baixada: o Hospital de Nova Iguaçu.

— Sequer ponderamo procurar ajudinha em Nova Iguaçu, quando ajudámo minha mãe, pois sabemos que costuma estar lotado. Infelizmente, falta infraestrutura— lamenta a filha de Leila, a assistente pessoal Marcela Queiroz Gonçalves, de 33 anos.

O Sindmed avalia que, agravou-se a situação no caso da pandemia, porque a maior parte de as clínicas de campanha prometidos por o governador afastado Wilson Witzel, que poderiam diminuir a falta de leitos, acabou cercada de acusações de superfaturamento e desvio de orçamentos. No ano passado, a promessa do estado era abrir vagas em duas unidades levantadas na Baixada: o Hospital Modular de Nova Iguaçu e o de Duque de Caxias. Faz 1 dia, de essas unidades, somente o de Nova Iguaçu foi aberto, mas com a metade ainda da habilidade.

Ele confirmou que liberará a abertura das escolas particulares e públicas a partir do fim de semana, conforme adiantou o pilar de Lauro Jardim. No caso dos grupos não considerados prioritários, o calendário vai seguir normalmente conforme a idade.Ele confirmou que liberará a abertura das escolas particulares e públicas a partir do fim de semana, conforme adiantou o pilar de Lauro Jardim. No caso dos grupos não considerados prioritários, o calendário vai seguir normalmente conforme a idade.Ele confirmou que liberará a abertura das escolas particulares e públicas a partir do fim de semana, conforme adiantou o pilar de Lauro Jardim. No caso dos grupos não considerados prioritários, o calendário vai seguir normalmente conforme a idade.

Na sexta-feira 19 de março Após o município atingir 100% de profissão dos leitos públicos e privados de UTI, a prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, anunciou na tarde do encerramento do comércio. A medida começa a vigorar a partir de era válida até o dia 28.

Em uma série de declarações, o prefeito Eduardo Paes tem declarado que a demanda de atendimento por Covid-19 vem gerando um esforço extra nas emergências da capital. Mas que não pode recusar pacientes. Daniel Soranz complementa. Daniel Soranz é o secretário municipal de Saúde.

— O governador fez um calendário sugestivo. Nós demos um calendário mais técnico — avaliou Paes.

Rogério Lisboa argumenta que se dotou o Rio sempre de melhor infraestrutura de Saúde. Rogério Lisboa é o prefeito de Nova Iguaçu. Mas que não pode atribuir o problemas somente à falta de vagas nas cidades. Este ano, 79 pacientes de Nova Iguaçu já foram internados em UTIs Covid da capital.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Nova Iguacu, Duque De Caxias, Mesquita

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Covid-19: Quase 400 internados pelo SUS na cidade do Rio vêm de outras regiões
>>>>>Rio, Niterói, Maricá e Itaguaí apresentam calendário único de vacinação contra Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Veja o calendário de vacinação contra Covid-19 de Rio, Niterói, Maricá e Itaguaí – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Pessoas com comorbidades a partir de 45 anos já têm data de vacinação contra Covid-19 em Rio, Niterói, Maricá e Itaguaí; veja o calendário – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 calendário 415 0 NONE 5 o calendário: 3, um calendário sugestivo: 1, um calendário mais técnico: 1
2 capital 0 50 NONE 4 a capital: 4
3 nós 60 0 NONE 4 Nós: 1, (tacit) nós: 3
4 pandemia 0 150 NONE 3 a pandemia: 1, A pandemia: 1, pandemia: 1
5 a abertura de as escolas particulares e públicas 60 0 NONE 3 a abertura de as escolas particulares e públicas: 3
6 Eduardo Paes 0 0 PERSON 3 o prefeito Eduardo_Paes: 1, Paes: 1, (tacit) ele/ela (referent: o prefeito Eduardo_Paes): 1
7 a coluna de lauro_jardim 0 0 NONE 3 a coluna de Lauro_Jardim: 3
8 fim_de_semana 0 0 NONE 3 fim_de_semana: 3
9 grupos 0 0 NONE 3 grupos: 3
10 idade 0 0 NONE 3 a idade: 3