Por: SentiLecto

O Estado do Rio registrou 5 mortes e 535 novos casos do novo coronavírus nesta segunda-feira e chegou a 291.413 contagiados e 19.770 vidas perdidas pela Covid-19 desde o começo da pandemia, em março. A média móvel de mortes continua a mencionar um cenário de estabilidade no contágio pelo quinto dia seguido. Às segundas feiras os números divulgados costumam ser bem abaixo dos observados nos demais dias, pois a maioria dos dados fica retida nas secretarias municipais.

A média móvel agora passa a ser de 65 mortes e 1.029 casos por dia. A média móvel de mortes registra queda de 7% na comparação com duas semanas atrás, o que momentaneamente menciona um cenário de estabilidade no contágio da enfermidade, por estar abaixo de 15%.

Pesquisa: Sem vacina ou distanciamento, Covid-19 vira enfermidade sazonal que aumenta no inverno e reduz no verãoNo entanto, à medida que os casos aampliaram muitos laboratórios ficaram inundados com amostras, fazendo com que muitos pacientes tenham tido atraso para receber os resultados. Muitos continuam a vida normal por dias ou semanas, podendo contagiar as pessoas ao seu redor, enquanto esperam.

Na sábado 10 de outubro a média móvel de mortes provocadas pelo novo coronavírus no Brasil registrada era de 604 óbitos, de acordo com o boletim das 20h do consórcio de veículos de jornalismo formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo. O indicador, o menor desde 10 de maio, estava abaixo de 700 desde 23 de setembro. No entanto, apesar da queda, o Brasil também bateu a marca de 150 mil vítimas letais pela Covid-19.

A análise dos dados foi feita a partir do levantamento do consórcio de veículos de jornalismo formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que reúne informações das secretarias estaduais de Saúde.

Até agora, o ministério tem ignorado este imunizante, produzido pelo Instituto Butantan, em parceria com a companhia farmacêutica Sinovac Life Science, e está concentrando seu suporte na compra da vacina da companhia AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, no Reino Unido, e com a vacina do Covax, consórcio mundial contra o vírus.O CoronaVac está no período final de testes em voluntários. Até o momento, os estudos não mostram efeitos adversos significativos da vacina e está prevista a chegada de 6 milhões de doses do imunizante ao Instituto Butantan, ainda neste mês, prontas para serem usadas, se o imunizante receber a aprovação da Anvisa.

A definição de saúde tem implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e enfermidade.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Covid-19: RJ chega a 19,7 mil mortes e 291,4 mil casos confirmados; média móvel menciona estabilidade no contágio
>>>>>Covid-19: média móvel de mortes no Brasil fica abaixo de 500 pelo segundo dia seguido – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Brasil tem 29 mil novos casos e 734 novas mortes por coronavírus, diz consórcio de imprensa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Brasil registra 22 mil novos contágios por Covid; total passa de 5,22 milhões – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 O Estado_do_Rio 0 60 PLACE 3 O Estado_do_Rio: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Estado_do_Rio): 2
2 Paulo O Estado de S. 0 0 PERSON 3 O_GLOBO: 2, O_Estado_de_S._Paulo: 1
3 a média móvel de mortes 0 140 NONE 2 A média móvel de mortes: 2
4 Extra G1 Folha_de_S._Paulo UOL e O_Estado_de_S._Paulo 0 0 PLACE 2 Extra G1 Folha_de_S._Paulo UOL e O_Estado_de_S._Paulo: 2
5 pesquisa sem vacina ou distanciamento e em a medida 0 0 NONE 2 Pesquisa Sem vacina ou distanciamento e em a medida: 2
6 consórcio 0 0 NONE 2 consórcio global: 1, o consórcio: 1
7 doença 0 0 NONE 2 doença sazonal: 2
8 o Brasil 0 0 PLACE 2 o Brasil: 2
9 o ministério 0 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: o ministério): 2
10 parceria 0 0 NONE 2 parceria: 2