Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – BRAlogo1

Apesar da carência de vacina contra a Covid-19 em a cidade de o Rio, que chegou a acarretar um novo hiato em a vacinação de adolescentes esta semana, em os idosos a aplicação de a terceira dose será começada em esta segunda-feira, conforme o calendário já divulgado por a Secretaria municipal de Saúde.

— Nunca aconteceu de receber menos vacina . É em uma ineficiência geral, quando se fala da falta de vacina. Não ineficiência específica para o Rio. Existe um problema de como é feita a logística do Ministério da Saúde. Não vejo uma implicância deles com a gente.

Na quarta-feira 01 de setembro apesar de ter interrompido a vacinação para adolescentes, devido a falta de doses, a prefeitura do Rio conservou o começo da vacinação com a terceira dose para os idosos que viviam em instituições de longa continuidade, como alojamentos e asilos. Pelo calendário ja divulgado pela prefeitura o reforço da imunização para esse público vai até o dia 10 de setembro.

Ao GLOBO, Daniel Soranz informou que as doses necessárias para o novo reforço da terceira idade são relativamente poucas: 2,6 mil por dia. Daniel Soranz é o titular da pasta. O estoque atual da cidade para a vacina da Pfizer é suficiente para a cobertura desse público por uma semana, declarou ainda o secretário. No entanto, o Rio, que concluiu de aplicar o novo reforço em idosos sediados em institutos de longa continuidade , vai receber uma nova remessa de doses do imunizante nesta segunda-feira, o que vai permitir a manutenção da aplicação da terceira dose por mais tempo. Segundo uma planilha de distribuição do Ministério da Saúde, o Estado do Rio vai receber amanhã 464.490 doses do imunizante. Ainda não se sabe quantas dessas doses serão direcionadas à cidade.

Está marcada para sexta-feira a vacinação de meninos de 15 anos. No Rio, o anúncio da retomada do calendário foi feito após o recebimento de 35.832 doses da Pfizer na segunda-feira. O programa segue confirmado na cidade, com meninas de 15 anos nesta quarta-feira e quinta-feira e meninos da mesam idade na sexta-feira. Já a repescagem é para gestantes, puérperas, lactantes e Pessoas com Deficiência com 12 anos ou mais e pessoas com 25 anos ou mais, que podem se vacinar, preferencialmente, no fase da tarde.Nas últimas reuniões com a Secretaria estadual de Saúde, o Cosems mencionou que o Chile já liberou a CoronaVac para menores.

O Ministério da Saúde, no Brasil, corresponde ao setor governamental culpado pela gestão e manutenção da Saúde pública do país.

Daniel Ricardo Soranz Pinto é um médico sanitarista e pesquisador brasileiro.

Por resolução da SMS, a terceira dose de idosos no Rio vai ser necessariamente da vacina da Pfizer ou da AstraZeneca. Ocorre que esta última está em falta no estado e em outras partes do país, devido à demora da farmacêutica AstraZeneca na entrega dos chamados ingredientes farmacêuticos ativos , matéria-prima da vacina, à Fiocruz, fabricante do imunizante no Brasil. Segundo o calendário de vacinação da cidade, idosos geralmente vão receber a terceira dose a partir desta segunda-feira, a iniciar por pessoas com 95 anos ou mais. Na terça-feira vai ser a vez dos idosos com 94 anos ou mais, e assim por diante. A prefeitura pretende concluir a força-tarefa até novembro, com o novo reforço de todas as pessoas com 60 anos ou mais.

— Começamos a ver uma queda e não significa que não é necessário controle. Estamos atenciosos. Vivemos uma situação melhor. Ampliamo a vacina, temos um número de casos de internações e óbitos que está diminuindo.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Covid-19: terceira dose de idosos no Rio a partir desta segunda-feira está garantida, declara secretaria
>>>>>Covid-19: Paes diz que prioridade é terceira dose para idosos e que Ministério vai unificar calendário na semana que vem – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Cidade do Rio deve receber mais doses da vacina da Pfizer para adolescentes nesta quinta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Covid-19: Secretários querem liberação da CoronaVac para crianças e adolescentes, mas Butantan ainda precisa oferecer mais dados – September 10, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid-19: Rio recebe 365 mil doses de vacina da Pfizer – September 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio suspende aplicação de segunda dose da CoronaVac a partir desta quinta-feira por falta de doses – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: por falta de imunizantes, Rio suspende segunda dose de CoronaVac para público em geral e vacinação de adolescentes – September 02, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Estudo indica combinar CoronaVac e AstraZeneca: esquema gera quatro vezes mais anticorpos neutralizantes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: pela ‘instabilidade do ConecteSUS’, Rio adia início do ‘passaporte da vacina’ para 15 de setembro – August 31, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Prefeitura diz que Rio está chegando a 97% da população adulta vacinada com primeira dose – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Carlos Bolsonaro promete providências contra ‘passaporte da vacina’ no Rio, e Paes ironiza – August 27, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Cidade do Rio exige comprovante de vacinação para cirurgias eletivas e pagamento do auxílio Família Carioca a partir de setembro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Início da dose de reforço para idosos no Rio e primeira para jovens esta semana depende de envio do governo federal – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Efeito ‘passaporte da vacina’: número de atrasados para a segunda dose no Rio cai 40% em uma semana – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Ministério da Saúde suspende envio de lote de CoronaVac até Anvisa concluir investigação – September 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Rio tem estoque de 342 mil unidades de CoronaVac, apesar de suspensão da segunda dose – September 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: após anúncio do ‘passaporte da vacina’, procura por repescagem da primeira dose bateu recorde no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Ministério da Saúde diz que entregou todas as remessas de 2ª dose da CoronaVac destinadas ao Rio e avisa que ‘não garantirá doses para os que descumprirem’ o PNI – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 o Rio 70 0 PLACE 5 o Rio: 5
2 nós 25 0 NONE 5 (tacit) nós: 5
3 doses 60 0 NONE 3 35.832 doses: 1, as doses necessárias: 1, doses serão: 1
4 Ministério da Saúde 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: o Ministério_da_Saúde): 1, o Ministério_da_Saúde: 1, O Ministério_da_Saúde: 1
5 cidade 0 0 NONE 3 a cidade: 3
6 dose 0 0 NONE 3 a terceira dose: 3
7 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
8 idosos 0 0 NONE 3 os idosos: 3
9 vacina 0 0 NONE 3 vacina: 1, a vacina: 2
10 Pfizer 0 0 ORGANIZATION 2 a Pfizer: 2