Por: SentiLecto

Estes são links externos e vão abrir numa nova janela

À medida que mais países flexibilizam as duras medidas de isolamento social implementadas para combater a pandemia do coronavírus, uma pergunta intriga autoridades de saúde de todo o mundo: as escolas devem reabrir ou não?

O fechamento desses estabelecimentos de ensino foi uma das primeiras ações adotadas por muitos governos, com base na premissa de que as crianças, apesar de serem muito menos suscetíveis a desenvolver os sintomas mais graves da covid-19, poderiam contagiar adultos, facilitando a propagação do vírus.

Ou seja, elas seriam o que experts chamam de «super-disseminadores».

Por outro lado, várias experiências de pequena escala, realizados na Europa e na Ásia, mostraram que crianças pequenas são bastante menos propensas a ser contagiadas e a disseminar o coronavírus.

Por outro lado, enquanto Fifi masca a grama em um pasto em Reading, na Inglaterra, seu sistema imunológico fornece o modelo para uma progressão no tratamento contra o novo coronavírus.

Na terça-feira 30 de junho Do total de mortes por coronavírus no mundo n, segundo dados do Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças, 20,7%, aconteceram no Brasil. Foram 7.007 novas mortes registradas.

Agora, na Coreia do Sul parece trazer uma resposta mais clara: segundo os pesquisadores, crianças menores de dez anos transmitem o coronavírus para outras pessoas com bastante menos frequência do que os adultos, mas esse risco não é zero. E aquelas entre dez e 19 anos podem disseminar o vírus tanto quanto os adultos.

A reabertura das escolas pode, assim, provocar novos focos de infecção, adverte a equipe responsável pelo estudo, liderada por Young Joon Park, médico de medicina preventiva culpado pela equipe de Epidemiologia e Gerenciamento de Casos do Centro Nacional de Resposta de Emergência Covid-19, órgão instituído pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças da Coreia do Sul para traçar as estratégias de guerrazinha à pandemia no país.

Quando fecharam, os pesquisadores identificaram 5.706 pessoas que foram as primeiras a relatar sintomas da covid-19 em seus domicílios entre 20 de janeiro e 27 de março -se as escolas, e depois rastrearam os 59.073 contatos desses «casos-índice».

Eles testaram todos os contatos domiciliares de cada paciente, independentemente dos sintomas, mas somente contatos sintomáticos fora do domicílio.

Eles descobriram que crianças com menos de dez anos tinham aproximadamente a metade da probabilidade dos adultos de disseminar o vírus para outras pessoas, em linha com as constatações de outros estudos.

Isso pode acontecer porque as crianças geralmente exalam menos ar – e, portanto, menos ar carregado de vírus – ou porque exalam esse ar mais perto do chão, tornando menos provável que os adultos o respirem.

Quando as escolas reabrirem, apesar disso, na avaliação dos autores do estudo, o número de novas infecções desencadeadas por crianças pode ampliar.

A pesquisa declara: «Quando as escolas reabrirem, as crianças pequenas podem exibi taxas mais altas de infecção , contribuindo para a transmissão comunitária da covid-19».

Outros estudos já haviam mencionado que o grande número de contatos de crianças em idade escolar, que interagem com dezenas de outras pessoas durante boa parte do dia, pode potencializar seu menor risco de contagiar outras pessoas.

Fumar, em vez de utilizar nicotina de mastigar ou em adesivo, é «fatal», ela alega. Qualquer vantagem potencial do cigarro seria bastante menor do que os males provocados por ele.»Estamos compreendendo o que isso realmente significa em termos de transmissão e qual papel [os visons] podem desempenhar», explicou Van Kerkhove.

Como os pesquisadores rastrearam os contatos somente de crianças que se sentiram doentes, ainda não está claro o papel daquelas assintomáticas na transmissão do vírus.

Mas, segundo eles, o grupo mais angustiante é o dos pré-adolescentes e adolescentes, pois a probabilidade de eles contagiarem mais pessoas é maior, podendo ser inclusive superior à dos adultos. Não se sabe, porém, se isso é uma casualidade ou se deve aa conduta das crianças.

Isso porque essas crianças mais velhas, apesar de terem estrutura física parecida à de alguns adultos, podem ter os mesmos hcostumesanti-higiênicos que as crianças pequenas. Também têm mais situações de socialização, comparadas às mais jovens.

A experiência envolve «engenharia» de anticorpos de lhama, que são relativamente pequenos e bastante mais simples que os anticorpos do sangue humano. Por seu tamanho e estrutura, eles podem ser «redesenhados» no laboratório.

Nesse sentido, experts informam que as escolas precisam se readaptar para evitar a propagação da enfermidade.

Isso significa que, além de implementar o distanciamento social, encorajar a higiene das mãos e a utilização de máscaras, também devem decidir quando e como testar estudantes e funcionários – incluindo, por exemplo, motoristas de ônibus – quando e por quanto tempo exigir que pessoas estejam em quarentena e quando decidir fechar os estabelecimentos e reabri-los.

Mas tais decisões são difíceis de serem tomadas já que as evidências sobre a transmissão do coronavírus nas escolas estão longe de serem conclusivas até agora, acrescentam.

Países como Dinamarca e Finlândia reabriram escolas com êxito, mas outros, como China, Israel e a própria Coreia do Sul, deveram fechá-las novamente.

No Brasil, a reabertura das escolas está calculada para ocorrer no começo de agosto. Casos de estabelecimentos de ensino que decidiram reabrir precipitadamente provocaram surtos em algumas cidades, como em Barbacena, em Minas Gerais.

Feito em larga escala, o estudo tem restrições importantes, apesar de ter sido.

Os pesquisadores indicam que a primeira pessoa em uma família a desenvolver sintomas da covid-19 não é necessariamente a primeira a ser contagiada.

E como as crianças são, de maneira geral, menos propensas a exibi sintomas do que os adultos, o estudo pode ter menosprezado o número de crianças responsáveis pela cadeia de transmissão em suas famílias.

Embora não ofereça respostas definitivas, apesar disso, de acordo com experts o estudo menciona que as escolas podem ampliar o nível de vírus em uma comunidade.

Rk.

» z P: «O papel da transmissão domiciliar de SARS-CoV-2 em meio à reabertura de escolas e à rediminuiçãoo distanciamento social reevidencia necessidade de um estudo epidemiológico sensível ao tempo para orientar as políticas de saúde pública»,.O rastreamento de contatos é especialmente importante à luz das futuras ondas SARS-CoV-2, para as quais o distanciamento social e a higiene pessoal continuarão sendo as oalternativasmais viáveis para prevenção. A compreensão do papel das medidas de higiene e controle de infecção é fundamental para diminuir a disseminação da família, e o papel da máscara dentro de casa, especialmente se algum membro da família estiver em alto risco, precisa ser estudado».

Segundo Park, na «atual estratégia de mitigação que inclui distanciamento físico, é importante otimizar a probabilidade de diminuição de enfermidades individuais, familiares e comunitárias».

Deduz: «A implementação de recomendações de saúde pública, incluindo higiene das mãos e respiratória, deve ser incentivada para diminuir a transmissão do SARS-CoV-2 nos domicílios afetados».

Já assistiu aos nossos novos vídeos no ? Inscreva-se no nosso canal!

Final de YouTube post de BBC News Brasil

Final de YouTube post 3 de BBC News Brasil

Fonte: BBCBrasil-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Israel, Brazil, Uruguay, Finland, Denmark, China

Cities: Minas, Barbacena

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Crianças mais velhas transmitem coronavírus tanto quanto os adultos, declara estudo
>>>>>Coronavírus: o possível tratamento contra covid-19 desenvolvido com sangue de lhamas – July 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Como caranguejos de sangue azul podem ajudar no desenvolvimento da vacina contra covid-19 – e morrer por isso – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>As dúvidas sobre o Avifavir, a droga que a Rússia quer comercializar na América Latina para combater a covid-19 – July 11, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>A polêmica sobre o tratamento precoce para a covid-19, criticado por entidades médicas – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>Relembre frases de Bolsonaro sobre a covid-19 – July 07, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>’Uma loucura’, diz ex-presidente colombiano e Nobel da Paz sobre ações de Bolsonaro na pandemia – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Coronavírus: Reino Unido inicia testes de tratamento com plasma de recuperados de covid-19 – July 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>O que se sabe sobre denúncia do MPF contra o senador José Serra e sua filha – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Reino Unido fecha cidade de Leicester após aumento de casos de Covid-19 – June 30, 2020 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Tratamento para o coronavírus: quais os progressos na busca de uma cura para a covid-19 – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Coronavírus: por que números de casos e mortes por covid-19 no Brasil podem estar longe da realidade – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>O que se sabe até agora sobre cloroquina, droga defendida por Bolsonaro – July 09, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>O que a ciência diz sobre a eficácia de tratamentos citados por Bolsonaro ao revelar que está com covid-19 – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Facebook decide manter vídeo em que Bolsonaro toma cloroquina 3 meses após apagar post por ‘desinformação’ – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Vacina contra o coronavírus: órgão regulador dos EUA põe em dúvida previsão de Trump – July 06, 2020 (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>‘Peguei covid-19 depois de compartilhar bebida em bar movimentado’ – July 12, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Diretor da OMS chora em apelo contra covid-19: ‘Por que é tão difícil para humanos se unirem?’ – (BBCBrasil-pt)
>>>>>Coronavírus: pandemia leva número recorde de fumantes a largar o cigarro no Reino Unido – July 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Delírio e psicose: cientistas alertam para distúrbios cerebrais em casos de covid-19 – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>Coronavírus: Os brasileiros que pesquisam vacina contra a covid-19 usando a BCG – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>Mundo tem novo recorde diário de casos de covid-19 com altas nos EUA, Brasil e Índia – July 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>EUA superam marca de 132 mil mortes por Covid-19, diz Johns Hopkins – July 09, 2020 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Entre risco de contágio e de expulsão: disputa por volta às aulas ameaça 20 mil brasileiros nos EUA – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>Brasil atingirá 2 milhões de casos de coronavírus já na semana que vem, aponta projeção – (BBCBrasil-pt)
>>>>>O sacrifício de quase 100 mil visons infectados por coronavírus na Espanha – July 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Coronavírus: ‘Não há evidência de imunidade de rebanho no Brasil’, diz braço latino-americano da OMS – (BBCBrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 crianças 40 145 NONE 8 crianças: 4, as crianças: 1, crianças pequenas: 1, essas crianças mais velhas: 1, As crianças pequenas: 1
2 pessoas 90 50 NONE 6 pessoas: 1, mais pessoas: 1, 5.706 pessoas: 2, outras pessoas: 2
3 escolas 40 0 NONE 6 escolas: 1, as escolas: 5
4 eu 0 11 NONE 5 (tacit) eu: 5
5 estudo 40 3 NONE 4 o estudo: 4
6 pesquisadores 0 0 NONE 4 Os pesquisadores: 2, os pesquisadores: 2
7 risco 0 95 NONE 3 seu menor risco: 1, alto risco: 1, esse risco: 1
8 contatos 0 0 NONE 3 os contatos: 1, contatos sintomáticos: 1, os 59.073 contatos: 1
9 coronavírus 0 0 NONE 3 coronavírus: 1, o coronavírus: 1, o novo coronavírus: 1
10 atual estratégia de mitigação 160 80 NONE 2 atual estratégia de mitigação: 2