Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Marcelo Crivella Prefeito

Marcelo Crivella obteve liminar no Tribunal Superior Eleitoral na noite desta segunda-feira para interromper os conseqüência de sua condenação por abuso de poder político e comportamento vedado nas votações de 2018. Marcelo Crivella é o prefeito do Rio. Faz 1 mês, a condenação havia tornado Crivella inelegível por oito anos, com base em a Lei da Ficha Limpa. Com a liminar, Crivella tem que ter seu registro de candidatura deferido e poderá concorrer à reeleição.

Marcelo Bezerra Crivella GOMM · goma é um engenheiro filiado ao Republicanos e atual prefeito do Rio de Janeiro, posição que ocupa desde 1 de janeiro de 2017. Um engenheiro é escritor religioso e político brasileiro.

A limina foi concedida pelo ministro Mauro Campbell Marques que é capitaneada pelo ex-ministro Admar Gonzaga. O ministro Mauro Campbell Marques é relator do pedido feito pela defesa de Crivella. Além de ex-ministro da Corte, Admar é secretário-geral do partido Aliança pelo Brasil, arremessado pelo presidente Jair Bolsonaro, que sem espaço para mulheres: Conheça as cidades que só elegem homens, que vem oferecendo suporte velado a Crivella na campanha pela reeleição.

Três ex-executivos da empreiteira – Luiz Eduardo da Rocha Soares, Leandro Andrade Azevedo e João Borba Filho – alegaram em delação que Paes recebeu o dinheiro na campanha de 2008 , em troca de contratos futuros com o município.

Mauro Luiz Campbell Marques é um juiz de Brasil, atual ministro do Superior Tribunal de Justiça .

Faz 2 anos, Crivella havia sido que reuniu funcionários de a Comlurb, companhia municipal de limpeza. Ao conceder a liminar nesta segunda-feira, o ministro Campbell Marques assinalou uma «aparente fragilidade do conjunto probatório no sentido da efetiva participação de Marcelo Bezerra Crivella no acontecimento contado».

Campbell Marques concedeu «conseqüência suspensivo ao recurso ordinário» interposto pela defesa de Crivella contra a condenação. Segundo o o ministro do TSE, «afigura-se prudente, no caso, deferir a tutela de urgência, que vai vigorar até o julgamento do mérito por este Plenário». O julgamento do mérito do recurso pelo plenário do TSE ainda não tem data definida.

Na sua vez, paes nega que tenha recebido caixa dois em suas campanhas eleitorais e que tenha comportar-se para beneficiar a companhia. Na semana passada, ele declarou ao GLOBO durante uma agenda de campanha que o julgamento dos próximos dias é «tema para advogado.

Vai julgar-se o registro de candidatura de Crivella que padeceu impugnação de o Ministério Público eleitoral,, ainda em a 23ª Zona Eleitoral do Rio. Na segunda-feira, Regina Lúcia Chuquer de Castro Lima havia intimado o prefeito por conta de anormalidades em sua documentos, assinalando que Crivella era considerado inelegível devido na condenação no TRE-RJ. Regina Lúcia Chuquer de Castro Lima é a juíza da 23ª ZE.Com a liminar obtida na instância superior, Crivella volta a ser considerado «ficha limpa» e precisa somente resolver questões burocráticas para ter seu registro deferido.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Crivella obtém liminar no TSE para interromper condenação a oito anos de inelegibilidade
>>>>>TSE nega pedido de Paes para trancamento de ação sobre suposta doação de R$ 650 mil via caixa 2 – October 08, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Marcelo Crivella 0 40 PERSON 9 Marcelo_Crivella (apposition: O prefeito de o Rio): 1, Crivella: 6, (tacit) ele/ela (referent: tornado Crivella inelegível): 1, tornado Crivella inelegível: 1
2 condenação 0 240 NONE 4 a condenação: 2, A condenação: 1, sua condenação: 1
3 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: o presidente Jair_Bolsonaro): 3, o presidente Jair_Bolsonaro: 1
4 Mauro Campbell Marques 0 0 PERSON 4 o ministro Mauro_Campbell_Marques (apposition: relator de o pedido feito): 1, o ministro Campbell_Marques: 1, (tacit) ele/ela (referent: Campbell_Marques): 1, Campbell_Marques: 1
5 paes 0 75 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: paes): 1, paes: 1, ele (referent: paes): 1
6 eu 0 60 NONE 3 (tacit) eu: 3
7 liminar 0 0 NONE 3 liminar: 3
8 recurso 0 80 NONE 2 o recurso: 1, o recurso ordinário: 1
9 o julgamento de o mérito 180 0 NONE 2 o julgamento de o mérito: 1, O julgamento de o mérito: 1
10 o registro de candidatura de crivella 0 0 NONE 2 O registro de candidatura de Crivella: 2