Por: SentiLecto

O Detran vai possibilitar ao usuário, a partir do lançamento do posto digital, nesta sexta-feira, ter acesso a consultas, serviços e documentos on-line, de maneira personalizada, utilizando login e senha, que são os mesmos já cadastrados no sistema gov.br, que permite acessos a informações na esfera federal. Quem não tiver o cadastro, ao tentar acessar verá a alternativa “Institua sua conta gov.br”. Com isso, será possível saber se a carteira de habilitação está ou não próxima do vencimento e verificar quantos pontos recebeu com multas de tráfego, entre outras informações.

Mas, nesse primeiro momento, a principal novidade vai ser a chance de o próprio usuário poder fazer de maneira on-line a emissão da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo . Com isso, o Detran consegue diminuir a burocracia na compra ou venda de um veículo e reduz a quantidade de vezes em que a pessoa que está vendendo o veículo necessite comparecer a um posto físico. Antes ele ia duas vezes. Essa ida agora acontecerá somente no final do processo, com o documento já com firma reconhecida em cartório, para fazer a vistoria e efetivar a transferência.

Duas Barras

—A mudanças digital é uma das marcas da nossa administração no Detran. Desde o ano passado, é possível obter o documento de licenciamento anual e fazer uma série de serviços. Agora, estamos arremessando o Posto Digital, para permitir que o usuário tenha acesso a serviços e consultas que só são possíveis com o utilização de login e senha. E não pararemos. Em breve, vamo anunciar outras novidades — alegou o presidente do Detran, Adolfo Konder.

Detran-RJ: renovação de CNH, parcelamento de multas e licenciamento; veja prazos e pouco a pouco de serviços

Alguns serviços já estavam disponíveis no sistema do Detran, como o licenciamento digital, recurso de multas, acesso a pontuação, parcelamento de débitos e verificação de nada consta. A diferença agora é que com o acesso por meio de login e senha essas informações passam a ser personalizadas e algumas delas aumentadas.

No caso da carteira de habilitação, por exemplo, o usuário vai receber um aviso de que o documento está próximo do vencimento. Essas notificações acontecerão 90, 60 e 30 dias antes da data. O objetivo é evitar surpresas e permitir que a pessoa se programar para fazer a renovação.

Vai ser possível também saber se o licenciamento anual do seu veículo está atualizado e, além disso, receber pelo sistema uma notificação de vencimento do prazo de renovação do documento até 30 dias antes da data. Todas as informações sobre o usuário vão poder ser consultadas, por ele. Inclusive comentários pessoais, como se utiliza óculos ou se tem deficiência.

Sinal verde: Carteiras de motorista vencidas desde 1º de março do ano passado no Estado do Rio ainda estão válidas

Solicitação das carteiras SEAP: disponível nos postos, das 8h às 14h, e nas unidades em shoppings, das 10h às 16h:

Segundo o Detran futuramente novos serviços serão disponibilizados através do posto digital, entre eles os de identificação civil.

Atuamente, o Detran realiza mensalmente mais de 500 mil agendamentos para os diversos serviços, sendo um média de 25 mil por dia, fora os mutirões especiais realizados aos sábados. Se os realizaram já 40, com mais de 170 mil agendamentos. Os serviços que têm mais demanda são renovação da habilitação e emissão de carteira de identidade.

Atendimento sem sair de casa

Como acessar:

O acesso ao Posto Digital Detran.RJ se dá por meio do site do Detran . O usuário deverá ser cadastrado no portal gov.br, do governo federal. Nele, já está inscrito, por exemplo, quem obteve acesso ao aplicativo Carteira Digital de Trânsito e tem a acesso à Carteira Nacional de Habilitação digital e ao Certificado de Registro e Licenciamento digital de seu veículo.

Escolha um serviço:

Após entrar no Posto Digital, escolha o serviço desejado. Quem não tiver, ao tentar acessar verá a alternativa “Institua sua conta gov.br”. O cadastro é gratuito, online, e poderá ser feito em poucos passos, de maneira intuitiva.

Consultas disponíveis:

No caso da habilitação, acesso a data de validade da CNH, dados do registro da CNH, acesso a comentários da carteira, avisos de que o vencimento está próximo. O usuário também vai ter acesso às infrações pontuáveis dos últimos 12 meses, dos últimos 5 anos, além de infrações mandatórias nos últimos 5 anos.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Detran cria ‘posto digital’ para facilitar acesso on-line a serviços e consultas pelos usuários
>>>>>Detran do Rio abre mais de 6 mil vagas para atendimento neste sábado; veja serviços – September 08, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 acesso 0 0 NONE 7 acesso: 6, o acesso: 1
2 serviços 120 0 NONE 6 serviços: 1, os diversos serviços: 1, Alguns serviços: 1, Os serviços: 2, novos serviços serão: 1
3 Detran 40 0 ORGANIZATION 6 o Detran: 4, (tacit) ele/ela (referent: O Detran): 1, O Detran: 1
4 br de o governo federal 0 0 PLACE 5 br de o governo federal: 1, br: 4
5 usuário 0 0 NONE 5 O usuário: 2, o usuário: 3
6 informações 0 0 NONE 4 outras informações: 1, essas informações: 1, informações: 2
7 gov 0 0 PERSON 3 gov: 2, o portal gov: 1
8 pessoa 0 0 NONE 3 a pessoa: 3
9 vencimento 0 0 NONE 3 vencimento: 1, o vencimento: 2
10 forma 85 0 NONE 2 forma intuitiva: 1, forma personalizada: 1