Por: SentiLecto

Faz 1 dia, diante da volta de relatos de habitantes de 24 bairros de o Rio sobre água com gosto e cheiro ruim, de maneira semelhante a o começo de 2020, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio emitiu um comunicado em esta quinta-feira, dia 21, alegando já ter tomado medidas » para suprimi qualquer mudança em o produto por ela » distribuído.

Na Zona Sul, o habitante de Ipanema relatou que o gosto Incômodo e conservou até mesmo com a manutenção do filtro: «Aqui em Ipanema a água está com odor e gosto de barro e está transparente. Fiz manutenção no filtro mas continua ruim», escreveu João Aloysio no Twitter.

Na quinta-feira 31 de dezembro a poucas horas do Ano Novo, o carioca e habitantes de Nilópolis podiam enfrentar problemas com falta d’água. A Cedae informou que por conta de um equívoco no abastecimento de energia elétrica por parte da Light, a elevatória do Lameirão teve que ser desligada por volta das 9 horas. Restabeleceu-se o sistema já mas a elevatória estava sendo recolocada em operação de maneira gradativa. Com isso, o fornecimento podia levar até 48 horas para ser normalizado.

Faz 3 dias, a empresa declarou que nquanto faziam, técnicos detectaram mudanças em a água bruta próxima em a estação de tratamento de o Guandu eum » monitoramento de rotina » em a última e, portanto, coletaram uma amostra mandada para um laboratório. O resultado tem que sair dentro de sete dias.

«Técnicos intensificaram na lagoa a utilização de argila ionicamente transformada, responsável por diminuir o alimento para a proliferação das algas que liberam a geosmina/MIB. Ampliou-se a dosagem de carvão ativado também em a estação «, adicionou a Cedae. «Com as medidas, os técnicos já relatam percepção de melhora na água produzida, o que brevemente também será percebido pelo consumidor.Importante evidenciar que – apesar das mudanças desagradáveis de gosto e cheirinho – caso seja confirmada a presença da geosmina/MIB, a substância não oferece risco à saúde. Clientes que sentirem qualquer mudança na água podem entrar em contato pelo 0800 282 11 95».

No ano passado, antes da pandemia se alastrar no país, diversos bairros do Rio, assim como algumas cidades dos arredores, verificaram presença de forte cheirinho na água, com gosto desagradável, aparecendo também mudança de cor em determinados casos. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro coletaram amostras do sistema Guandu em janeiro de 2020 para análise e constataram que as mudanças aconteceram principalmente por uma «proliferação exarcebada de cianobactérias, especialmente da espécie Planktothrix isothrix».

Na sua vez, desde o fim doa ano passado, experts em saneamento fizeram o alerta de que o fornecimento poderia ser comprometido. A preocupação era reforçada porque, o projeto de um paliativo para a captação do Rio Guandu, o das “geobags”, empacou. Anunciou-se a solução há cinco meses e, segundo o Instituto Estadual do Ambiente, encontra se em período de revisão.Desde o fim do ano passado, experts em saneamento fizeram o alerta de que o fornecimento poderia ser comprometido novamente. A preocupação era reforçada porque o projeto de um paliativo para a captação do Rio Guandu, o das “geobags”, empacou. Se anunciou a solução ainda no meio do ano e, segundo o Instituto Estadual do Ambiente, encontra se em período de revisão.Desde o fim do ano passado, experts em saneamento fazem o alerta de que o fornecimento poderia ser comprometido novamente. A preocupação era reforçada porque o projeto de um paliativo para a captação do Rio Guandu, o das “geobags”, empacou. Se anunciou a solução ainda no meio do ano e, segundo o Instituto Estadual do Ambiente, ainda está em período de revisão.

O guandu, também chamado andu, ervilha-de-pombo, anduzeiro, guandeiro, guando é uma leguminosa arbustiva com folhas alternadas trifolioladas. O guandu, também chamado andu, ervilha-de-pombo, anduzeiro, guandeiro, guando é feijão-guandu.

A UFRJ em nota técnica divulgada à época aalegou «A produção de geosmina por essa espécie o isolamento confirmou ela e cultivo de essa cianobactéria em laboratório e condizia com o ocheirinhocaracterístico que estava sendo sentido pela população».Procurada pelo EXTRA se vai haver neste ano também análise da água em razão dos novos relatos, a instituição ainda não respondeu.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Diante de novos relatos de gosto e cheiro ruim na água, Cedae declara tomar medidas
>>>>>Moradores relatam gosto e cheiro ruim na água da Cedae e governo convoca reunião de emergência – January 21, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Consumidores relatam gosto e cheiro ruim na água da Cedae e governo convoca reunião de emergência – January 21, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Consumidores relatam gosto e cheiro ruins na água da Cedae, e governo convoca reunião de emergência – January 21, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 água 0 125 NONE 6 a água bruta: 1, a água produzida: 1, água: 1, a água: 3
2 alerta 0 0 NONE 6 o alerta: 6
3 abastecimento 0 12 NONE 4 o abastecimento: 4
4 cheiro 0 0 NONE 4 cheiro: 1, odor: 1, o odor característico: 2
5 preocupação 200 180 NONE 3 A preocupação era reforçada porque: 1, A preocupação era reforçada: 2
6 especialistas 270 0 NONE 3 especialistas: 3
7 técnicos 30 0 NONE 3 técnicos: 1, Técnicos: 1, os técnicos: 1
8 a captação de o rio_guandu 0 0 NONE 3 a captação de o Rio_Guandu: 3
9 a produção 0 0 NONE 3 (tacit) ela (referent: A produção): 1, (tacit) ele/ela (referent: A produção): 2
10 fase de revisão 0 0 NONE 3 fase de revisão: 3