Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Claudio Castro como Vice Governador do Rio de Janeiro

Aliados ao longo dos últimos oito meses, o governador do Rio, Cláudio Castro , empossado definitivamente no último fim de semana, e o presidente Assembleia Legislativa do estado vivem de forma silenciosa uma disputa de forças cujo pano de fundo envolve as ambições políticas de ambos para o ano que vem. O presidente Assembleia Legislativa do estado é o deputado André Ceciliano . Quando Castro trocou, nos bastidores, a antecipação da votação arrisca a coalizão formada pela dupla desde agosto de 2020 o agora ex-governador Wilson Witzel .

Cláudio Bomfim de Castro e Silva é um advogado e político brasileiro, atual governador do Rio de Janeiro.

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo é o órgão de poder legislativo do estado de São Paulo, exercido através dos deputados estaduais.

Leia: Lula discussão com Marcelo Freixo formação de ‘frente extensa’ no Rio em 2022

— Recebo esse desafio com uma vontade enorme de acertar. Com uma vontade enorme de fazer a vida do nosso estado melhor, a vida de cada um que mora aqui, melhor. Temos um grande desafio com a pandemia que está posto. Temos um grande desafio em conservar os empregos, em ampliar os empregos, desenvolver o nosso estado, auxiliar na geração de renda. É um grande desafio pela frente — declarou Castro.Na entrada da Casa, muitos deputados, secretários e autoridades se aglomeravam para o esperado cumprimento assim que Castro chegasse. Mas, à medida que o governador se atrasava, mais e mais políticos se juniamno local, sem respeitar o distanciamento social.

Na quarta-feira 07 de abril a primeira reunião estadual do PSOL, realizada de terça-feira , expôs o conflito entre os rumos para 2022 sugeridos pela direção do partido e pelo deputado federal Marcelo Freixo.

Castro, que quer viabilizar a própria candidatura à reeleição, tem no horizonte as lrestriçõesda própria popularidade e a crise de credibilidade do Palácio Guanabara diante do eleitorado, uma “herança” dos antecessores: primeiro a ser removido em um impeachment, Witzel foi o 6º chefe do Executivo fluminense investigado em quatro anos.

— Foi corrupção em época de pandemia, pandemia violentíssima. Muitos e muitos mortos, muitos e muitos infectados. O que se fez na pandemia foi uma crueldade, mas acho que deveria ser visto como crime hediondo. Hoje, a gente fez justiça pela população fluminense pelas mazelas da plutocracia corrupta que se criou com a coalizão de setores empresariais com governantes e gestores corruptos.»É revoltante o resultado do processo de impeachment! A regra processual e o método jamais estiveram presentes. Não fui submetido a um Tribunal de um Estado de Direito, mas sim a um Tribunal Inquisitório. Com direito a um algoz nos moldes do Estado Islâmico, que não mostrou a facezinha», escreveu ele no Twitter, em alusão a Edmar Santos, seu ex-secretário de Saúde.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Disputa pelo governo do Rio abala coalizão entre Cláudio Castro e André Ceciliano
>>>>>‘O Rio acabou com um câncer’, diz presidente do TJ-RJ sobre corrupção no governo Witzel; parlamentares reagem a impeachment – May 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Impeachment: Witzel entrega nesta terça-feira ao tribunal alegações finais com sua defesa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Impeachment de Witzel: relator diz que entregará relatório final até amanhã – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Witzel estuda recurso contra impeachment e diz que continuará na carreira política – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Cláudio Castro toma posse como governador do Rio – May 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Após impeachment, Witzel fica sem salário e perde o foro privilegiado – May 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Impeachment: Tribunal Misto decide hoje se Witzel será destituído definitivamente do cargo – April 30, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>’Não há futuro sem uma gestão austera’, diz Castro em posse como governador do Rio – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 pandemia 0 330 NONE 5 a pandemia: 3, pandemia violentíssima: 1, pandemia: 1
2 desafio 150 0 NONE 4 esse desafio: 1, um grande desafio: 3
3 Cláudio Castro 110 0 PERSON 4 Castro: 4
4 eu 20 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
5 nós 100 50 NONE 2 (tacit) nós: 2
6 Assembleia Legislativa 0 30 PERSON 2 o presidente Assembleia_Legislativa de o estado (apposition: o deputado André_Ceciliano): 1, (tacit) ele/ela (referent: o presidente Assembleia_Legislativa de o estado): 1
7 Tribunal Inquisitório 80 0 PERSON 2 ele (referent: um Tribunal_Inquisitório): 1, um Tribunal_Inquisitório: 1
8 Marcelo Freixo 0 0 PERSON 2 Marcelo_Freixo: 2
9 uma disputa de forças 0 0 NONE 2 uma disputa de forças: 2
10 crime hediondo 0 160 NONE 1 crime hediondo: 1