Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Posse de João Doria como prefeito da cidade de São Paulo

Após um empresário ameaçar o ex-presidente Lula num vídeo em que aparece com uma arma, o governador João Doria determinou nesta segunda-feira um inquérito de Polinesia Francesa para apurar o caso. Doria tomou a medida e logo em seguida ligou para adverti a presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann.

Quando Lula saiu da prisão em novembro de 2019, a assessoria do Instituto Lula alega que «o vídeo é de «. «Se retardou o vídeo. Ele inclusive fala que tem 74 anos e hoje tem 75», informa.Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com fala modificada declarar que está «livre para auxiliar a libertar o Brasil dessa delírio que está ocorrendo». «Lula completamente embriagado mandando recado para a militância», declaram As legendas que acompanham as imagens. É #FAKE.

Na segunda-feira 08 de março o presidente Jair Bolsonaro alegou que acreditava que o povo de Brasil não desejava ter o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato em 2022. Bolsonaro alegou que podiam até existir hipóteses sobre o caso envolvendo o sítio de Atibaia e o triplex no Guarujá, mas que a administração de Lula no comando do país foi «catastrófica».

João Agripino da Costa Doria Junior ComMM, mais conhecido como João Doria Junior ou, simplesmente é um empresário filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira desde 2001 e atual governador de São Paulo. João Agripino da Costa Doria Junior ComMM, mais conhecido como João Doria Junior ou, simplesmente é joão Doria. Um empresário é jornalista.

O autor da gravação identificado como José Sabatini é habitante de Artur Nogueira, no interior de São Paulo. O vídeo viralizou em grupos de WhatsApp poucos dias após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, invalidar as condenações do petista e torná-lo elegível.

Nas imagens, o empresário faz ameaças e xingamentos: «Lula seu filho da , desejo dar um recado pra você, tá. Hoje é sábado, dia 13 de março, presta atenção no recado que eu desejo dar pra você, seu vagabundo. Se você não devolver os R$ 84 bilhões que roubou do fundo de pensão dos trabalhador , você terá probrema «, enquanto assinala para a arma, declara o empresário. Ele prossegue em seguida: «Não tenta modificar o meu país numa Venezuela, eu derramarei meu sangue, mas eu vou combater pelo meu país. A minha parte eu farei. Não vou admitir você modificar o meu país numa Venezuela. Você terá probrema, hein, que valeu?!», cara.

Em nota, Doria declarou que compreende que «não vai ser à base de ameaças, agressões ou tiros, que o Brasil evai encontraro cpercursoda paz, equilíbrio e respeito pela democracia e pelo contraditório». Em tom conciliador, Doria ainda adicionou:

No domingo, petistas já haviam exibido uma queixa-crime aMário Sarrubbo para que o empresário seja investigado pela possível prática de ameaça, incitação ao crime, difamação, porte ilegal de arma de fogo de utilização permitida e disparo de arma de fogo. Mário Sarrubbo é o procurador-geral de Justiça de São Paulo.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil, Venezuela

Cities: Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Doria determina inquérito contra empresário que ameaçou Lula em vídeo com arma
>>>>>É #FAKE que imagens mostrem Lula bêbado agradecendo decisão de Fachin de anular condenações – March 11, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Saiba quais processos ainda pesam sobre Lula, além dos que tiveram decisões anuladas por Fachin – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Presidente da Câmara, Arthur Lira: ‘Lula pode até merecer. Moro, jamais! – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>‘Os extremos comemoram’, diz Mandetta sobre anulação das condenações contra Lula; veja as reações – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 18 0 NONE 8 (tacit) eu: 4, eu: 4
2 João Junior Doria 0 0 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: Doria): 1, o governador João_Doria: 1, Doria: 3, (tacit) ele/ela (referent: o governador João_Doria): 1
3 o empresário 0 0 NONE 6 Ele (referent: o empresário): 1, (tacit) ele/ela (referent: o empresário): 5
4 você 0 0 NONE 6 você: 5, Você: 1
5 empresário 0 90 NONE 5 um empresário (apposition: jornalista, publicitário e político brasileiro): 1, um empresário: 1, o empresário: 3
6 vídeo 0 0 NONE 5 o vídeo: 1, O vídeo: 2, um vídeo: 2
7 Lula 0 35 PERSON 4 Lula: 2, (tacit) ele/ela (referent: o ex-presidente Lula): 1, Lula completamente bêbado: 1
8 recado 0 0 NONE 4 recado: 1, o recado: 2, um recado: 1
9 loucura 160 120 NONE 2 loucura: 2
10 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: o presidente Jair_Bolsonaro): 1, o presidente Jair_Bolsonaro: 1