Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Flordelis em março de 2019

Circula pelas redes sociais uma montagem que alega que a deputada federal Flordelis votou em defesa da manutenção da prisão de Daniel Silveira . Na imagem se lê: «Não é piada. É Brasil». Mas é #FAKE.

Sobre a representação específica movida por seu próprio partido, Silveira argumentou que já havia sido castigado com a suspensão das atividades partidárias e que, portanto, não poderia padecer nova sanção.

Na segunda-feira 22 de fevereiro — Em meio ao impasse sobre a ordem de tramitação de processos contra deputados no Conselho de Ética da Câmara, Juscelino Filho informou ao GLOBO que os casos de Daniel Silveira e de Flordelis serão pautados e tinham que ter relator nomeado na sessão de amanhã. Juscelino Filho é o presidente do colegiado. Os dois casos tramitarão paralelamente, com prioridade sobre outros processos. Arthur Lira: ‘Daniel Silveira teria que arcar com as consequências’ Npassada, a Câmara anunciou a reativação do conselho, que estava paralisado desde antes pandemia, na esteira da prisão de Silveira, mas Faz 1 mês, Arthur Lira defendeu que o caso de Flordelis fosse julgado antes, em entrevista a o GLOBO publicada. Arthur Lira é o presidente da Câmara.

Flordelis dos Santos de Souza MT • TdeB é uma cantora, pastora e deputada federal brasileira, eleita pelo Estado do Rio de Janeiro desde 2019.

Na verdade, Flordelis estava ausente na eleição de sexta-feira . Ou seja, ela fez parte da lista de 15 deputados que não votaram na sessão deliberativa da Câmara dos Deputados. Do seu o PSD também esteve ausente o deputado Misael Varella, de MG. O PSD é partido.

A ausência da deputada federal foi registrada pelo projeto «O voto dos deputados» , do G1, que mostra o posicionamento dos parlamentares em votações nominais – ou seja, naquelas em que o voto de cada político é identificado. O projeto do G1 utiliza os dados oficiais da Câmara dos Deputados e há uma eleição pertinente, se o atualiza sempre que.

Daniel Silveira é deputado federal e foi preso em 16 de fevereiro de 2021, após divulgar um vídeo no qual faz apologia ao AI-5 e defende a destituição de ministros do STF. Pela Constituição, as prisões de parlamentares em flagrante durante o mandato têm que passar pela Casa legislativa em que atuam.

Na sua vez, — A defesa é bastante simples. Não preciso aumentar. Não preciso insistir. Estou me atendo à legalidade, mas hoje duvido bastante das legalidades que possam ser respeitadas — declarou, em tom de desabafo, de dentro do regimento onde está preso, no Rio de Janeiro.

O ministro determinou a prisão de o STF Alexandre de Moraes e confirmada em o dia seguinte por unanimidade em o plenário de o Supremo.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados do Brasil, ou simplesmente, Conselho de Ética, é o órgão da Câmara dos Deputados do Brasil encarregado de julgar e e aplicar penalidades aos deputados, nos casos de descumprimento das regras relativas aa decência parlamentar.

O Conselho de Ética da Câmara instaurará processo por quebra de decência contra Daniel Silveira. Ele responderá por quebra de decência parlamentar e pode ter o mandato cassado.

— Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira avalia que o Tribunal de Justiça do Rio não tem proficiência para afastar o mandato de Flordelis , acusada de mandar matar o próprio marido. Lira deixou claro que não se referia ao mérito do caso em si, mas à questão formal. Ele alegou que a Câmara provocará o Supremo Tribunal Federa l a se demonstrar sobre o tema. — Compreendo que um Tribunal de Justiça não tem proficiência para afastar deputado. Não entro no mérito da questão . Foi esta Mesa Diretora que encaminhou o caso para o Conselho de Ética. Quando a Mesa manda para o Conselho de Ética, justamente agora vem resolução do TJ-RJ interrompendo a parlamentar — declarou Lira, completando: — A nossa procuradoria está vendo as chances de cumprimento ou não, independente do caso dela, de afastamento parlamentar por órgão de instância inferior. Veja a confusão que está essa situação. A Mesa vai se posicionar. A consultoria da Casa está avaliando para se posicionar, inclusive nós provocaremos, compreendo, o STF sobre uma ADI que está lá desde 2017 — declarou Lira. Faz 2 anos, a resolução de o TJ-RJ foi para que a pastora seja conservada afastada de qualquer função pública até o seu julgamento em o processo em o qual é ré por a morte de o marido, A resolução do TJ do Rio ainda depende de aprovação da Câmara dos Deputados. Os parlamentares deverão votar conservam ou não o afastamento de Flordelis da posição. O presidente da Câmara defendeu um debate sobre o tema. — É por esses fatos que precisamos realmente debater o que é possível e o que nao é com relação à imunidade material — ddeclarouo presidente da Câmara, justificando amudançasna Constituição em um movimento que vem sendo intepretado por mjuízesdo STF como de blindagem a deputados. A Câmara dos Deputados decidiu, na terça-feira, pela abertura de procedimento disciplinar contra a pastora que pode culminar com a perda do mandato por quebra de decência parlamentar.O deputado federal e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson , anunciou hoje, em suas redes sociais, que o parlamentar bolsonarista Daniel Silveira assinou a ficha de filiação ao PTB. O EXTRA confirmou a informação com o partido. Faz 1 mês, o ex-PM foi preso por ataques a ministros de o Supremo Tribunal de Federal e enaltecer instrumentos repressivos de a ditadura militar, por resolução de o ministro de o Supremo, Alexandre de Moraes, e reiterada por unanimidade no colegiado da Corte.

O conselho, parado desde o começo da pandemia, vai ser reativado nesta terça-feira já com a instauração do processo contra ele. O processo dura em média 60 dias a partir da instauração, prazo que pode ser ampliado.

Já a deputada Flordelis é ré no inquérito sobre o homicídio do marido, o pastar Anderson do Carmo. Em testemunho à Justiça, ela negou participação no crime, mas confirmou que sabia da existência de um plano para matar o marido e que tentou avisá-lo.

O caso da deputada Flordelis também vai ser um dos temas do Conselho de Ética da Câmara nesta terça-feira.

A Justiça já aceitou acusação contra a parlamentar, que se tornou ré no caso. Seis de seus filhos e uma neta estão presos. Como parlamentar, Flordelis só pode ser presa em flagrante, e só pode ser afastada da posição por resolução da Justiça ou da própria Câmara.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>É #FAKE que deputada Flordelis votou pela manutenção da prisão de Daniel Silveira
>>>>>’Hoje duvido muito das legalidades que possam ser respeitadas’, diz Daniel Silveira ao Conselho de Ética – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Lira consultará STF sobre caso Flordelis: ‘Entendo que um TJ não tem competência para afastar deputado’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Nas redes, Roberto Jefferson anuncia filiação de Daniel Silveira ao PTB – February 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>É #FAKE imagem que mostra Luciano Huck com o deputado Daniel Silveira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Daniel Silveira contratou com dinheiro da Câmara empresa de vigilância de amigo e sem registro na PF – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Conselho de Ética da Câmara abre processos contra Daniel Silveira e Flordelis – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 13 (tacit) eu: 12, me: 1
2 Flordelis 0 40 PERSON 10 (tacit) ele/ela (referent: a deputada Flordelis): 1, a deputada Flordelis: 1, Flordelis: 4, (tacit) ele/ela (referent: Flordelis): 1, ela (referent: Flordelis): 1, ela (referent: a deputada Flordelis): 1, Flordelis_dos_Santos_de_Souza_MT: 1
3 Daniel Silveira 37 30 PERSON 6 Daniel_Silveira: 3, parlamentar bolsonarista Daniel_Silveira: 1, (tacit) ele/ela (referent: Silveira): 1, Silveira: 1
4 Arthur Lira 0 50 PERSON 5 Arthur_Lira: 2, Arthur_Lira (apposition: o presidente de a Câmara): 1, Lira: 2
5 preso 0 240 NONE 3 preso: 3
6 Conselho de Ética 0 0 ORGANIZATION 3 o Conselho_de_Ética: 2, Conselho_de_Ética: 1
7 Conselho de Ética da Câmara 0 0 ORGANIZATION 3 O Conselho_de_Ética_da_Câmara: 1, Ele (referent: O Conselho_de_Ética_da_Câmara): 1, o Conselho_de_Ética_da_Câmara: 1
8 Câmara 0 0 ORGANIZATION 3 a própria Câmara: 1, a Câmara: 2
9 parlamentar 0 0 NONE 3 a parlamentar: 3
10 pastora 0 0 NONE 3 a pastora: 3