Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Bandeira de Itaboraí

Circula nas redes sociais e em blogs uma fotografia que mostra duas meninas mortas, sangrando no chão. As mensagens que a acompanham declaram se tratar de duas vítimas da Polícia Militar na ação que concluiu com dez mortos no Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. É #FAKE.

Essa não é a primeira vez que o CEO da Pfizer é alvo de mensagens falsas. O Fato ou Fake já desmentiu que ele tenha declarado que não ia tomar a vacina. Ele mesmo elucidou em seu perfil verificado no Twitter que tomou a segunda dose em março de 2021.

Na segunda-feira 25 de outubro circulava pelas redes sociais um vídeo em que uma mulher alegava que uma indústria de Brasil tem fabricado uma boneca que utilizava vestido feminino e tem órgão genital masculino. Mensagens que apareciam junto com as imagens declaravam que a Cotiplás instituiu uma «boneca trans para fortalecer a ideologia de gênero». era #FAKE.

Procurada pelo g1, a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, que investiga o caso, nega que as duas vítimas tenham falecido em São Gonçalo e que a polícia fluminense investigue as mortes.

Itaboraí é um município de Brasil no estado do Rio de Janeiro, Região Sudeste do país.

Uma busca reversa revela que, se registrou a imagem em a verdade, após uma chacina acontecida em o dia 27 de janeiro de 2018 em o Ceará.

A mensagem falsa declara que ela faleceu no dia 10 após ser levada ao pronto-socorro do Hospital Presbiteriano Lawrence, de Nova York, e ser internada por paramédicos. Nada disso é verdade.

O g1 noticiou na época os nomes das vítimas mortas em um bar no bairro Cajazeiras, em Fortaleza, incluindo os das duas adolescentes.

Já na ação do Salgueiro, não houve nenhuma mulher identificada entre os mortos.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Fortaleza

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>É #FAKE que imagem mostre meninas mortas em ação da Polícia Militar no Complexo do Salgueiro
>>>>>É #FAKE que mulher de CEO da Pfizer morreu por complicações da vacina logo após ser imunizada – November 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>É #FAKE mensagem que relaciona vacina contra Covid-19 a nascimento de criança com cauda no CE – November 17, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>É #FAKE foto que mostra estande de vacinação nos EUA com faixa pedindo aos pais que doem órgãos dos filhos – November 17, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>É #FAKE que imagens mostrem perseguição policial a carro vermelho e tiros na Avenida Presidente Vargas no Rio – November 17, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 o CEO_da_Pfizer 0 80 OTHER 5 ele (referent: o CEO_da_Pfizer): 2, o CEO_da_Pfizer: 1, (tacit) ele/ela (referent: o CEO_da_Pfizer): 1, Ele (referent: o CEO_da_Pfizer): 1
2 mensagens 0 0 NONE 4 Mensagens: 2, As mensagens: 2
3 boneca 0 0 NONE 3 uma boneca: 2, boneca trans: 1
4 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
5 mortos 0 140 NONE 2 dez mortos: 1, os mortos: 1
6 foto 0 100 NONE 2 uma foto: 2
7 Fake 0 0 PERSON 2 FAKE: 2
8 Itaboraí 0 0 PERSON 2 Itaboraí: 2
9 Procurada 0 0 PERSON 2 Procurada: 1, (tacit) ele/ela (referent: Procurada): 1
10 mulher 0 0 NONE 2 uma mulher: 1, nenhuma mulher identificada: 1