Por: SentiLecto

Em um vídeo que circula na internet, um homem alega ser possível que não haja mortes por Covid-19. Segundo ele, a existência de outros vírus circulantes, inclusive no corpo de pacientes da enfermidade, impede que seja possível confirmar que a causa da morte seja o coronavírus. É #FAKE.

No vídeo, o homem conta um diálogo com uma pessoa não identificada. «A pessoa vai lá, falece com os sintomas de gripe. Aí testa para o Covid, deu positivo para o Covid. Aí pergunta: testam para outra coisa também»? Aí eu perguntei «Mas doutor, então o cara pode ter dois vírus ao mesmo tempo? Pode estar colaborando um com o outro?» Ele falou assim: «Pode ter mais de 2.000. O cara pode estar repleto de vírus. Qual foi o que provocou a morte? Aquele tem que carga viral maior.» Aí ele perguntou: «Existe meio de averiguar isso? Não. Então, na verdade, olha só que delírio, na verdade, o número de mortos pela Covid pode ser zero. Por Covid, o número de mortes por Covid pode ser zero.»

Em seguida, ele segue no mesmo raciocínio: «Como é que você sabe, fazendo o teste somente para o coronavírus, que foi o coronavírus que provocou os sintomas, a morte? Os sintomas mesmo. Como é que você sabe? Testaram para H1N1 também? Testaram para outras cepas do vírus da gripe? Como é que você sabe que aquele vírus foi culpado pelo desenvolvimento da enfermidade? Então, a rigor, eu posso deduzi que ele pode ter se disseminado bastante por aí, mas que as mortes provocadas pela enfermidade podem ser zero.»

O médico infectologista do clínica Emílio Ribas Jamal Suleiman declara que o raciocínio não faz qualquer sentido. Segundo ele, a infecção por Sars-Cov-2, o vírus da Covid-19, tem sintomas específicos, que não são exatamente iguais aos provocados por qualquer outro vírus ou bactéria. Explica: «A pneumonite provocada pelo Sarc-Cov-2, pelos coronavírus de forma geral, tem uma norma radiológica, que inclusive tem uma fórmula para cálculo de comprometimento pulmonar». É o chamado «vidro fosco».

«Se chegam com uma condensação heterogênea, eu nem peço o teste, porque é uma pneumonia bacteriana. E não há tantos vírus que provoquem pneumonites virais em adultos», declara o médico. Ele recorda, por exemplo, que a pneumonite provocada pelo Sars-Cov-2 é associada ao tromboembolismo , e isso não ocorre com o vírus H1N1. «Você chamará de quê?, se o suíno tem a pele que é de suíno». A pele que é de suíno é a pata que é de suíno. A pele que é de suíno é a pata que é de suíno.

Licenciado em Engenharia Mecânica, Suleiman Cassamo é membro da Associação dos Escritores Moçambicanos, de que foi secretário-geral entre 1997 e 1999.

Suleiman recorda que, em uma pandemia como a da Covid-19, a verificação dos casos da enfermidade passa a ser feita não só pelos exames laboratoriais, mas também pelos chamados critérios clínicos-epidemiológicos, que levam em conta os sintomas e a circulação de um vírus associado a aqueles sintomas. Mesmo assim, há um monitoramento rotineiro, com amostras aleatórias, da circulação de outros vírus e bactérias. Ou seja, pessoas selecionadas ao acaso são, sim, testadas para verificação de outras enfermidades, como a H1N1 e a gripe.

– Camilo Santana anunciou em seu perfil do Twitter nesta quarta-feira ter sido diagnosticado com a Covid-19, tornando-se o 15º governador a contrair a nova enfermidade no país. Camilo Santana é o governador do Ceará. «Informo aos meus irmãos e irmãs cearenses que, em novo exame realizado hoje, testei positivo para Covid. Fiz esse segundo exame após surgirem alguns sintomas gripais», postou na rede social. O governador explica que mesmo tendo um resultado de exame negativo na segunda-feira, realizou uma nova testagem, já que se diagnosticou Onélia com a Covid-19. Onélia é sua esposa. Santana também alegou que por cautela já havia cancelado toda a agenda pública e entrado em isolamento, trabalhando de casa. «Vou continuar dessa maneira nos próximos dias, seguindo todas as recomendações médicas. Neste momento estou bem, embora com alguns sintomas da gripe», continuou. Outros 14 governadores estaduais já exibiram exames positivos para o vírus: do Distrito Federal, Ibaneis Rocha ; do Rio de Janeiro, Wilson Witzel , que está afastado da posição por resolução judicial; do Pará, Helder Barbalho ; de Pernambuco, Paulo Câmara ; de Alagoas, Renan Filho ; de Roraima, Antonio Denarium ; do Espírito Santo, Renato Casagrande ; do Mato Grosso, Mauro Mendes ; de Santa Catarina, Carlos Moisés ; de Sergipe, Belivaldo Chagas ; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite ; de São Paulo, João Doria ; do Amazonas, Wilson Lima ; e do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja . Se contagiou diversas autoridades de a República também já pelAugusto Aras, de o presidente de a Câmara Rodrigo Maia, de o presidente de o Senado Davi Alcolumbre e de o presidente de o Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. Augusto Aras, do presidente da Câmara Rodrigo Maia , do presidente do Senado é o coronavírus. Faz 3 meses, até mesmo o presidente Jair Bolsonaro anunciou que estava com Covid-19.

Na quinta-feira 01 de outubro Newswire MIAMI, Flórida, 1 de outubro de 2020 O teste rápido de antígeno para Covid tem a marca CE e era registrado no programa de autorização de utilização de emergência da FDA . UU. Nossos testes rápidos de anticorpos e de antígeno são produzidos na Flórida, EUA. UU. Ambos estão disponíveis para compra em qualquer lugar. A API Pharma estava em busca de parceiros para distribuição em todos os países da América Latina. Entre em contato conosco para obter mais informações. Etapa 1: colha uma amostra de uma das três seguintes formas: nasal superficial, orofaríngea ou nasofaríngea profunda. Etapa 2: coloque em um tubo com 6 gotas de tampão e movimente. Etapa 3: some 10 ul de tampão e a amostra ao cartão. Etapa 4: some duas gotas de diluente. Etapa 5: veja o resultado após 20 minutos A API Pharma também oferecia os melhores custos para kits de PCR e de extração de RNA. Se aprovavam os kits de PCR com a marca CE e também pelava programa de autorização de utilização de emergência de a FDA. Se os produziam em a Europa e temos 20 milhões em estoque. Para mais informações, mande um e-mail para sales@api-medical.com FONTE API Pharma

O virologista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Rômulo Neris declara que o argumento exibido no vídeo é falso. Segundo ele, a ideia de que é inimaginável saber sem dúvida a causa da morte de alguém a menos que se busque todas as infecções virais humanas possíveis podia, então, ser aplicada a qualquer enfermidade que possa provocar complicações.

«A autópsia não testa exclusivamente a presença do Sars-CoV-2 no corpo quando realizada. Ela também documenta as mudanças nos tecidos que provocaram a morte. A partir disso, é possível rastrear com base nas manifestações já documentadas a correlação do óbito com o quadro de Covid-19. Essa abordagem é habitualmente utilizada há algumas décadas em diversas infecções virais que também podem levar a óbito», deduz.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>É #FAKE que presença de outros vírus nos corpos de vítimas da Covid-19 significa que pode não ter havido nenhuma morte pelaenfermidadea
>>>>>Camilo Santana, do Ceará é diagnosticado com Covid, 15º governador a contrair doença – October 07, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 80 0 NONE 11 eu: 3, (tacit) eu: 8
2 vírus 90 0 NONE 10 vírus: 3, qualquer outro vírus: 1, aquele vírus: 1, o vírus: 3, dois vírus: 1, vírus circulantes: 1
3 sintomas 300 0 NONE 5 Os sintomas mesmo: 1, aqueles sintomas: 1, alguns sintomas gripais: 1, sintomas específicos: 2
4 Covid 0 0 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: Covid): 1, Covid: 4
5 etapa 0 0 NONE 5 Etapa 4: 1, Etapa 2 e: 1, Etapa 5: 1, Etapa 3: 1, Etapa 1: 1
6 porco 0 320 NONE 4 porco: 3, o porco: 1
7 morte 0 210 NONE 3 a morte: 3
8 Covid 0 0 ORGANIZATION 3 a Covid: 1, o Covid: 2
9 Suleiman 0 0 PERSON 3 Suleiman_Cassamo: 1, Suleiman: 1, (tacit) ele/ela (referent: Suleiman): 1
10 homem 0 0 NONE 3 um homem: 2, o homem: 1