Por: SentiLecto

Circula pelas redes sociais vídeo de um discurso do presidente de Rusia Vladimir Putin com legendas em português que alegam que, após conversar com o presidente Jair Bolsonaro, ele desistiu de agredi a Ucrânia. É #FAKE.

E BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro alegou nesta quarta-feira que Vladimir Putin «busca a paz» Vladimir Putin é o presidente da Rússia., e que «o percurso para a solução pacífica se exibe» para o conflito do país com a Ucrânia e os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte . Criticou-se Bolsonaro por visitar a Rússia em meio em a concentração de tropas de Moscou em a fronteira ucraniana com os países ocidentais, alegando que havia risco » iminente » de uma de invasão.Mas, em declarações separadas depois do seu encontro com Putin, o presidente de Brasil declarou que, «por coincidência ou não» parte das tropas russas começaram a ser retiradas da fronteira com a Ucrânia nas vésperas de suas viagem. — A leitura que eu tenho do presidente Putin é que ele é uma pessoa também que busca a paz. E qualquer conflito não interessa para ninguém no mundo. Conservámo nossa agenda, por coincidência ou não, parte das tropas deixou a fronteira e, pelo que tudo menciona, [é] uma grande sinalização que o percurso para a solução pacífica se exibe no momento para Rússia e Ucrânia — declarou Bolsonaro, em declaração àoijornalismo Após se reunir com Putin mais cedo, o presidente de Brasil alegou que há «mais que um casamento perfeito» entre os dois países. — Realmente, é mais que um casamento perfeito o sentimento que eu levo para o Brasil. E senti também, pela fisionomia, pelo aquilo que foi tratado até fora da agenda oficial, com autoridades de Rusia, em especial o presidente Putin, que é esse o sentimento que ele também tem do Brasil.— Esse não é tema para tratar fora do Brasil, com todo o respeito. Está extrapolando, no meu compreender, a sua atividade — declarou Bolsonaro, em entrevista coletiva, horas após a reunião com Putin, se alguém faz qualquer ilação nesse sentido.A justificação para conservar a viagem é que as relações comerciais com a Rússia são estratégicas para setores como agronegócio e energia. Em ano eleitoral e com Bolsonaro atrás nas pesquisas , o encontro com um líder mundial também busca mostrar algum renome internacional.

Na segunda-feira 31 de janeiro em recurso encaminhado ao Supremo Tribunal Federal , a Advocacia-Geral da União requereu que a investigação que apurava vazamento de documentos sigilosos, por parte do presidente Jair Bolsonaro, fosse retirado das mãos do ministro Alexandre de Moraes. Ele era o relator de vários processos que têm Bolsonaro e aliados como alvos no STF, e vinha tomando resoluções que têm trazido dor de cabeça ao presidente. A tentativa da AGU, que encarnava Bolsonaro nas investigações em que ele era investigado, não deu certo, e o processo continuava com Moraes.

As legendas em português atribuem a Putin a seguinte declaração: «Bom dia, cidadãos do mundo. Quando conversei com o presidente Jair ainda em voo, hoje estava prestes a agredi a Ucrânia. Ele que veio de um lugar tão longe. Ele declarou: ‘Ô Vladi, o mundo é nossa casa. Deus está acima de todos.’ Isso tocou na meu espírito. Portanto agora decidi retirar minhas tropas da fronteira. E parar esse combate. Agradeço de coração. Presidente de Brasil.»

No vídeo, Putin não faz as declarações que as legendas em português atribuem a ele. Na verdade, ele faz um discurso em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Henrique Canary Rodrigues, doutor em Literatura e Cultura Russa pela USP, tradutor e professor de russo alega: «Trata-se de um vídeo onde o presidente de Rusia Vladimir Putin se conduz às mulheres da Rússia para parabenizá-las pelo Dia Internacional da Mulher «. Ele analisou o vídeo a pedido do Fato ou Fake.

A tradução literal do vídeo, segundo Canary, é a seguinte:

«Desejadas mulheres da Rússia!

De todo o coração, parabenizo-as pelo Dia Internacional das Mulheres. Nós comemoramos essa data bem no começo da primavera, quando o clima no nosso grande país é o mais diverso. Mas em todo o lugar impera um sentimento primaveril e ensolarado. Os sorrisos instituem esse sentimento , por as flores e por sentimentos sinceros. Tudo isso é para vocês, desejadas mulheres.»

O professor de russo da escola Troika Idiomas Dimitri Bobrovnikov fez tradução similar. Ele alega que o vídeo e a legenda não condizem em nada. Declara: «Nada do que está na legenda, nenhum vocábulo está correta, foi 100% manipulado».

Bobrovnikov conta que vários amigos, seguidores e estudantes da escola mandaram esse vídeo. «As pessoas que já tinham alguma noção de russo, compreenderam na hora que se tratava de uma fake news manipuladora. Já as pessoas que não sabiam russo e não sabiam como o Putin se conduz nas suas falas, tiveram dúvidas e me pediram para fazer a tradução. Me pergunto quem fez esse vídeo e com qual objetivo. Não é a primeira vez que vejo vídeos onde vocábulos são literalmente postas na boca do Putin. É assustadora a facilidade com que as coisas podem ser manipuladas e serem propagadas sem freios como se fossem verdade. Aqui reitero o protagonismo de conferirmo sempre as fontes, e do que é compartilhado nas redes sociais, WhatsApp e Telegram», alega.

Uma busca reversa das imagens no buscador Yandex também leva a reportagens com legendas em russo que relacionam o vídeo com homenagem ao Dia das Mulheres em 2018.

Gilson Machado publicou no Twitter uma montagem de uma capa falsa da revista norte-americana «Time» que mostra o presidente Jair Bolsonaro e, abaixo, a frase: «Prêmio Nobel de 2022». Gilson Machado é o ministro do Turismo. Procurada pelo g1, a «Time» respondeu: «We can confirm that this is a fake Time cover’

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Ukraine, Russian Federation

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>É #FAKE que Putindeclaroue em vídeo que desistiu deagredir a Ucrânia após conversa com Bolsonaro
>>>>>Bolsonaro afirma que ‘caminho para a solução pacífica se apresenta’ para conflito entre Rússia e Ucrânia – February 16, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Rússia anuncia retirada de parte dos militares da fronteira com a Ucrânia – February 15, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>No meio do furacão, Bolsonaro viaja à Rússia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Ao lado de Putin, Bolsonaro agradece defesa da soberania da Amazônia e prega ‘paz para todo mundo’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Bolsonaro afirma que não tratou de segurança de eleições brasileiras com Putin – February 16, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>TSE diz que Forças Armadas não questionaram segurança das urnas eletrônicas – February 11, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Em meio à tensão com TSE, Bolsonaro recebe Alexandre de Moraes e Edson Fachin – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Alerj oficializa cassação do mandato do deputado estadual Vandro Família – February 08, 2022 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>PF passa a investigar relação de Bolsonaro com milícias digitais antidemocráticas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Próximo presidente do TSE, Fachin diz que países como a Rússia ‘têm relutado em sancionar cibercriminosos’ – February 15, 2022 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 60 0 NONE 15 eu: 2, (tacit) eu: 11, Me: 1, me: 1
2 Putin 60 0 PERSON 11 o presidente Putin: 4, Putin: 3, (tacit) ele/ela (referent: Putin): 2, ele (referent: Putin): 2
3 Jair Bolsonaro 0 60 PERSON 8 o presidente Jair_Bolsonaro: 1, Bolsonaro: 4, O presidente Jair_Bolsonaro: 1, o presidente Jair: 1, presidente Jair_Bolsonaro: 1
4 sentimento 0 0 NONE 6 um sentimento primaveril e ensolarado: 1, Esse sentimento: 1, o sentimento: 4
5 vídeo 0 0 NONE 6 esse vídeo: 2, o vídeo: 3, um vídeo: 1
6 presidente 0 0 NONE 5 o presidente: 1, Presidente brasileiro: 1, o presidente brasileiro: 2, o presidente russo: 1
7 legendas 0 0 NONE 4 As legendas: 1, as legendas: 1, legendas: 2
8 português 0 0 NONE 4 português: 4
9 nós 60 0 NONE 3 Nós: 1, (tacit) nós: 2
10 Bobrovnikov 0 0 PERSON 3 Bobrovnikov: 1, (tacit) ele/ela (referent: Bobrovnikov): 2