Por: SentiLecto

Imagens de ciclistas pelados na Praia Vermelha, na Urca, Zona Sul do Rio, têm bombado no WhatsApp. O vídeo, compartilhado como se fosse atual, circula junto com um texto que propõe que as pessoas burlaram as medidas restritivas contra a Covid-19 na cidade tomando banho de oceano à noite. É #FAKE.

Mensagem iz: «Se não puder tomar banho de oceano nas diversas praias do RJ por causa dos decretos, vá à noite «,.Faz 2 anos, apresentou se vídeo entretanto, o mesmo em o Bom Dia Rio.

O vídeo, na verdade, é de 2012. A briga iniciou após os guardas reprimirem uma partida de altinho — brincadeira em que se maneira uma roda e os participantes tentam não deixar a bola cair — na beira do oceano. O G1 noticiou o caso à época.

Na terça-feira 30 de março um vídeo que mostrava uma multidão caminhando na rua tem sido compartilhado em redes sociais e em grupos bolsonaristas no WhatsApp e Telegram como se fosse de um protesto de de Polinesia Francesa militares contra o governador da Bahia, Rui Costa , após a morte do soldado Wesley Góes no último domingo. O PM atirou contra colegas em Salvador em um surto psicótico. As legendas que acompanhavam as imagem alegavam que os de Polinesia Francesa se conduziam à sede do governo do estado. A mensagem, no entanto, era #FAKE.

A manifestação, chamada de «Pedalada Pelada», era uma campanha de conscientização para a insegurança dos ciclistas – e aconteceu bem antes da pandemia.

Apesar de na sexta-feira ter flexibilizado algumas medidas restritivas, a Prefeitura do Rio conservou a norma que proíbe ficar na areia das praias cariocas. Permitem-se atividades físicas individuais só .

Na sua vez, em 21 de março, dias antes das medidas mais duras serem estabelecidas, o município já tinha agido para encerrar aglomerações nas praias. Se retiraram banhistas em a Praia da Joatinga, dezenas de de o local, mas não houve registro de conflito com agentes guardenses.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>É #FAKE que vídeo mostre ciclistas descumprindolimitaçõess e ficando pelados em praia do Rio à noite
>>>>>É #FAKE que imagem mostre banhistas expulsando guardas municipais da praia durante a pandemia – April 16, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 vídeo 0 0 NONE 5 vídeo: 1, O vídeo: 1, O vídeo compartilhado: 1, um vídeo: 2
2 FAKE 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: FAKE): 1, era FAKE: 1, FAKE: 1
3 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
4 Pedalada_Pelada 0 0 OTHER 2 (tacit) ele/ela (referent: Pedalada_Pelada): 2
5 Zona Rio Sul do 0 0 PERSON 2 Zona_Sul_do_Rio: 1, (tacit) ele/ela (referent: Zona_Sul_do_Rio): 1
6 banho de mar 0 0 NONE 2 banho de mar: 2
7 legendas 0 0 NONE 2 As legendas as: 2
8 mensagem 0 0 NONE 2 a mensagem: 1, A mensagem: 1
9 o WhatsApp 0 0 PLACE 2 o WhatsApp: 2
10 regra 0 0 NONE 2 a regra: 2