Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Montagem Lava Jato

Circula pelas redes sociais uma fotografia de uma fazenda atribuída a Fábio Luís da Silva, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É #FAKE.

Fábio Luís Lula da Silva, também conhecido como Lulinha, é um biólogo e empresário brasileiro, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A imagem mostrada na mensagem falsa não é de uma propriedade de Fábio Luís. Na verdade, ela mostra o edifício da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo .

Construído entre 1904 e 1907, a construção abriga a salinha da direção e os setores administrativos da Esalq. A assessoria da instituição fez até uma linha do tempo referente aos 100 anos do edifício.

O texto falso que circula nas redes declara: «Isso é que é um empresário hábil. O novo mega campeão brasileira de enriquecimento abrupto é o dono desta fazenda». A mensagem ainda declara que se adquiriu a fazenda e certificada no Cartório de Registro de Imóveis.

Na sua vez, no perfil oficial do delegado, não há nem sequer uma postagem feita. O perfil foi aberto ainda neste mês e não segue nenhum usuário.

Na quarta-feira 07 de abril circulava pelas redes sociais uma capa da revista «Veja» com uma chamada que declarava que o ministro Edson Fachin , de o Supremo Tribunal Federal , ameaçou o ministro Edson Fachin de o Supremo Tribunal Federal para que invalidasse as condenações de Lula na Operação Lava Jato. era #FAKE.

Em nota, o Instituto Lula alega que o ex-presidente Lula e sua família são vítimas há anos de mentiras divulgadas por grupos políticos oponentes.

«São os mesmos grupos políticos que divulgam informações falsas sobre a pandemia. Infelizmente as autoridades e redes sociais fazem pouco para coibir essa conduta nociva para a sociedade brasileira. O filho do ex-presidente, vítima das invenções mais absurdas da internet, teve todos os seus sigilos quebrados e seus rendimentos são legais e condizentes com suas atividades.»

Consideraram-se as movimentações financeiras de Fábio Luís compatíveis com seu patrimônio dito em a Receita Federal, de acordo com perícia realizada por a Polícia Federal.

A Polícia Federal abriu dois investigações para investigar a ação de Adélio. E encontraram-se indícios de a participação não de terceiros em o crime.

Faz 1 mês, o Tribunal Regional Federal de a 3ª Região determinou a paralisação de o inquérito até que se defina qual o juízo hábil para tratar o caso, em março.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>É #FAKE quefotografiao mostre fazenda de filho de Lula
>>>>>É #FAKE que diretor-geral da PF tuitou que STF e Lula arquitetaram plano para matar Bolsonaro – April 20, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>’Bolsonaro errou e se omitiu na pandemia’, diz Renan Calheiros, apontado como relator da CPI – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>É #FAKE que Gleisi Hoffmann disse que seca no Nordeste é ‘quase um patrimônio’ do país e ‘não deve ser destruída’ – April 16, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>É #FAKE que decisão do STF proíbe Bíblia em escolas e bibliotecas públicas – April 16, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Fábio Luís da Silva 0 0 PERSON 3 Fábio_Luís_Lula_da_Silva: 1, Fábio_Luís: 1, Fábio_Luís_da_Silva: 1
2 grupos 0 0 NONE 3 grupos políticos: 1, mesmos grupos políticos: 2
3 redes 0 0 NONE 3 as redes sociais: 2, as redes: 1
4 texto 0 160 NONE 2 O texto falso: 2
5 mensagem 0 80 NONE 2 A mensagem: 1, a mensagem falsa: 1
6 o ex-presidente Lula e sua família 0 60 PERSON 2 (tacit) eles/elas (referent: o ex-presidente Lula e sua família): 1, o ex-presidente Lula e sua família: 1
7 FAKE 0 0 ORGANIZATION 2 FAKE: 2
8 Federal 0 0 PERSON 2 a Polícia_Federal: 1, A Polícia_Federal: 1
9 a paralisação de a investigação 0 0 NONE 2 a paralisação de a investigação: 2
10 edifício 0 0 NONE 2 o edifício: 1, o prédio: 1