Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Puerto Madero, Buenos Aires (40689219792)

A fotografia de uma loja do Carrefour em meio a um grande incêndio tem sido amplamente compartilhada nas redes sociais como sendo resultado de um protesto no Brasil pelo homicídio de João Alberto Freitas, acontecido na área externa de uma unidade de Porto Alegre, no dia 19 de novembro. Mas é #FAKE.

A publicação atribui à candidata do PCdoB à prefeitura da cidade a culpa pelo suposto feencerramentoo supermercado e se refere a Manuela de fomaneiraejorativa e dideclaraue a motivação para enconcluir unidade teria sido a insegurança gerada pelas manifestações. A publicação chegou a receber um aviso de conteúdo falso no Facebook.

Na segunda-feira 23 de novembro a editora Ediouro Publicações anunciou que decidiu interromper a distribuição do livro «A companhia antirracista», de autoria de Maurício Pestana, por ter uma entrevista com o CEO do Carrefour Brasil, Noël Prioux. Faz 1 mês, arremessou se a obra em meados e tratava de iniciativas de grandes corporações mundiais para lutar o racismo. Desde quinta-feira , quando seguranças mataram o soldador João Alberto Silveira Freitas de uma unidade de o supermercado de o bairro Passo D » Areia , em Porto Alegre , Rio Grande do Sul , a companhia vinha recebendo uma série de críticas e sendo alvo de protestos por o Brasil.

Carrefour é uma rede internacional de hipermercados fundada na França em 1960.

Tirou-se a fotografia não em o Brasil, e sim na Argentina, que é antiga, , e Faz 2 anos, foi feita. O incêndio de grandes dimensões foi num local acima do mercado da rede no distrito de Tigre, em Buenos Aires, noticiado pelo jornal de Argentina La Nación.

Argentina, oficialmente República Argentina, é o segundo maior país da América do Sul em território e o terceiro em população, constituída como uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires, capital do país.

O local que ficou sob as chamas era um espaço de diversão com trampolins e outros brinquedos. O incêndio, inclusive, não provocou prejuízos ao supermercado, que estava situado abaixo do local onde houve o acidente, segundo o jornal.

O espancamento e asfixia de João Alberto – homem negro de 40 anos – por seguranças da loja do Carrefour do bairro de Porto Alegre de Passo D’Areia estimulou protestos contra o racismo em várias cidades de Brasil, mas provocou-se nenhum grande incêndio.

Na se fechou a loja de Passo D’Areia sua vez, de acordo com o Carrefour, não definitivamente, mas Faz 1 mês, fechou em o dia 26 de novembro » em respeito a o luto por o senhor João Alberto «. Neste mesmo dia, todas as unidades ficaram fechadas até às 14h. Após o homicídio de João Alberto, a unidade de Passo D’Areia passou o final de semana seguinte fechada e reabriu na segunda-feira , mas voltou a fechar na quinta-feira . Sobre as manifestações, a rede de supermercados alega que compreende que são legítimas. «Nós compartilhamos do mesmo sentimento e estamos à disposição para cinstituiruumaddiscussãocom a sociedade, buscando soluções para que casos como este não voltem a aocorrer, aadiciona Se desmentiu este rumor já também por outras agências de

Dias após a morte de João Alberto, e diante de muita repercussão no Brasil todo, o Carrefour anunciou a criação de um fundo de R$ 25 milhões voltado a iniciativas de guerrazinha ao racismo estrutural no Brasil, e também a criação de um Comitê Externo de Livre Expressão sobre Diversidade e Inclusão, com nomes eminentes da comunidade negra, como Silvio Almeida e Celso Athayde.

Por outro lado, uma das mensagens que circulam declara que somente Brasil, Cuba e Venezuela usam os equipamentos no mundo. Pelo menos 26 países, no entanto, utilizam o sistema de voto eletrônico, seja em votações nacionais ou regionais. O levantamento é do International Institute for Democracy and Electoral Assistance .No último domingo , após reconhecer a derrota na votação para o tucano, Boulos fez um discurso em que declarou: “Trabalharei, a partir de agora, para o que a gente conseguiu construir e juntar em São Paulo sirva de inspiração para o Brasil Vou estar à disposição, como sempre estive, das lutas do nosso povo, em São Paulo e no país, por democracia, justiça e direitos sociais”.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil, Argentina

Cities: Porto Alegre, Tigre, Buenos Aires

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>É #FAKE queohomicídioo de João Alberto em o Brasilarruinouu em um grande incêndio em protesto loja de o Carrefouro
>>>>>É #FAKE que unidade do Carrefour onde João Alberto foi morto fechou após protestos antirracistas – November 29, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>É #FAKE que Argentina e Venezuela adotem as mesmas urnas eletrônicas – December 01, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>É #FAKE que Boulos tenha dito que irá embora do país após sair derrotado em São Paulo – December 02, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Guilherme Boulos é diagnosticado com Covid-19 e debate na TV Globo é cancelado – November 27, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>É #FAKE que 56 das 58 zonas eleitorais de São Paulo registraram resultado idêntico e que isso comprova fraude no 1º turno – November 24, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Veja o que é #FATO ou #FAKE nas declarações dos candidatos à Prefeitura de SP na 1ª semana de campanha do 2º turno – November 21, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Após diagnóstico, Boulos começa a apresentar sintomas de Covid – November 28, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Candidato à prefeitura de São Paulo, Boulos testa positivo para Covid-19 – November 27, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Brasil registra 34.130 novos casos de Covid-19; total de mortes atinge 171.974 – November 27, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Brasil registra 194 novas mortes por Covid-19 e mais 18.615 casos neste domingo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Pazuello diz que há ‘repiques’ de casos e mortes por Covid-19 no país, mas não nova ‘onda’ – November 26, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Brasil registra 698 novas mortes de Covid-19 em 24 horas e total de casos ultrapassa 6,2 milhões – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Guilherme Boulos é diagnosticado com Covid-19 – November 27, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Boulos aparece na sacada de casa com cartaz escrito ‘vamos virar’ – November 29, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Datafolha: Em SP, Covas tem 55% dos votos válidos e Boulos, 45% – November 28, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Datafolha: a três dias da eleição, Paes aparece com 55% das preferências; Crivella tem 23% – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 6 (tacit) eu: 6
2 Brasil 0 0 PLACE 5 o Brasil: 5
3 este 0 0 NONE 5 (tacit) ele/ela (referent: este): 5
4 Argentina 0 0 PLACE 4 Argentina: 1, (tacit) ela (referent: a Argentina): 1, a Argentina: 1, (tacit) ele/ela (referent: a Argentina): 1
5 Carrefour 0 0 ORGANIZATION 4 o Carrefour: 3, Carrefour: 1
6 local 0 0 NONE 4 local: 4
7 incêndio 100 0 NONE 3 nenhum grande incêndio: 1, O incêndio inclusive: 1, um grande incêndio: 1
8 FAKE 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: FAKE): 2, FAKE: 1
9 supermercado 0 0 NONE 3 o supermercado: 3
10 racismo 0 120 NONE 2 o racismo: 1, o racismo estrutural: 1