Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Prefeito Eduardo Paes na Folia

Antes de tomar posse, na manhã desta sexta-feira, dia 1º de janeiro, Eduardo Paes foi ao Centro de Operações Rio, na Cidade Nova, passar a virada do ano. Eduardo Paes é o prefeito eleito do Rio. A visita, antes de assumir a prefeitura do Rio para o terceiro mandato, teve como foco acompanhar o esquema especial para um réveillon atípico em meio à pandemia de Covid-19.

Poder estar aqui olhando a cidade aqui de cima é bastante especial.— Vim pata estar pertinho dele, do Cristo que abençoa a cidade. Para mim é um momento especial poder voltar a ser prefeito.

Na segunda-feira 21 de dezembro o prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes , participou na manhã dde uma reunião com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade. O objetivo do encontro, segundo Paes, foi fortalecer a parceria que a instituição já exercia com a Prefeitura, e firmar o compromisso com o Plano Nacional de vacinação contra a Covid-19.

Faz 12 anos, filiado a o Democratas, foi prefeito de o Rio até 2017.

O saldo sobre o esquema para a virada do ano foi positivo. Os planos a partir de hoje no enfrentamento ao novo coronavírus incluem a continuidade de medidas de segurança, como o incentivo da utilização de máscara e a fiscalização para distanciamento social. A busca por vacinas para a população da capital, também em parceria com a Fiocruz, é vista com otimismo. Já o lockdown segue descartado.

— A gente não fará nada que a gente sabe que as pessoas não vão satisfazer. Eu acho que o mais importante é a conscientização. Pessoas idosas evitem sair, têm que se cuidar, se conservar, assim como pessoas com comorbidade. E o resto da população é respeitar o distanciamento, utilizar máscara e acho que ter bom senso. A gente deve ter muita tranquilidade nesse momento. não adianta impor à população medidas que a gente sabe que não vão csatisfazer

Paes também falou sobre a promessa da vacina para o começo de seu mandato, em que se mostra otimista com a parceria firmada com a Fiocruz há duas semanas:

— Certamente nós teremos vacina. Estamos trabalhando nisso. Domingo daremos uma coletiva falando um pouquinho mais de Covid-19. Desejamo seguir o plano nacional de imunização. Estamos bastante otimistas agora com a Fiocruz, A vacina está chegando.

Sem os grandiosos acontecimentos, como a multidão que de tradição comparece à Praia de Copacabana para a tradicional queima de fogos, os olhares no Centro de Operações se voltaram para os 54 pontos de bloqueios montados na orla — que vai do Leme, na Zona Sul, ao Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste —, assim como para a logística montada nos diferentes pontos da cidade, a fim de conter possíveis aglomerações.

Paes chegou ao COR por volta das 23h40. Cumprimentou e conversou com as equipes de monitoramento, tirou fotografias, inclusive ao lado de seu vice, Nilton Caldeira, e do futuro secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale. A ideia era de acompanhar o monitoramento em pontos da cidade. À meia noite, alguns exibiram aglomerações.

— A noite está andando bem, as pessoas estão respeitando, essa coisa de ter algum distanciamento social, o momento em que a gente vive. Tenho certeza que de 2021 para 2022 a gente terá um réveillon de novo estimulado no Rio. E a gente espera que seja um momento novo na história dessa cidade, virará uma página, e a partir de agora olhar para frente e fazer o Rio dar certo — declarou Eduardo Paes, que estava acompanhado também pela esposa e os filhos.

Mas a Santa Missa, que será presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani João Tempesta. A cerimônia religiosa vai acontecer dentro da Capela Nossa Senhora Aparecida. Ela seria realizada na área externa do santuário.»Como assim? A cidade do Rio responde por 77% da arrecadação da Cedae e os munícipes só receberão uma pequena parcela disso? E os demais munícipes da Região metropolitana? Receberão migalhas?», twittou.

— A impressão foi bastante positiva. A cidade hoje está passando por uma virada de ano atípica, é um momento histórico na vida das pessoas, na história recente da humanidade. A ideia é que a população continue cooperando com o cumprimento das medidas de vigilância sanitária. Nós estamos tomando resoluções pautadas na ciência, em dados científicos sobre a pandemia. Se as inspecionar e as interdições que foram publicadas em decreto durante esse fase de a virada, sinalizando uma cidade diferente de os réveillons anteriores, mas, ao mesmo tempo, cumpridora das medidas sanitárias de proteção à vida.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Colombia

Cities: Copacabana

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Eduardo Paes passa a virada do ano no Centro de Operações Rio e fala de planos para a cidade
>>>>>Santa Missa começou com atraso devido à chuva e teve a presença de Eduardo Paes – January 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Concessão da Cedae: Eduardo Paes diz que não vai ‘assistir de camarote cariocas sendo tugados’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Eduardo Paes chega ao Cristo Redentor, mas show pode não acontecer devido a chuva – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Eduardo Paes 130 0 PERSON 11 (tacit) ele/ela (referent: Paes): 4, Eduardo_Paes: 3, Paes: 3, Eduardo_Paes (apposition: o prefeito eleito de o Rio): 1
2 eu 80 0 NONE 9 (tacit) eu: 7, Eu: 1, mim: 1
3 nós 150 0 NONE 7 Nós: 1, (tacit) nós: 5, nós: 1
4 gente 0 0 NONE 7 gente: 1, A gente: 2, a gente: 4
5 Fiocruz 0 0 ORGANIZATION 4 a Fiocruz: 3, (tacit) ele/ela (referent: a Fiocruz): 1
6 cidade 90 15 NONE 3 a cidade: 2, A cidade: 1
7 parceria 0 0 NONE 3 parceria: 1, a parceria firmada: 1, a parceria: 1
8 pessoas 0 0 NONE 3 Pessoas idosas: 1, as pessoas: 2
9 proibições 0 80 NONE 2 as proibições: 2
10 poder 190 0 NONE 2 Poder: 1, poder: 1