Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Scale of justice gold

A Defensoria Pública da União protocolou na tarde desta segunda-feira um pedipo para que a segunda prova do Enem 2020 seja protelada. Na ação, também pede para que todos os candidatos que faltaram possam realizar o exame.

A Defensoria Pública da União é instituição imprescindível na função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa dos necessitados, em todos os graus, perante o Poder Judiciário da União .

Consulte: Ferramenta mostra a nota que o candidato precisa tirar para entrar no curso que quer

A abaixo-assinado argumenta que há novos fatos trazidos com a execução da primeira prova que justificam o novo pedido. Faz 1 dia, segundo a DPU, ficou » cabalmente provado, durante a aplicação de a primeira prova de o Enem » que os réus não » respeitaram o percentual de profissão de salas com que tinham se comprometido, tendo induzido esse Juízo a erro «.

Essa é a mesma ação na qual a Justiça decidiu conservar o Enem no último domingo por compreender que todos os protocolos de segurança haviam sido adotados.

O Inep argumentou que somente 50% da habilidades das salas seriam preenchidas. No entanto, alguns estudantes não puderam realizar o exame por conta de superlotação de alguns locais de prova.

O pedido é para que todos os 2,8 milhões de candidatos que não foram realizar a prova, número que encarna 51% dos inscritos, possam ter esse direito.

Texto firma: «Seja pela absoluta ineficiência na organização do certame, ou seja ainda pela fatídica expectativa de que um número ainda maior de alunos deixaria de comparecer à prova, o fato é que o oacontecidono último domingo dprova com ctransparência que a prova não poderia ter sido realizada, já que os protocolos de segurança e prevenção estabelecidos unilateralmente pelos réus não puderem ser csatisfeitospor eles próprios»,.Na véspera da prova, a Justiça Federal de São Paulo negou um novo pedido da Defensoria Pública da União para o deferimento do exame.

Enquanto durar o estado de tragédia pública, de acordo com a resolução, as provas têm que ficar suspensas decretado pelo poder executivo estadual, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia de descumprimento, até o limite de 30 dias.

Na segunda-feira 11 de janeiro os portões dos locais de prova do Enem serão abertos às 11h30. Se antecipou o horário como uma de as medidas de segurança adotada por o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira em decorrência de a pandemia de Covid-19.

Enema ou rebí é a introdução de água no ânus para lavagem intestinal, purgação ou gestão de remédios através de uma sonda retal.

Enem 2020: Veja o gabarito extraoficial da prova

No pedido, a DPU alegava que informações inverídicas prestadas induziram a o erro a Justiça Federal por o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais que coordena a prova , , em resoluções anteriores. A DPU alegava que há incompatibilidade entre o número de alunos inscritos em cada cidade e a quantidade de lugares disponíveis nos locais reservados para a aplicação dos exames.

O juiz Leonardo Henrique Soares considerou que a defensoria exibiu provas insuficientes para demostrar o erro do Inep. O juiz Leonardo Henrique Soares é plantonista da Seção Judiciária paulista.

Soares declarou: «As informações trazidas ao feito pela DPU são insuficientes, no atual momento, para provar, nem mesmo em tese, como assim proposto em sua manifestação, a existência de situação fática reveladora de intento debatido, por parte dos organizadores do certame, de violação sistemática dos protocolos e normas de prevenção de contágio pelo novo coronavírus estabelecidas para a execução das provas”.

Se impede candidatos enem 2020 : de fazer prova por causa de ‘ lotação máxima ‘

O pedido de deferimento da prova do Enem ocorre em um contexto de crescimento da média móvel de casos e de mortes. O país voltou a registrar mais de mil mortes diárias, a taxa de transmissão, segundo a Imperial College, voltou a aumentar e está em 1,21 e diversas cidades registram UTI´s perto da lotação. A média móvel de casos bateu um novo recorde nesta quinta-feira, chegando 56.453.Ainda que o estado vivencia um segundo pico de contaminações e mortes, os defensores Shelley Duarte Maia e Thales Arcoverde Treiger realçam , com sobrecarga do sistema de saúde pública. O Boletim Epidemiológico de 07/01/2021, indicado no documento, menciona que a letalidade da Covid-19 na cidade do Rio é de 8,9%, uma das cidades com mais mortes entre as capitais de Brasil, e que representa 229,9 mortos a cada 100 mil habitantes.

“noticiou-se a execução de ajuste para o controle de a regularidade de a execução de o ENEM 2020, que contará com a participação de cerca de 500.000 profissionais contratados, com órgãos de o Ministério Público Federal – MPF e da DPU nos Estados para fiscalização do cumprimento dos protocolos de saúde estabelecidos para a aplicação das provas, de modo que eventual violação das estimativas de profissão das salas de aula poderá ser aferida in loco pelos interessados”, disse o juiz.

Na resolução, o juiz considera o surto de casos da Covid-19 que acomete o Amazonas. Até esta quarta-feira , mais de 219 mil pessoas foram contagiadas pela Covid em todo estado, e mais de 5,8 mil faleceram com a enfermidade.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Enem 2020: Defensoria da União pede à Justiça adeferimentoda segunda prova e reaplicação para todos que faltaram
>>>>>Enem 2020: Justiça nega mais uma vez o adiamento do exame e mantém prova para este domingo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Candidatos pedem adiamento do Enem nas redes sociais: ‘estudantes pedem socorro!’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Enem: às vésperas da prova, Defensoria recomenda adiar exame no Rio por risco de aumento do contágio – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Defensoria Pública da União 0 80 ORGANIZATION 7 (tacit) ele/ela (referent: A Defensoria_Pública_da_União): 5, A Defensoria_Pública_da_União: 2
2 prova 0 0 NONE 5 a primeira prova: 1, a prova: 4
3 alguns alunos 8 0 NONE 4 eles (referent: alguns alunos): 1, (tacit) eles/elas (referent: alguns alunos): 3
4 DPU 0 0 ORGANIZATION 4 a DPU: 4
5 candidatos 0 0 NONE 4 Candidatos: 1, candidatos: 1, todos os candidatos: 2
6 pedido 0 0 NONE 4 o novo pedido: 1, O pedido: 2, o pedido: 1
7 Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira 0 0 PERSON 3 Pesquisas_Educacionais_Anísio_Teixeira: 1, Pesquisas_Educacionais: 2
8 ação 0 0 NONE 3 ação: 2, a ação: 1
9 erro 0 180 NONE 2 o erro: 1, erro: 1
10 expectativa 100 160 NONE 2 fatídica expectativa: 2