Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Olivetti Lettera 22 by LjL

Em um mês, cerca de 3 milhões de alunos vão fazer as primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio , iniciando pelas avaliações de Redação, Linguagens e Ciências Humanas. Por isso, a partir de hoje, os jornais O GLOBO e Extra, em parceria com a Plataforma AZ de Aprendizagem, da Conexia Educação, arremessam uma série de ações especiais voltadas para os candidatos.

— Artimanhas são bastante pessoais. Cada aluno desenvolve seus “métodos” ao longo de sua trajetória de aprendizagem, mas, se posso propor algo, anotar e falar sobre o tema são boas ações para fixar o conteúdo. Assim, sinopses, fichamentos e conversas com colegas sobre uma determinada disciplina podem auxiliar bastante para reforçar e fixar um ponto específico — alega Lucena.

É uma atividade presente na cultura civilizada desde a invenção da escrita.

A primeira delas é o Guia da Redação Nota 1000, uma cartilha em PDF que pode ser baixada gratuitamente, além de ser compartilhada via whatsapp. Nela, os alunos encontram dez possíveis assuntos de redação e cinco modelos de texto feitos por professores. Há ainda dicas de como escrever uma boa redação e informações sobre como é feita a correção dessa prova no exame.

Guia da Redação nota 1000: Clique aqui e diminua o PDF com dicas para se dar bem no Enem

Enema ou rebí é a introdução de água no ânus para lavagem intestinal, purgação ou gestão de remédios através de uma sonda retal.

— A prova de redação é uma parte importantíssima do Enem, pois é a única em que o candidato tem, literalmente, uma folha em branco para mostrar uma série de talentos desenvolvidos ao longo da vida escolar. Além de contar com esses talentos, o aluno precisa conhecer bastante bem os critérios de correção — explica a professora Bruna Pigatto, da Escola SEB Dom Bosco, parceira da Plataforma AZ, que dá sugestões na cartilha de como escrever sobre determinados assuntos.

Na sua vez, estar ansioso é normal, afinal a prova dá acesso a cursos de diversas universidades. Mas padecer por antecedência não vai auxiliar em nada. Converse com colegas que também vão fazer a prova e divida as suas agonias. Se a preocupação estiver bastante aflição, atrapalhando seus estudos ou tirando seu sono, a sugestão é buscar assistência profissional de um psicólogo.

No mesmo endereço onde a cartilha vai estar disponível, os candidatos vão encontrar reportagens especiais que serão publicadas ao longo dos próximos 30 dias com dicas de como se preparar para a prova. Vai haver listas de filmes entre outros, além de compilações dos temas que mais caem nas provas. Listas de filmes são séries, aplicativos.

— O último mês de preparação é bastante importante para os alunos que vão fazer o Enem. Por isso, na primeira reportagem, publicada hoje, mostramos o que eles têm que fazer nos próximos 30 dias, desde a organização da rotina de estudos até as disciplinas que devem ser priorizadas — declara Josy Fischberg, jornalista responsável por organizar a cobertura.

Nas semanas anteriores a cada dia de prova do Enem, estão programados aulões on-line, com professores da Plataforma AZ de Aprendizagem. Com eles, os alunos vão ter a possibilidade de revisar alguns dos assuntos mais importantes para o exame. No primeiro encontro, as aulas serão de Redação, Linguagens e Ciências Humanas. No segundo, as disciplinas serão Matemática e Ciências da Natureza. A transmissão ocorrerá nos sites e nas redes dos jornais O GLOBO e Extra e da Plataforma AZ.

— A parceria da plataforma com os dois jornais veio para adicionar e proporcionar uma experiência ainda mais rica para os vestibulandos. Vamo trazer conteúdos altamente pertinentes e atuais para os estudantes, além de todo o apoio necessário — alega Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Enem 2021: Extra e Plataforma AZ de Aprendizagem auxiliam candidatos na reta final
>>>>>30 dias para o Enem: o que você deve fazer até a data do exame para se dar bem – October 21, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 5 (tacit) eu: 5
2 estudantes 0 0 NONE 4 os estudantes: 4
3 PDF 80 0 ORGANIZATION 3 o PDF: 1, PDF: 2
4 colegas 0 0 NONE 3 colegas: 3
5 dicas 0 0 NONE 3 dicas: 3
6 prova 0 0 NONE 3 a prova: 3
7 disciplinas 80 0 NONE 2 as disciplinas: 2
8 alunos 0 0 NONE 2 os alunos: 1, estudantes: 1
9 assuntos 0 0 NONE 2 os temas: 1, os assuntos: 1
10 candidatos 0 0 NONE 2 os candidatos: 2