Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Ícone de esboço

A nova edição do Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz, publicada nesta quarta-feira, assinala por mais uma semana a tendência de queda no número de óbitos e nos indicadores de profissão de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS. Por outro lado , registrou outro lado em o número de casos. A positividade dos testes, ainda que em tendência de queda, também permanece alta.

Brasil: Secretários estaduais de Saúde criticaram ação do governo federal na guerrazinha à Covid, mostram atas emandadasà CPI

A diferença entre a curva de novos casos e a curva de óbitos é mais um indício do novo período da pandemia no Brasil, em que há intensa circulação do vírus, mas com menor efeito sobre as procuras de internação e sobre o número de mortes.

Os pesquisadores do Observatório Covid-19 alegam: “É importante destacar que os números de casos e de óbitos estão ainda em platô bastante elevado”.

Um observatório é o local utilizado para comentários e estudos de acontecimentos terrestres e celestes utilizado por várias ciências:astronomia vulcanologia e eventualmente para fins militares. Astronomia é climatologia.

A análise da disponibilidade de leitos assinala que somente Goiás e o Distrito Federal permanecem na zona de alerta. Porém, no segundo caso, os dados refletem a recente retirada de leitos para os casos de Covid-19 frente à rdiminuiçãoda dprocura Dezesseis estados estão fora da zona de alerta e nove se encontram na zona de alerta intermediária, com a maioria das taxas entre 60% e 65%.

Situa-se na Região Centro-Oeste do país, no Planalto Central de Brasil.

Em 1 ano, vacina : Versamune vai ter resultados de efetividade contra Covid-19, declara desenvolvedora

Se registrou uma pequena diminuição de a taxa de letalidade ainda — ou seja, a proporção de os casos que redundaram em óbitos. Agora, o indicador está em torno de 2,5%.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o país vacinou mais de 59,6% da população adulta com pelo menos uma dose da vacina e cerca de 23% com o esquema inteiro de imunização. Pesquisas realizadas até o momento mencionam que as somente pessoas completamente vacinadas estão protegidas contra a variante Delta.

Com base nos dados obtidos, o próprio serviço de meteorologia advertiu as autoridades locais.— Tivemo que vacinar o mais rápido possível, até para evitar que apareçam novas variantes capazes de fugir das vacinas que temos. Precisamos de mais de 75% da população inteiramente vacinada para alcançarmos a imunidade de rebanho — alega a infectologista.Uma massa de ar frio chegou ao Brasil nesta semana a temperatura tem que despencar nos estados do Sul e Sudeste. São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, registrou neve no domingo. Cruzeiro, na região de São Joaquim, na serra catarinense, registrou sincelo nesta segunda-feira. O sincelo é um nevoeiro congelado, que maneira pequenos flocos, como os de neve.

Na quinta-feira 08 de julho Não houve ampliação nas taxas de incidência e mortalidade por Covid-19 em nenhum estado de Brasil entre 20 de junho e 3 de julho, o que ocorria pela primeira vez este ano. era o que mostrava a nova edição do Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz. Este novo cenário, declaravam os pesquisadores, podia ser resultado da progressão da campanha de vacinação.

Os cientistas do Observatório, no entanto, realçam que diminui-se uma única dose a proteção oferecida, com exceção de a vacina de a Janssen, é bastante diminuída em comparação a o regime de imunização inteiro.

Em animais: Versão de spray intranasal da vacina de Oxford previne contágio melhor do que injeção

Advertem: “Os não vacinados encontram-se ainda vulneráveis e com risco alto de infecção e de desenvolver a enfermidade em maneiras graves, o que pode demandar atendimento hospitalar e redundar em óbitos”.

Houve quedas de pelo menos cinco pontos percentuais no indicador em vários estados: Rondônia , Amazonas , Tocantins , Ceará , Rio Grande do Norte , Pernambuco , Alagoas , Bahia , São Paulo , Paraná , Santa Catarina , Rio Grande do Sul , Mato Grosso do Sul e Mato Grosso .

Exceto pelo Maranhão, o Nordeste está fora da zona de alerta, assim como todos os estados do Sudeste e os estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Amapá, na região Norte. O Sul e os estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, do Centro-Oeste, se conservaram na zona de alerta intermediário, mas com expressivas quedas no indicador.

Principalmente na região Sul do país, as autoridades de America e canadenses não efetuaram este aviso, embora a previsão do tempo realmente mencione frio intenso. Em a verdade , o serviço usou os modelos meteorológicos de os dois países de meteorologia de Brasil MetSul para compor a previsão de o tempo de o Brasil.

Goiás e o Distrito Federal estão com taxas de profissão de leitos de UTI Covid-19 no SUS superiores a 80%, embora, no segundo caso, o dado seja um reflexo da retirada de leitos Covid-19. Nove estados estão na zona de alerta intermediário : Roraima , Pará , Tocantins , Maranhão , Paraná , Santa Catarina , Rio Grande do Sul , Mato Grosso do Sul e Mato Grosso . Dezesseis estados estão fora da zona de alerta: Acre , Rondônia , Amazonas Piauí , Ceará , Rio Grande do Norte , Paraíba , Pernambuco , Alagoas , Sergipe , Bahia , Minas Gerais , Espírito Santo , Rio de Janeiro e São Paulo . Amazonas é amapá .

Seis capitais estão na zona de alerta intermediário, com taxas iguais ou superiores a 60% e inferiores a 80%: Boa Vista , Palmas , São Luís , Curitiba , Porto Alegre e Campo Grande . Dezoito capitais estão fora da zona de alerta: Porto Velho , Rio Branco , Manaus , Belém , Macapá , Teresina , Fortaleza , Natal , João Pessoa , Recife , Maceió , Aracaju , Salvador , Belo Horizonte , Vitória , São Paulo , Florianópolis e Cuiabá .

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil, Uruguay, United Kingdom, Mexico, Argentina

Cities: Rio Grande, Belo Horizonte, Teresina, Sao Paulo, Sao Luis, Salvador, Recife, Porto Velho, Porto Alegre, Parana, Oxford, Natal, Minas, Mexico, Manaus, Fortaleza, Curitiba, Cuiaba, Campo Grande, Belem, Aracaju

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Fiocruz: por Covid-19 tendência de queda de mortes é conservada, mas número de casos amplia
>>>>>É #FAKE que governos do Canadá e dos EUA emitiram alerta sobre frio no Brasil – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Brasil ultrapassa 550 mil mortes pela Covid-19, indica boletim da imprensa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Com nova onda de frio, Rio de Janeiro pode ter neve na próxima semana – July 23, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Onda de frio: Sul amanhece com temperaturas negativas e geada – July 20, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Caçadores de frio buscam geada e neve em regiões do Brasil onde nem há dados oficiais – July 18, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Rio tem novo recorde de temperatura com 8,7 graus e forte ressaca, efeito de ciclone extratropical, nesta terça-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Rio tem novo recorde com mínima de 8,4 graus e forte ressaca, efeito de ciclone extratropical, nesta terça-feira – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Brasil 0 0 PLACE 4 o Brasil: 3, Brasil: 1
2 alerta 0 0 NONE 4 alerta: 4
3 estados 0 0 NONE 4 vários estados: 1, estados: 2, Nove estados: 1
4 nós 145 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
5 indicador 0 0 NONE 3 o indicador: 3
6 óbitos 0 0 NONE 3 óbitos: 3
7 capitais 90 80 NONE 2 Seis capitais: 1, Dezoito capitais: 1
8 Goiás e o Distrito_Federal 90 0 PERSON 2 Goiás e o Distrito_Federal: 2
9 autoridades 50 0 NONE 2 as autoridades locais: 1, as autoridades americanas e canadenses: 1
10 quedas 50 0 NONE 2 significativas quedas: 1, quedas: 1