Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Foto oficial de Eduardo Paes

Prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que discursou pela primeira vez após o resultado no Hotel Nacional, em São Conrado, Zona Sul da cidade, ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia alegou neste domingo, em seu primeiro discurso, após as urnas confirmarem seu regresso ao comando do município, que o triunfo encarna o fim de um «radicalismo» contra a política e os políticos. Rodrigo Maia é seu colega de partido.

Faz 11 anos, filiado a o Democratas, foi prefeito de o Rio até 2017.

Rodrigo Felinto Ibarra Epitácio Maia GCRB · GOMM · Gomn é um político brasileiro, nascido no Chile.

Apuração em tempo real: a distribuição de votos por zonas eleitorais no Rio de Janeiro

O acontecimento de Paes ocorreu na quadra da escola de samba Mocidade, em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio. Ainda que em número bastante distante da lotação máxima, reuniu centenas de apoiadores do ex-prefeito, apelidado de «Maracanã do Samba», o local tem habilidade para cerca de 12 mil pessoas e. A chegada do público numeroso provocou breve lentidão no tráfego brasileiro, via em que a quadra está localizada. No estacionamento do local, junto a dezenas de carros, cabos eleitorais abusaram da criatividade. Na recepção ao candidato, além das passistas da Mocidade trajadas com fantasias carnavalescas, cabos eleitorais ostentavam bandeiras da campanha montados numa motocicleta e até em cavalos.Uando saiu vitorioso, a extensa rejeição do atual prefeito do Rio o levou à tática bem diferente das evotaçõesde 2016, q.Crivella abraçou os seus, com um discurso mais radical no campo das tradições e atrelado ao eleitorado evangélico. Mesclou política e religião como já vinha fazendo na administração municipal e reforçou velhos estigmas. A coalizão com Bolsonaro não compraz tanto ao partido, mas é um indicativo do percurso político que Crivella pretende traçar. A derrota neste domingo está longe de ser o fim da linha para o político, que disputou sete votações neste século, e mira voos nacionais para a Câmara dos Deputados ou até mesmo o Senado.

Na sexta-feira 20 de novembro principal estrategista da campanha de Eduardo Paes, Marcello Faulhaber orientou o ex-prefeito durante as pausas da discussão da Band, desta quinta-feira, e planeja as propagandas no rádio e na TV que serão veiculadas no segundo turno. Se nos bastidores o economista de 49 anos figurava como peça-chave na campanha do candidato do DEM à Prefeitura do Rio, publicamente e evitavaaparecer ao lado do ex-prefeito. Mencionou-se Faulhaber em a delação de Renato Pereira, ex-marqueteiro de Paes, e foi alvo de busca e apreensão da Polícia Civil, que investigava a existência de um «QG da propina» na administração do prefeito Marcelo Crivella .

Até as 19h, com 96,42% das urnas apuradas, o ex-prefeito tinha 64,21% dos votos para voltar aa posição, contra 35,79% do prefeito Marcelo Crivella , que buscava a reeleição. Em 2 meses, de o ano que vem, Paes vai estar em seu terceiro mandato em a frente de o Rio, a partir de janeiro.Ele já comandou a cidade por oito anos, em dois mandatos consecutivos: entre 2009 e 2012 e entre 2013 e 2016, antes de ser sucedido por Crivella.

— Foi um triunfo da política. Passamos os últimos anos radicalizando a política de Brasil. O resultado desses quadros de extremos, de muita Animosidade, de muita divisão, não fez bem a nenhum de nós cariocas e brasileiros — alegou Paes, cumprimentando prefeitos eleitos em outras cidades neste segundo turno: — Festejo, comemoro e cumprimento prefeitos eleitos hoje. Há uma demonstração de confiança naqueles que se expõem e estão sob os holofotes da vida pública.

Paes abriu o discurso agradecendo a própria família e a Rodrigo Maia. Ele alegou que o parlamentar foi «bastante importante» no triunfo e, ao ser questionado sobre a guerrazinha à pandemia de Covid-19, ddisseque Maia o aauxiliaráa dialogar com o governo federal e o Ministério da Saúde.

— A prefeitura do Rio não vai ser uma trincheira de nenhuma ideologia política. Teremos um diálogo institucional com o presidente Jair Bolsonaro pensando no bem dos cariocas. O presidente Jair Bolsonaro é o governador Cláudio Castro. E o presidente Rodrigo Maia tem um papel importante na estabilidade brasileira, nos auxiliará nesse diálogo.

Além dos reconhecimentos a Maia, Paes também saudou os cariocas:

— Desejava fazer um reconhecimento a todos os cariocas que foram às urnas hoje, confiaram nas nossas propostas e na pchancede tornar essa cidade em uma cidade que olhe para frente. Tiveram confiança em olhar para o futuro pensando no Rio como um lugar melhor. Os cariocas declararam sim às nossas propostas. Desejo anunciar que o Rio está livre do seu pior governo, o mais omisso, despresparado e preconceituoso.

Paes discursou para jornalistas no Hotel Nacional, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, a poucos metros do condomínio em que vive com a família e de onde acompanhou o começo da apuração neste segundo turno. Ele chegou à coletiva acompanhado da mulher, Cristine Assed, e dos filhos Bernardo e Isabela, de 16 e 15 anos, respectivamente. Nilton Caldeira também o acompanhou. Nilton Caldeira é o vice-prefeito eleito.

No mesmo Hotel Nacional, Paes vai passar a noite reunido com aliados políticos. Entre eles, os deputados federais Pedro Paulo e Marcelo Calero , coordenador da campanha.

O regresso à prefeitura do Rio marca uma curva de Paes em relação à dupla derrota política que ele sopadeceuem sequência, em 2016 e 2018. Primeiro, ele tentou emplacar Pedro Paulo como seu sucessor no município e não conseguiu. E, depois, arremessou a própria candidatura ao governo do estado, também sem Sucesso.

O comando de a capital fluminense a busca impulsionou , entre outros fatores políticos , pela aprovação de o município há dois anos , em a votação de 2018 : mesmo perdendo a posição de governador para Wilson Witzel , Paes foi o mais votado entre os eleitores de o município que havia comandado.

Faz 2 meses, ao longo de toda a campanha o candidato Paes se exibiu como gestor eficiente e sem padrinhos políticos, buscando desgastar oponentes por coalizão políticas feitas por eles com lideranças nacionais.

No primeiro turno, ficaram para trás, entre outros candidatos, Martha Rocha e Benedita da Silva . No segundo turno, foi a vez de Crivella. Paes aparecia como primeiro colocado em pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Ibope e o Instituto Datafolha desde a pré-campanha.

Esmo em uma campanha que pesquisas de intenção de voto assinalam não ser das mais acirradas, com largo benefício para o primeiro colocado, o segundo turno da disputa pela prefeitura do Rio vem sendo marcado por ataques, seja por meio de declarações, panfletos, em discussões ou no horário eleitoral. O acirramento chegou também ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio : Eduardo Paes já moveu 53 ações contra o prefeito Marcelo Crivella , que postula a reeleição Eduardo Paes é o candidato do DEM. que postula a reeleição; o atual ocupante da posição, por sua vez, acionou o oponente judicialmente 38 vezes.

Para vencer, a equipe de Paes mirou não só na desconstrução de oponentes como na necessidade de reforçar a imagem do próprio candidato. Ele foi assombrado por uma operação de busca e apreensão em sua residência pouco antes do começo da campanha, num processo em que é acusado de corrupção passiva pelo Ministério Público .

No segundo turno, a rivalidade com Crivella dominou a discussão política, em meio a trocas de denúncias e ofensas. Paes colou no oponente o rótulo de «pai da mentira», usando um versículo bíblico que faz referência ao diabo, e Crivella atuou para desmoralizá-lo através de afirmações que dialogavam com as chamadas «pautas detradiçõess» — parte delas era inverídica.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>’Foi um triunfo da política’, declara Paes em primeiro discurso após vencer votações no Rio
>>>>>Paes e Crivella sobem o tom e intensificam ataques na reta final do 2º turno – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Paes aposta na rejeição de Crivella para tentar diminuir abstenção neste domingo – November 28, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Paes e Crivella: Leia o perfil dos candidatos à Prefeitura do Rio – November 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Crivella terá café da manhã com Bolsonaro em Brasília: à mesa, o vídeo para o segundo turno – November 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>No Rio, Paes lidera com 40% nos votos válidos; Crivella descola de Martha, diz Datafolha – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Bolsonaro vota no Rio de Janeiro com segurança reforçada – November 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Justiça Eleitoral suspende propaganda de Crivella por exposição excessiva de Bolsonaro – November 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Aprovação de Bolsonaro cai seis pontos no Rio a menos de uma semana da eleição municipal, diz Datafolha – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Último dia de horário eleitoral no Rio tem apelo por voto útil contra Crivella e ataques entre Paes e Martha – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes desconversa sobre apoio de Bolsonaro no 2º turno e critica Crivella: ‘Destruiu nossa cidade’ – November 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Datafolha: a quatro dias da eleição, Paes mantém liderança, e vaga no 2º turno segue indefinida – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Evangélicos são a aposta final de Crivella para ir ao segundo turno no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Em busca de votos, candidatos do Rio reavaliaram deslizes da carreira política antes do primeiro turno – November 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Paes tem 53% das intenções de voto no Rio, e Crivella aparece com 23%, diz Ibope – November 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Benedita aparece é um dos assuntos mais comentados no Twitter após subir em pesquisa no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Benedita sobe em pesquisa no Rio e é um dos assuntos mais comentados no Twitter – November 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Caipirinha ou chope, Flamengo ou Vasco: conheça o perfil carioca dos candidatos à Prefeitura do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>PSOL classifica Crivella como ‘pior prefeito da história’, mas não prega apoio a Paes – November 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>No Rio, Paes lidera com 41% dos votos válidos; segundo lugar segue indefinido, diz Ibope – November 14, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Martha Rocha e Eduardo Paes sobem o tom e trocam acusações na Justiça Eleitoral – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Candidatos a prefeito do Rio miram mulheres e jovens em impulsionamento no Facebook – November 11, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Depois de apoiar Crivella no segundo turno em 2016, PSD fecha com Eduardo Paes em 2020 – November 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Datafolha: Paes lidera para a prefeitura com 54% dos votos; Crivella tem 21% – November 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>No Rio, Paes lidera com 40% nos votos válidos; Crivella descola de Martha Rocha, diz Datafolha – November 14, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Comício de Crivella com bolsonaristas teve funcionários da prefeitura na organização e ‘guardiã’ no palco – November 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Na véspera do primeiro turno, candidatos do Rio trocam críticas enquanto buscam votos de última hora – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Datafolha: Paes lidera segundo turno no Rio com 54% dos votos; Crivella tem 21% – November 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Depois de apoiar Crivella no segundo turno em 2016, PSD fecha com Paes em 2020 – November 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>Paes e Crivella: a trajetória e o que esperar do futuro político dos candidatos à Prefeitura do Rio – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Eduardo Paes 150 0 PERSON 18 Ele (referent: Paes): 3, (tacit) ele/ela (referent: Paes): 2, o candidato Paes: 1, Paes: 9, Eduardo_Paes (apposition: o candidato de o DEM): 1, Eduardo_Paes: 2
2 eu 60 150 NONE 9 (tacit) eu: 9
3 Marcelo Crivella 35 0 PERSON 9 o prefeito Marcelo_Crivella: 4, Crivella: 4, (tacit) ele/ela (referent: Crivella): 1
4 turno 0 0 NONE 6 o primeiro turno: 1, o segundo turno: 3, este segundo turno: 2
5 cariocas 0 0 NONE 5 Os cariocas: 1, os cariocas: 2, todos os cariocas: 2
6 Rodrigo Maia 20 0 PERSON 4 o presidente Rodrigo_Maia: 1, Rodrigo_Maia (apposition: seu colega de partido): 1, (tacit) ele/ela (referent: o presidente Rodrigo_Maia): 2
7 nós 0 0 NONE 4 nos: 1, (tacit) nós: 3
8 o Rio 80 90 PLACE 3 o Rio: 3
9 Marcello Faulhaber 0 0 PERSON 3 Faulhaber: 1, Marcello_Faulhaber: 1, (tacit) ele/ela (referent: Faulhaber): 1
10 a prefeitura de o rio 0 0 NONE 3 A prefeitura de o Rio: 1, a prefeitura de o Rio: 2