Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Comissao Juristas CPC

Ministro Luiz Fux esteve nesta sexta-feira no Museu da Justiça, no Centro do Rio, para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e, ao ser questionado, poupou críticas ao presidente Jair Bolsonaro, que , que tem 66, está próximo de sua data de vacinação, que declarou na quinta-feira, em transmissão ao vivo, não saber se irá receber o imunizante nos próximos dias. Ministro Luiz Fux é o presidente do Supremo Tribunal Federal . Fux tem 67 anos., mas Faz 1 dia, declarou que só pretende fazê-o quando » o último brasileiro for vacinado «..

No sábado , Paulo Guedes também foi imunizado. Paulo Guedes é o ministro da Economia.Faz 1 mês, Augusto Heleno, de 73 anos foi o primeiro integrante de o alto escalão de o governo a se vacinar contra a Covid-19, em 18 de março. Augusto Heleno, de 73 anos é o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional . Após tomar a primeira dose, ele compartilhou um vídeo do momento em suas redes sociais e realçou ter sido uma escolha pessoal. Ao mesmo tempo, alegou que o governo defende a vacinação em massa.- Ministro Luiz Fux considera a saída dos comandantes das Forças Armadas um gesto de respeito institucional ao general Fernando Azevedo, que deixou o Ministério da Defesa ontem. Ministro Luiz Fux é o presidente do Supremo Tribunal Federal . Segundo declarou a interlocutores, Fux acha que as Forças Armadas estão dão, com o gesto, um recado claro de que não desejam ser politizadas. O ministro está acompanhando a situação, mas não vê risco de rompimento. Também a pessoas próximas, Fux declarou ter ficado inquietado com o projeto de lei sobre a mobilização nacional. Para ele, há indício de inconstitucionalidade na proposta. O líder do PSL na Câmara, Vitor Hugo , tenta pautar projeto que, se aprovado, daria ao presidente Jair Bolsonaro o poder de acionar o equipamento de Mobilização Nacional durante a pandemia. Isso significa que, no caso de crise sanitária, o presidente poderia interferir e expropriar a produção privada, além de mobilizar militares para ações determinadas pelo governo federal. A proposta abriria o percurso para Bolsonaro atuar em «espaço geográfico» definido na guerrazinha à pandemia. Hoje, governadores e prefeitos são culpados por medidas restritivas de isolamento.João Doria começou neste domingo uma ofensiva digital para marcar posição sobre o protagonismo da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 e para reivindicar a importância sobre a CoronaVac, vacina distribuída nacionalmente pelo Instituto Butantan, que é ligado ao governo do Estado. João Doria é o governador de São Paulo. Após publicar a imagem de uma senhora sendo vacinada em Santarém, Pará, o tucano passou a ser agredido por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, e decidiu responder dezenas deles de maneira irônica: “De calça apertada vacinando todos!”.

Na quarta-feira 24 de março – Na primeira reunião do comitê montado com chefes de Poderes para debater os rumos da guerrazinha à pandemia do coronavírus, oacontecidanesta quarta-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal , Luiz Fux, anunciou que não participaria do grupo. Acertou-se essa resolução npassada, com a concordância de todos os ministros, em um debate realizado em o plenário de a Corte. Na ocasião, Fux contou que foi convidado pelo presidente Jair Bolsonaro para integrar o comitê e questionou se os ministros consentiam com a participação dele. Os integrantes da Corte responderam que era fundamental a participação de Fux, como representante do Judiciário – desde que ele não avalizasse nenhuma política pública que depois viesse a ser questionada por ação no STF.

Luiz Fux é um jurista, professor universitário e juiz brasileiro, atual ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal.

Jair Messias Bolsonaro é um capitão reformado, político e atual presidente brasileiro.

— Eu respeito o livre arbítrio das pessoas. Isso é um dever até constitucional. Eu não critico a postura de nenhum homem público. Eu faço a minha parte — declarou Fux que, em seguida, alegou não ter «expertise» para avaliar a condução do processo de imunização pelo governo federal.

Fux chegou por volta de 13h ao museu, onde trabalhou como estagiário antes da magistratura. Ele se vacinou de acordo com a data estipulada pela Prefeitura do Rio, cidade onde tem residência, no fase da tarde, destinado aos homens — se vacinou mulheres de a mesma por a manhã, idade de o juiz. A vacina disponível no local era a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan.

Posicionar em relação ao presidente, Fux alegou que, apesar de ter evitado se a própria vacinação era um exemplo à população e defendeu que a saída para a crise cprovocadapela Covid-19 é a imunização de toda a população:

O presidente do STF é o quarto integrante da Corte a se imunizar contra a enfermidade: antes dele, vacinou-se Marco Aurélio Mello Rosa Weber e Ricardo Lewandowski também Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski. Além de Fux, devem se vacinar nos próximos dias a ministra Carmen Lúcia, que tem 66 anos, e Gilmar Mendes, com 65.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Fux se vacina no Rio e poupa Bolsonaro sobre dúvida em relação ao imunizante
>>>>>Vice-presidente Hamilton Mourão recebe primeira dose da vacina contra a Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Para Fux, saída dos comandantes foi recado de que Forças Armadas não querem ser politizadas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>‘De calça apertada vacinando todos!’, ironiza Doria ao responder bolsonaristas no Twitter – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Luiz Fux 50 60 PERSON 21 (tacit) ele/ela (referent: ministro Luiz_Fux): 4, Fux tem 67 anos: 1, (tacit) ele/ela (referent: Fux tem 67 anos): 2, Luiz_Fux (apposition: o presidente de o Supremo_Tribunal_Federal): 1, ele (referent: Fux): 1, (tacit) ele/ela (referent: Fux): 1, (tacit) ele/ela (referent: Luiz_Fux): 1, Fux: 6, Luiz_Fux: 1, ministro Luiz_Fux (apposition: O presidente de o Supremo_Tribunal_Federal): 2, Ele (referent: Fux): 1
2 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: o presidente Jair_Bolsonaro): 1, o presidente Jair_Bolsonaro: 4
3 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 1, Eu: 3
4 Augusto Heleno 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Augusto_Heleno de 73 anos): 1, Augusto_Heleno de 73 anos (apposition: o ministro-chefe de o Gabinete_de_Segurança_Institucional): 1, ele (referent: Augusto_Heleno de 73 anos): 1
5 vacinação 0 0 NONE 3 vacinação: 2, a vacinação: 1
6 Fernando Azevedo 0 0 PERSON 2 o general Fernando_Azevedo: 2
7 Marco_Aurélio_Mello Rosa_Weber e Ricardo_Lewandowski 0 0 PERSON 2 (tacit) eles/elas (referent: Marco_Aurélio_Mello Rosa_Weber e Ricardo_Lewandowski): 1, Marco_Aurélio_Mello Rosa_Weber e Ricardo_Lewandowski: 1
8 Vitor Hugo 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Vitor_Hugo): 1, Vitor_Hugo: 1
9 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
10 governo 0 0 NONE 2 o governo: 2