Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Elisabete Oliveira

A Cedae anunciou que nesta quarta-feira havia a previsão de que 22 bairros e quatro cidades da Baixada Fluminense teriam o abastecimento de água diminuído. Se elaborou a lista em a tentativa de diminuir os efeitos de um problema que afeta a Elevatória do Lameirão que está operando com somente com %75 de a habilidade,. Na prática, porém, habitantes de regiões que teriam que estar recebendo água ainda reclamam das torneiras secas.

Depois de ser cobrada pela Defensoria Pública Estadual , pelo Ministério Público do Rio e experts que integram a salinha de crise provocada por um problema na elevatória do Lameirão, a Cedae passou a divulgar nesta segunda-feira o planejamento do rodízio de fornecimento que tem sido feito. A empresa calcula que 22 bairros e quatro cidades da Baixada Fluminense tenham o abastecimento de água diminuído nesta terça-feira .

Na quarta-feira 25 de novembro um problema na Elevatória do Lameirão, na Zona Oeste do Rio, tem deixado vários bairros sem água. Habitantes relatavam que as torneiras secaram na última sexta-feira, e desde então eles têm encontrado muitos obstáculos para cozinhar, tomar banho e consumir. Segundo os relatos nas redes sociais, o desabastecimento ocorria em pelo menos 16 bairros da capital e na cidade de Nilópolis, na Baixada Fluminense.

Por meio das redes sociais, leitores do EXTRA reclamaram, por exemplo, do fornecimento no Engenho Novo, um bairro que não faz parte do rodízio nesta quarta. A habitante Marcely Cristine declarou que o problema que já persiste há 15 dias se conservou. O mesmo declarou o leitor Nilton, que vive na Rua Pedro Calazans.

Ainda Na Zona Norte, a reclamação veio de Gerson Rodrigues, de Ramos. «Uma senhora da Rua Uranos, em Ramos, não pode vender sua quentinha, pois esta sem água», contou.

Moradora da Cidade Nova, no Centro do Rio, a leitora Idiana de Souza declarou que a «a água está entrando com baixa pressão e assim não sobe para a caixa», o que também dificulta a execução de tarefas domésticas básicas.

Em Senador Vasconcelos, onde fica a estação de tratamento afetada, a internauta Elisabete Oliveira declarou que ainda estava padecendo com o desabastecimento. O bairro fica na divisa com Campo Grande, uma das regiões que consta da lista de locais afetados pela falta d’água nesta quarta. «Pouca desonra, ou nenhuma. Plena pandemia. Como fazer, autoridades?», questionou. Também na Zona Oeste, Daniel no Anil, reclama da caixa vazia. Daniel é habitante da Rua Araticum.

Por outro lado, segundo a empresa, os locais mencionados têm «maior possibilidade de terem pontos de desabastecimento, principalmente imóveis em locais mais altos». Cheque os o locais que devem ser atingidos:

Elisabete Regina Baptista de Oliveira foi uma pedagoga, mestre e doutoranda em sociologia da educação e também a principal pesquisadora sobre a assexualidade no Brasil. Se conhece Elisabete Regina Baptista de Oliveira é mais conhecida como Elisabete Oliveira.

O EXTRA recebeu ainda mensagens de habitantes de Belford Roxo e Duque de Caxias, cidades da Baixada que estariam fora do rodízio. Em Caxias, a habitante Roseana Silva declara que o bairro Vila São Luís «está sem água há dias». Já a internauta Pretinha Nascimento conta que o bairro Vila Madalena, no Centro de Belford Roxo, «está sem água desde sábado».

A Comapnhia instituiu uma página em seu site oficial onde divulgará diariamente o plenajamento de manobras. A empresa tem pedido aos habitantes dos municípios atendidos pela Elevatória do Lameirão que economizem água. A previsão é que o serviço só seja normalizado entre os dias 15 e 20 de dezembro, quando uma das boimbas, que está em manutenção desde abril, voltará a funcionar. Os registros por falta d’água e pedidos de carros-pipa podem ser feitos pelo telefone 0800-282-1195.

Faz 55 anos, a acusação foi feita a o EXTRA por um ex-funcionário de a Cedae que criticou a falta de prioridade dada em a manutenção de a bomba que opera em a unidade desde sua inauguração,,.Faz 8 meses, em nota, a atual administração de a empresa, que assumiu em o começo de novembro, informou que » está realizando apuração de responsabilidade sobre o fato de o reparo ter sido «. Se começou o processo segundo a companhia, para reparo de os outros dois motores que pararam recentemente já . Procurado, o ex-presidente da Cedae Hélio Cabral negou que tenha atrasado a manutenção do motor e alegou que deu começo ao processo de reparo. Ele disse que exibiu um dossiê sobre os problemas da companhia à Comissão de Saneamento da Assembleia Legislativa , no icomeçodeste ano, em que aassinalavaproblemas encontrados na ecompanhia— Aqui chegou a faltar água por algumas horas na quinta-feira passada. O habitante só não sentiu porque a cisterna é bem grande, e logo voltou a cair — declarou.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Duque De Caxias, Belford Roxo, Sao Luis, Caxias, Campo Grande

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Habitantes de regiões fora do rodízio da Cedae reclamam de falta d’água
>>>>>Cedae divulga bairros que ficarão sem água nesta terça-feira, confira lista – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Saiba onde pode faltar água nesta quarta-feira no Rio e na Baixada, de acordo com o rodízio programado pela Cedae – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Rodízio de água vai afetar abastecimento na Zona Sul do Rio – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 água 0 0 NONE 8 água: 7, a água: 1
2 problema 0 400 NONE 5 um problema: 3, o problema: 2
3 Elevatória do Lameirão 0 50 ORGANIZATION 5 a Elevatória_do_Lameirão: 5
4 companhia 0 0 NONE 5 a companhia: 1, A companhia: 2, a empresa: 2
5 Elisabete Oliveira 0 150 PERSON 4 a internauta Elisabete_Oliveira: 1, (tacit) ele/ela (referent: a internauta Elisabete_Oliveira): 2, Elisabete_Oliveira: 1
6 locais 0 0 NONE 4 locais: 4
7 Cedae 0 40 ORGANIZATION 3 A Cedae: 1, a Cedae: 2
8 previsão 60 0 NONE 3 A previsão: 1, a previsão: 2
9 bairro 0 0 NONE 3 um bairro: 2, O bairro: 1
10 caixa 0 80 NONE 2 a caixa vazia: 1, a caixa: 1