Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Foto oficial de Eduardo Paes

A segunda pesquisa do Ibope sobre a votação para a Prefeitura do Rio, divulgada ontem, mostra que Eduardo Paes continua liderando as intenções de voto, com 30% das preferências, três pontos percentuais a mais que o registrado na pesquisa anterior, feita no dia 2. O prefeito Marcelo Crivella aparece em segundo lugar, com os mesmos 12% das intenções de voto do levantamento passado. Esta é a primeira pesquisa do instituto após o começo da propaganda eleitoral no rádio e na TV.

É preciso ser rápido e claro na mensagem, e por isso Eduardo Paes abre seu jingle de campanha com um ronco de cuíca, reforçando num samba de andamento suave sua aproximação com a cultura popular da cidade. A letra declara: “É um bom gestor/ sabe trabalhar/ Você procurou/ o Dudu tá lá”.É por isso também que Marcelo Crivella acena com um gospel que ele é o representante da comunidade evangélica. Repete uma dezena de vezes a vocábulo “aleluia”, dá “glórias ao senhor” e deixa de lado os pequenos detalhes de ordem municipal: “Aleluia/ porque o combate continua”.

Na quinta-feira 08 de outubro pesquisa Datafolha divulgada na tarde daponta Eduardo Paes na liderança da corrida pela prefeitura do Rio, com empate técnico entre o atual prefeito Marcelo Crivella , Martha Rocha e Benedita da Silva na segunda colocação. Enquanto Crivella tem 14%, paes aparecia com 30% das intenções de voto, segundo o Datafolha. A margem de erro era de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Faz 11 anos, filiado a o Democratas, foi prefeito de o Rio até 2017.

A pesquisa mostra que a disputa por uma vaga no segundo turno segue acirrada. Atrás de Crivella, Martha Rocha aparece em terceiro lugar, conservando 8% das preferências, seguida por Benedita da Silva , que também conservou as intenções de voto do levantamento anterior: 7%. Tecnicamente, Crivella, Martha Rocha e Benedita da Silva estão empatados, tendo em vista que a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Maria Martha Hacker Rocha foi uma rainha da beleza que foi eleita a primeira Miss Brasil em 1954.

Eduardo Bandeira de Mello e Renata Souza , que na pesquisa anterior tinham 2%, atingiram 3%. Luiz Lima, do PSL, aparecia com 1% e, agora, tem 3%. Cyro Garcia estava com 3% e, agora, registrou 2% das preferências. Clarissa Garotinho tinha 2% e agora tem 1%. Fred Luz e Paulo Messina , que não haviam pontuado, agora têm 1% cada.

Gloria Heloíza e Henrique Simonard não pontuaram em nenhuma das pesquisas. Sued Haidar , que tinha 1% no levantamento anterior, não pontuou desta vez.

Faz 14 dias, em comparação com o primeiro levantamento de o Ibope Paes ampliou em três pontos a benefício que tinha sobre Crivella, tendo em vista que o levantamento de o começo de o mês mostrou diferença de 15 pontos percentuais entre eles e, agora, a diferença chegou a 18 pontos percentuais, oscilando dentro da margem de erro.

Por outro lado, em resolução liminar, Quaresma determinou a remoção do vídeo, republicado quatro vezes, por verificar que as imagens eram «propaganda negativa» sobre Martha, com potencial para «acarretar um desequilíbrio no pleito eleitoral e violar a igualdade entre os candidatos». A peça alegava que se investiga a parlamentar por caixa dois referente a votações anteriores, o que não é verdadeiro, e declarava também que ela não prendeu corruptos enquanto era chefe da Polícia Civil fluminense. O conteúdo passou a circular, conforme realçam os advogados Vânia Aieta e Marcelo Weick, após a discussão promovida pela Band no começo do mês.Embolado na segunda posição com Martha Rocha e Benedita da Silva , e desconfortavelmente atrás de Eduardo Paes , o prefeito está utilizando seu maior ativo, e com toda intensidade: Jair Bolsonaro.

Se a registrou em a Justiça Eleitoral com o número RJ-09221-2020, a pesquisa escutou 1.001 eleitores de 13 a 15 de outubro e. Encomendou-se o levantamento por a encomendou O Estado de S. Paulo e por o jornal » a Rede Globo «. O nível de confiança é de 95%.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Uruguay

Cities: Rocha

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ibope Rio: benefício de Paes amplia 2 pontos percentuais
>>>>>Eficientes e sem chiclete: conheça os jingles dos candidatos a prefeito do Rio – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Top 5 da Ema: maiores gafes das eleições do Rio – October 08, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Datafolha Rio: Paes (DEM) lidera com 30%, e Crivella (Republicanos) tem 14% – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Extra, Extra! na CBN: os três pelotões na disputa pela Prefeitura do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Facebook e Instagram removem vídeos de autores desconhecidos contra Martha Rocha, candidata do PDT no Rio – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Em entrevista, Martha Rocha critica Lula e diz que não pergunta a eleitor se votou em Ciro ou Bolsonaro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Horário eleitoral no Rio estreia com ataques a adversários e propostas para a cidade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Extra, Extra! na CBN: campanha de Crivella aposta as fichas em Bolsonaro – October 14, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>A melhor defesa é o ataque: Marcelo Crivella e Eduardo Paes miram um no outro no horário eleitoral e se antecipam a críticas – October 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Horário eleitoral no Rio estreia na sexta com ataques a adversários e propostas para a cidade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Crivella obtém liminar no TSE para suspender condenação a oito anos de inelegibilidade – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>TSE nega pedido de Paes para trancamento de ação sobre suposta doação de R$ 650 mil via caixa 2 – October 08, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Martha avalia que poderá ter apoio do PSOL se for ao 2º turno, e Paes fala sobre Saúde em live – October 11, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Primeiro dia de horário eleitoral é marcado por embate entre Crivella e Paes, enquanto demais candidatos se apresentam – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Eduardo Paes 60 0 PERSON 8 (tacit) ele/ela (referent: Eduardo_Paes): 2, Eduardo_Paes: 4, Paes: 2
2 Marcelo Crivella 0 0 PERSON 8 O prefeito Marcelo_Crivella: 1, (tacit) ele/ela (referent: Marcelo_Crivella): 1, ele (referent: Marcelo_Crivella): 1, Crivella: 3, o atual prefeito Marcelo_Crivella: 1, Marcelo_Crivella: 1
3 Quaresma 0 110 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: Quaresma): 3, Quaresma: 1, ela (referent: Quaresma): 1
4 vista 0 180 NONE 4 vista: 4
5 pesquisa 0 40 NONE 4 a pesquisa anterior feita: 1, A pesquisa: 2, a pesquisa anterior: 1
6 pontos 0 0 NONE 4 três pontos percentuais: 1, 18 pontos percentuais: 1, três pontos: 2
7 levantamento 0 0 NONE 3 o levantamento anterior: 1, O levantamento: 1, o levantamento passado: 1
8 preferências 0 0 NONE 3 as preferências: 3
9 uma rainha de a beleza 260 0 NONE 2 uma rainha de a beleza: 2
10 vantagem 150 0 NONE 2 vantagem: 2