Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Portrait of the Prophet Muhammad riding the buraq steed – Google Art Project

O jornal regional de Francia La Nouvelle République recebeu ameaças nas redes sociais depois de publicar uma caricatura do profeta Maomé em sua primeira página, declarou um de seus jornalistas nesta quarta-feira.

Abul Alcacim Maomé ibne Abdalá ibne Abdal Mutalibe ibne Haxim, mais conhecido exclusivamente como Maomé foi um líder religioso, político e militar árabe.

Faz 3 dias, o Nouvelle République republicou uma ilustração satírica de o profeta Maomé já veiculado por a revista Charlie Hebdo para evidenciar a ameaça de os extremistas muçulmanos em a esteira de o homicídio de o professor francês Samuel Paty em a semana passada, em o dia 18 de outubro.

Se deteve uma 11ª pessoa em este domingo, enquanto autoridades investigavam o homicídio de Samuel Paty, declarou a polícia de Francia , um professor de história que foi decapitado por um suposto muçulmano em um ataque que chocou o país.A revista satírica Charlie Hebdo, cujos escritórios foram agredidos em um homicídio em massa há cinco anos, estava entre os grupos que coordenavam uma homenagem a Paty em Paris à tarde.Gérald Darmain declarou nesta semana que a França enfrenta um «opositor interno». Gérald Darmain é o ministro do Interior.Procuradores declararam que o assaltante abordou estudantes diante da escola e quando ele ia para casa, lhes pediu para identificar Paty.

O jornalista Christophe Hérigault declarou à BFM TV nesta quarta-feira que a grande maioria das pessoas reagiu positivamente à primeira página, vendo-a como uma defesa da liberdade de expressão e da democracia, e que um número pequeno fez ameaças ao jornal.

Hérigault à BFM TV contou: «Houve quatro ou cinco ameaças, principalmente no Facebook, que nos levaram a registrar uma queixa judicial por uma questão de princípio».Não foi possível contatar autoridades do setor de polícia local.

Faz 5 dias, Paty foi decapitado por um jovem supostamente islamita em o dia 16 de outubro, em plena luz de o dia, diante de sua escola em um subúrbio de Paris depois de mostrar caricaturas de o profeta Maomé em uma aula sobre liberdade de expressão, revoltando vários pais muçulmanos. Os islâmicos acreditam que qualquer representação do profeta é uma blasfêmia.

Mais tarde, a polícia matou o assaltante a tiros.

REUTERS AC

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: France

Cities: Paris

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Jornal de Francia o profeta Maomé ameaça por publicar caricatura de o profeta Maomé
>>>>>Grupos organizam tributo a professor francês decapitado; 11 pessoas foram presas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>França fecha mesquita de Paris em operação repressiva após decapitação de professor – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Inquérito sobre assassinato de professor francês coloca 7 pessoas perante juiz – October 21, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Polícia francesa realiza mais operações em reação a assassinato de professor – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>‘Ensinar, sim; sangrar, não’: França presta tributo a professor decapitado – October 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Adolescente pediu aos alunos que identificassem professor antes de decapitá-lo na França – October 17, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 ameaças 0 90 NONE 3 cinco ameaças: 1, ameaças: 2
2 Procuradores 0 0 PERSON 3 Procuradores: 1, ele (referent: Procuradores): 1, (tacit) ele/ela (referent: Procuradores): 1
3 islâmico 0 80 NONE 2 um suposto islâmico: 1, Os muçulmanos: 1
4 polícia 0 50 NONE 2 a polícia francesa: 1, a polícia: 1
5 agressor 0 30 NONE 2 o agressor: 2
6 Christophe Hérigault 0 0 PERSON 2 O jornalista Christophe_Hérigault: 1, Hérigault: 1
7 La Nouvelle République 0 0 ORGANIZATION 2 La_Nouvelle_République: 1, (tacit) ele/ela (referent: La_Nouvelle_République): 1
8 Samuel Paty 0 0 PERSON 2 Paty: 2
9 ataque 0 0 NONE 2 um ataque: 2
10 escola 0 0 NONE 2 escola: 1, sua escola: 1