Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – 香港候任特首林鄭月娥13

A prioridade do governo de Hong Kong é «restaurar o sistema político do caos», declarou a chefe do Executivo Carrie Lam nesta quarta-feira em seu discurso anual de política, que não exibiu medidas para impulsionar a economia ou acalmar uma crise imobiliária.

Carrie Lam Cheng Yuet-ngor é a Chefe do Executivo de Hong Kong, depois de vencer a votação de 2017.

Se o protelou em mais de um mês de forma a acomodar sua viagem a Pequim para conversas, a longa fala de Lam ao Legislativo da cidade semi-autônoma sobre como a China pode auxiliar na recuperação econômica do centro financeiro.

As autoridades também estão reabrindo um saguão de tratamento de Covid-19 provisória perto do aeroporto da cidade.Até o momento, o pólo financeiro controlado pela China conseguiu evitar um surto generalizado da enfermidade como os vistos em muitas cidades grandes do mundo –na média diária, os números foram de um dígito ou dois dígitos baixos nas semanas anteriores ao pico.

Na quinta-feira 12 de novembro o Reino Unido declarou que a China voltou a violar a Declaração Conjunta Sino-Britânica ao impor novas normas para desqualificar parlamentares eleitos de Hong Kong.

Mas depois de indicar brevemente que a cidade contribuirá para os esforços de integração da área da Grande Baía, uma região que inclui Hong Kong, Macau e nove cidades da província chinesa de Guangdong, ela passou grande parte do seu discurso falando sobre a necessidade de restaurar a ordem e proteger a segurança nacional da China.

O papel do governo central na ex-colônia britânica tem ocupado o centro das atenções, em particular com a imposição em junho de uma lei de segurança após meses de protestos pró-democracia — os mais intensos em décadas — no último ano.

Am isse: «No ano passado, Hong Kong enfrentou os mais severos desafios políticos desde seu regresso à pátria»,.»Uma de nossas prioridades urgentes é restaurar … a ordem constitucional e o sistema político do caos.»

Lam alegou que o governo exibirá um projeto de lei para realizar uma extensa educação pública «para melhorar a compreensão do Estado de Direito».

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Macau, Hong Kong, China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Líder de Hong Kong declara que restaurar ‘sistema político do caos’ é prioridade
>>>>>Hong Kong fechará bares e clubes noturnos pela 3ª vez devido a novos casos de Covid-19 – November 24, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 a China 0 80 PLACE 5 (tacit) ele/ela (referent: a China): 1, a China: 3, ela (referent: a China): 1
2 Carrie Lam 0 0 PERSON 3 Lam: 3
3 Carrie_Lam_Cheng_Yuet-ngor 0 0 OTHER 3 Carrie_Lam_Cheng_Yuet-ngor: 1, (tacit) ele/ela (referent: Carrie_Lam_Cheng_Yuet-ngor): 2
4 Hong_Kong 0 0 PLACE 2 Hong_Kong: 2
5 Legislativo 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele (referent: o Legislativo de a cidade semi-autônoma): 1, o Legislativo de a cidade semi-autônoma: 1
6 região 0 0 NONE 2 uma região: 2
7 impor novas regras para desqualificar parlamentares eleitos de hong_kong 0 80 NONE 1 impor novas regras para desqualificar parlamentares eleitos de Hong_Kong: 1
8 nossas prioridades urgentes 30 50 NONE 1 nossas prioridades urgentes: 1
9 mais severos desafios políticos 0 50 NONE 1 mais severos desafios políticos: 1
10 seu retorno 0 50 NONE 1 seu retorno: 1