Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Scale of justice gold

A comemoração pela aprovação do nome de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal no plenário do Senado teve gritos e aplausos em clima de Copa do Mundo, cantos de louvor e oração, além da presença da primeira-dama, Michele Bolsonaro, e da ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves.

A lista de convidados tem 72 líderes evangélicos, além de mais de cem deputados que compõem a Frente Parlamentar Evangélica. Senadores não foram convidados.

Na sexta-feira 19 de novembro a Procuradoria-Geral da República opinou contra o recurso exibido ao Supremo Tribunal Federal para obrigar o presidente da Comissão de Constituição e Justiça , senador Davi Alcolumbre , a marcar a sabatina de André Mendonça para uma vaga na Corte. A ação foi era de autoria dos senadores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru .

André Luiz de Almeida Mendonça é um advogado e pastor presbiteriano brasileiro.

Direitos humanos são os direitos básicos de todos os seres humanos.

Nos mais de 60 minutos que separaram a aprovação de Mendonça na Comissão de Constituição e Justiça do placar final no plenário, o novo ministro do Supremo esteve todo o tempo na salinha do senador Luiz do Carmo .

Evangélicos tem mandado recados a Alcolumbre de que ainda há tempo de mudar de postura e abrir o voto favorável a Mendonça, que também comandou o Ministério da Justiça. O argumento é que a mudança poderá garantir votos dos evangélicos para a reeleição de Alcolumbre ao Senado.

Prestes ao resultado sair, a primeira-dama, uma das grandes fiadoras da indicação de Mendonça, e a ministra Damares Alves, chegaram em clim de deleite e comemoração.

Lideranças evangélicas também aguardavam o resultado ao lado de Mendonça. Na hora do anúncio dos 47 votos favoráveis, foi possível escutar gritos de deleite e, logo depois, um canto evangélico entoado em alto volume.

O presidente Jair Bolsonaro mencionou para a vaga de o ministro Marco Aurélio Mello em julho Mendonça e aguardou quatro meses para que a sabatina fosse marcada por o presidente de a CCJ , Davi Alvolumbre.

Por outro lado, — O pastor Silas Malafaia publicou em sua conta no Twitter que as ações do senador Davi Alcolumbre serão respondidas pelos evangélicos na próxima votação. Malafaia acusa Alcolumbre de fazer “jogo sujo” contra André Mendonça, mencionado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir vaga no Supremo Tribunal Federal . O pastor é presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo e já assinalado por Flávio Bolsonaro como um dos conselheiros do presidente. Leia tmabém: ‘Tudo parado’, declara Alcolumbre sobre sabatina de Mendonça na CCJ Mendonça é ex-ministro da Justiça, foi advogado-geral da União e é o nome “horrivelmente evangélico” selecionado por Bolsonaro para preencher vaga na Suprema Corte. Faz 5 meses, o presidente mencionou Mendonça de a República, mas ainda aguarda para ser sabatinado pelo Senado Federal. Alcolumbre é presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado e tem a função de pautar a sabatina para o STF. Na semana passada, o senador sinalizou que marcaria a sabatina do ex-ministro, mas não confirmou a data. No último sábado, entretanto, Alcolumbre confirmou a sessão para o dia 1º de dezembro.O presidente Jair Bolsonaro gravou um vídeo nesta segunda-feira querendo »boa sorte» ao ex-ministro da Justiça André Mendonça, que será sabatinado na próxima quarta-feira para a posição de ministro do Supremo Tribunal Federal no Congresso. Na gravação, o mandatário declarou que vai ter »um representante de todos nós dentro do Supremo Tribunal Federal».

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Michelle Bolsonaro, Damares e parlamentares evangélicos vão ao Senado comemorar aprovação de Mendonça ao STF
>>>>>Bolsonaro recebe evangélicos para jantar no Palácio da Alvorada – November 30, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Bolsonaro grava vídeo por Andre Mendonça, que será sabatinado na CCJ – November 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Rodrigo Pacheco diz que revogação da PEC da Bengala não avançará ‘em hipótese alguma’ no Congresso – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Ligado a Bolsonaro, pastor Silas Malafaia diz que evangélicos darão resposta a Alcolumbre na próxima eleição – November 29, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Não tem acordo para prosseguir’, diz Lira sobre PEC que antecipa a aposentadoria de ministros do STF – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Centrão e bolsonaristas apoiaram em peso ‘PEC da vingança’; veja como votou cada deputado – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Alcolumbre se defende de críticas sobre demora para pautar sabatina de Mendonça: ‘Nunca foi um embate religioso e nem deve ser’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>‘Alguns extrapolam na Praça dos Três Poderes’, diz Bolsonaro em discurso de filiação ao PL – November 30, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 André Mendonça 0 0 PERSON 8 (tacit) ele/ela (referent: Mendonça): 2, Mendonça: 6
2 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 7 (tacit) ele (referent: O presidente Jair_Bolsonaro): 1, Michele_Bolsonaro: 1, o presidente Jair_Bolsonaro: 2, Bolsonaro: 1, Flávio_Bolsonaro: 1, O presidente Jair_Bolsonaro: 1
3 Davi Alcolumbre 0 50 PERSON 5 Alcolumbre: 5
4 comemoração 120 0 NONE 2 A comemoração: 1, comemoração: 1
5 Damares Alves 0 0 PERSON 2 a ministra Damares_Alves: 1, Damares_Alves: 1
6 Senadores 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Senadores): 1, Senadores: 1
7 Silas Malafaia 0 0 PERSON 2 O pastor Silas_Malafaia: 1, Malafaia: 1
8 deputados 0 0 NONE 2 cem deputados: 2
9 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
10 presidente 0 0 NONE 2 o presidente: 2