Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Jair Bolsonaro em 24 de abril de 2019 (1) (cropped)

Após o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal , determinar a instalação da CPI da Pandemia no Senado no começo da noite desta quinta-feira, Fábio Faria foi o primeiro integrante do governo a comentar o caso. Fábio Faria é o ministro das Comunicações. Em duas publicações no Twitter, ele classificou a resolução como “admirável” e alegou que o inquérito no Congresso “em nada vai contribuir para vencer a pandemia”.

Fábio Salustino Mesquita de Faria é um gerente e político brasileiro, filiado ao Partido Social Democrático e atual Ministro das Comunicações.

Num momento em que todos pedem união entre os poderes, nos assombram resoluções sobre uma CPI que em nada vai contribuir para vencer a pandemia. Nossos esforços não tinham que estar concentrados em lutar a Covid-19 e vacinar os brasileiros? É hora de união, não de politização e caos.

O ministro também disse em outra publicação que o resultado da CPI vai ser “um triunfo antecipado” para Jair Bolsonaro. Segundo Faria, a atuação do presidente foi “culpado e íntegra”.

Rodrigo Pacheco colocou o senador armamentista Marcos do Val para relatar quatro projetos exibidos pelo PT que tentam sustar decretos assinados pelo presidente Jair Bolsonaro que flexibilizam as normas para a aquisição de armas no país. Rodrigo Pacheco é o presidente do Senado. A eleição dos decretos está calculada para acontecer nesta quinta-feira, mas Marcos Do Val declarou ao GLOBO que pedirá a Pacheco que os retire de pauta por considerar que se o adapta o momento não em função da pandemia da Covid-19. Os decretos entram em forcita na próxima segunda-feira , se não forem derrubados.

Na sábado 20 de março um dia após acionar o Supremo Tribunal Federal para derrubar medidas de limitações adotadas por governadores como enfrentamento à pandemia da covid-19, o presidente Jair Bolsonaro esteve em uma comunidade localizada entre Taguatinga e Ceilândia, no Distrito Federal.

Vai ser um triunfo antecipado do PR @jairbolsonaro, quecomprovarár uma atuação responsável e íntegra, se forem investigar omissões e desvios na pandemia.Atirarão no que acham que viram e acertar no que não estão vendo. Em coletiva, Pacheco, que se mostrou contrariado, alegou que respeitará a resolução judicial , mas Ele reforçou que o momento é «inapropriado» para o funcionamento do colegiado e que isto pode encarnar «o coroamento da falha nacional do enfrentamento da pandemia». Pacheco também avaliou que se utilizará a delegação somente para discurso político com fins eleitoreiros.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ministro Fábio Faria alega que abertura de CPI da Covid no Senado vai ser ‘triunfo antecipado’ de Bolsonaro
>>>>>Armamentista será relator no Senado de projeto que susta atos de Bolsonaro para flexibilizar aquisição de armas de fogo – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Fábio Faria 70 20 PERSON 5 Faria: 1, (tacit) ele/ela (referent: Fábio_Faria): 2, ele (referent: Fábio_Faria): 1, Fábio_Faria (apposition: o ministro de as Comunicações): 1
2 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 4 Jair_Bolsonaro: 1, o presidente Jair_Bolsonaro: 3
3 Rodrigo Pacheco 0 0 PERSON 4 Rodrigo_Pacheco (apposition: O presidente de o Senado): 1, Pacheco: 3
4 uma atuação responsável e íntegra 0 0 NONE 4 (tacit) eles/elas (referent: uma atuação responsável e íntegra): 4
5 Marcos Val Do 0 25 PERSON 3 Marcos_do_Val: 1, Marcos_Do_Val: 1, (tacit) ele (referent: Marcos_Do_Val): 1
6 vencer a pandemia 160 100 NONE 2 vencer a pandemia: 2
7 pandemia 0 100 NONE 2 a pandemia: 1, pandemia: 1
8 CPI 0 40 ORGANIZATION 2 uma CPI: 2
9 publicação 150 0 NONE 2 outra publicação: 2
10 decisão 80 0 NONE 2 a decisão judicial: 1, a decisão: 1