Por: SentiLecto

Um problema na Elevatória do Lameirão, na Zona Oeste do Rio, tem deixado vários bairros sem água. Habitantes relatam que as torneiras secaram na última sexta-feira, e desde então eles têm encontrado muitos obstáculos para cozinhar, tomar banho e consumir. Segundo os relatos nas redes sociais, o desabastecimento ocorre em pelo menos 16 bairros da capital e na cidade de Nilópolis, na Baixada Fluminense.

A diminuição do número de votos recebidos pelo vereador Carlos Bolsonaro nas votações 2020 assombrou caciques políticos cariocas. O filho do presidente Jair Bolsonaro foi reeleito com 71 mil votos, 35.657 a menos do que há quatro anos. Nos bastidores, projetava-se que ele poderia atingir 150 mil eleitores. Contudo, uma análise do mapa eleitoral do vereador assinala para uma queda geral. Das 49 zonas eleitorais da cidade, Carlos recebeu menos votos do que em 2016 em 43.

Na quando baleou, terça-feira 03 de novembro o carro do vereador Zico Bacana ficou com pelo menos 15 tiros após a noite de segunda-feira-se o parlamentar em Anchieta, em a Zona Norte do Rio. O veículo estava a 30 metros do bar em que o a ataque ocorreu, deixando dois mortos e ferindo o político na cabeça com um tiro de raspão.

— Prejudica bastante a nossa vida. No início da manhã, já vem sem força, bem fraquinha, quando ela chega. Aí logo depois já acaba. Eu fico economizando, guardando nos baldes e bacias pela casa. Precisei adquiri água pra beber — relata a comerciante Dalva Gomes, de 61 anos, habitante da Rua Aritiba, em Realengo.

Na mesma rua, o eletricista Wilson Oliveira, de 63 anos, conta que já gastou mais de R$ 100 com garrafas e galões de água nos últimos dias. Se não fosse a assistência dos vizinhos, o valor poderia ser maior.

— Moro com a minha mulher. Estamos adquirindo água para beber e cozinhar. Para tomar banho, consigo água com os vizinhos que têm cisterna e nos auxiliam, dividem o pouco que acumularam. Mesmo sem água na torneira, a conta chega todo mês. Pago mais de R$ 200 por um serviço que se presta direito não — reinvindica.

Em Realengo, a situação se repete, pelo menos, nas ruas do Governo, Pirapuá, General Azeredo e Alcides Bezerra. O talento de casa Luana Santos, de 32 anos, não conseguiu nem encher a garrafa de dois litros com a pouca água das torneiras.

— Já é difícil normalmente, imagine para mim que tenho uma filha de 4 anos. É ruim demais ficar sem água dentro de casa.

Até mesmo na Vila Militar o resultado desapontou. Faz 4 anos, Carlos registrou eleição menor do que em as três seções que ficam dentro da Escola Municipal Rosa da Fonseca, onde seu pai vota desde os tempos de capitão de o Exército.

Há relatos ainda em Pedra de Guaratiba, Guaratiba, Campo Grande, Vila Valqueire Anchieta, Penha, Engenho Novo, Lins, Vila Isabel, Tijuca, Grajaú, Centro, Lapa e em Santa Teresa. Vila Valqueire é ricardo de Albuquerque. Em a Cedae que reforça a orientação para que os clientes que tenham sistema de reserva interna usem a água armazenada exclusivamente para tarefas imprescindíveis e reforça a economia, informou que a Elevatória do Lameirão voltará a operar com %100 de sua habilidade no prazo de 20 a 25 dias, com a finalização do reparo em um motor da juntada Cedae que reforça a orientação para que os clientes que tenham sistema de reserva interna usem a água armazenada exclusivamente para tarefas imprescindíveis e reforça a economia, informou que a Elevatória do Lameirão voltará a operar com %100 de sua habilidade no prazo de 20 a 25 dias, com a finalização do reparo em um motor a Cedaea Cedae que reforça a orientação para que os clientes que tenham sistema de reserva interna usem a água armazenada exclusivamente para tarefas imprescindíveis e reforça a economia, informou que a Elevatória do Lameirão voltará a operar com %100 de sua habilidade no prazo de 20 a 25 dias, com a finalização do reparo em um motor da juntada Cedae que reforça a orientação para que os clientes que tenham sistema de reserva interna usem a água armazenada exclusivamente para tarefas imprescindíveis e reforça a economia, informou que a Elevatória do Lameirão voltará a operar com %100 de sua habilidade no prazo de 20 a 25 dias, com a finalização do reparo em um motor da unidade. A Cedae é nota. A Cedae é nota. A Cedae é nota. O problema deixou o sistema operando com 75% da sua habilidade de abastecimento.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil

Cities: Nilopolis, Campo Grande

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Moradores do Rio reclamam de falta d’água há seis dias após problema na Elevatória do Lameirão
>>>>>Votação de Carlos Bolsonaro cai em quase todo o Rio – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 6 Eu: 1, (tacit) eu: 4, mim: 1
2 água 0 0 NONE 4 a água armazenada: 1, água: 3
3 Cedae 0 0 ORGANIZATION 3 a Cedae (apposition: nota): 3
4 conta 0 0 NONE 3 conta: 2, a conta: 1
5 nós 0 0 NONE 3 nos: 1, (tacit) nós: 2
6 problema 0 160 NONE 2 Um problema: 1, O problema: 1
7 eleições 0 20 NONE 2 as eleições: 1, votação menor: 1
8 Anchieta 0 0 PERSON 2 Anchieta: 2
9 Realengo 0 0 PLACE 2 Realengo: 2
10 Santa_Teresa 0 0 PLACE 2 Santa_Teresa: 1, (tacit) ele/ela (referent: Santa_Teresa): 1