Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Quiz interativo na BGS

As multas aplicadas a quem descumprir o decreto do «passaporte da vacina» começam a ser aplicadas já na semana que vem. A informação é do secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz. Em entrevista ao «Bom Dia Rio», da TV Globo, nesta quinta-feira, Soranz declarou que, nesse primeiro momento, a fiscalização atuará somente orientando os cariocas:

— A gente não pode esperar. O ideal é que os estabelecimentos já se programem para começar a exigir a partir de hoje, mas a gente sabe que terá fase de adaptação. Então, a fiscalização no começo será exclusivamente para orientação e agente começa a aplicar a multa a partir na próxima semana.

Se as colocam , quiz é um jogo ou desporto mental no qual os jogadores tentam responder corretamente a questões que lhes.

Quando você tem que tomar sua próxima dose no Rio, quiz da vacina: descubra

Vai viajar ao exterior? Saiba como tirar o certificado de vacinação da Covid-19

Na sua vez, apesar do ampliação no número de casos de síndrome gripal nas últimas semanas, a quantidade de episódios de síndrome respiratória aguda grave , que caracteriza as ocorrências que demandam internação, segue em tendência de queda. Soranz destaca que, ela não pode ser descuidada, já que pode trazer sérios prejuízos a determinados perfis, embora a gripe não provoque tantas internações e mortes quanto a Covid-19.Apesar do ampliação no número de casos de síndrome gripal nas últimas semanas, a quantidade de episódios de síndrome respiratória aguda grave , que caracteriza as ocorrências que demandam internação, segue em tendência de queda. Soranz destaca que, ela não pode ser descuidada, já que pode trazer sérios prejuízos a determinados perfis, embora a gripe não provoque tantas internações e mortes quanto a Covid-19.

Na segunda-feira 08 de novembro a Prefeitura do Rio anunciou, nesta segunda-feira, a antecipação da segunda dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para adolescentes de 17 anos ou mais. Pessoas nessa faixa etária que se vacinaram há pelo menos 21 dias já podiam receber a nova injeção. Anteriormente, a pausa estabelecida para o grupo era de três meses. O novo prazo seguia as antecipações já anunciadas para outras faixas etárias.

O secretário evidenciou que tanto usuários quanto estabelecimentos poderão ser multados:

— A prefeitura não vai conseguir estar em todos os locais. Precisaremos do suporte de toda a sociedade, do motorista de aplicativo, de táxi, proprietários de estabelecimentos comerciais e da própria sociedade. A multa poderá ser aplicada no estabelecimento e no próprio usuário.

Nova variante: Rio tem primeiro caso suspeito da Ômicron

Carnaval 2022: após cancelamento de cidades em São Paulo e risco de suspensão da celebração em Salvador, a folia no Rio está ameaçada?

A fiscalização das regras vai ficar a cargo do Instituto de Vigilância Sanitária . É responsabilidade de cada local «o controle de entrada de cada indivíduo nas suas dependências, mediante apresentação de comprovante vacinal juntamente com documento de identidade com foto». Além disso, a administração de cada local precisa manter o acesso às suas dependências livre de tumultos e aglomerações.

— O ideal seria ter a pré-requisito para o comprovante vacinal no desembarque do país. Mas o governo federal não implementou essa medida ainda. Então seria uma maneira de tentar diminuir o risco de ter um turismo de não vacinados — conta infectologista Alberto Chebabo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Comitê.

A Prefeitura do Rio aumentou a cobrança do passaporte vacinal. A lista de estabelecimentos em que é exigida a comprovação da imunização contra a Covid-19 ampliou e, a partir de agora, vai ser preciso exibi o certificado para acessar shoppings, ir a áreas internas ou com cobertura de restaurantes e bares, se hospedar em hotéis e usar serviços de transporte individual — como táxi e aplicativos. A medida já vale a partir desta quinta-feira.

— O ideal é que o os aplicativos desenvolvam na plataforma já para solicitação o comprovante. Agora o culpado pela fiscalização é o motorista de táxi ou de aplicativo. Ele pode rejeitar corrida da pessoa que não tiver o comprovante da vacina — realçou o secretário.

Caso queira ficar, segundo o decreto, nos casos de restaurantes, bares e lanchonetes a pessoa deverá comprovar a vacinação em ambientes internos ou que têm qualquer cobertura. A norma para a hospedagem também vale para plataformas de locação de imóveis por temporada. A lista de novos estabelecimentos que deverão exigir a comprovação vacinal também engloba salões de beleza e estética.

A pré-requisito da comprovação é para todos os maiores de 12 anos, idade mínima permitida na bula da Pfizer para a imunização. Para quem tem 18 anos ou mais já é compulsório ter completado o esquema vacinal com as duas doses ou dose única .

O secretário realçou a preocupação da prefeitura com a nova variante variante Ômicron e declarou que exigir o passaporte da vacina é uma maneira de proteger a população:

— A princípio, é uma variante que responde bem à vacinação. A vacina protege contra a variante ômicron. Para entrar na cidade do Rio, fazer reserva e qualquer hotel ou em qualquer local, será necessário exibi comprovante de vacinação. Isso inibe a entrada de turistas não vacinados e garante que a nossa população, que já tem uma alta cobertura vacinal, possa continuar protegida.

Segundo Soranz, a cidade tem 95% dos cariocas e 90% adolescentes com a segunda dose, e 20% dos adultos com dose de reforço. Identificou-se o primeiro caso suspeito de a Ômicron em o Rio, . Segundo a Secretaria municipal de Saúde , a paciente é uma brasileira de 29 anos que está assintomática. Ela faz a quarentena em casa e está sendo monitorada pela prefeitura. O exame de sequenciamento genômico, feito pela Fundação Oswaldo Cruz e que averiguará a possível presença da nova cepa, tem que ficar pronto até esta sexta-feira.

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição nacional de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas, localizada no estado do Rio de Janeiro, Brasil.

— Se a gente tiver qualquer mudança no cenário epidemiológico ou indício de que a Ômicron ultrapasse o obstáculo vacinal, vamos ter que cancelar a celebração.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Multas para quem descumprir decreto do ‘passaporte da vacina’ já começam a ser aplicadas semana que vem
>>>>>Prefeitura do Rio estuda cobrar ‘passaporte da vacina’ em hotéis para evitar turismo de não imunizados – November 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Surto de gripe: 96% dos internados por Influenza na cidade do Rio são crianças – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>’Internações de Covid-19 estão cada vez mais raras no Rio’, celebra secretário municipal – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio prevê encerrar aplicação do reforço na população adulta em julho de 2022 – November 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Cidades do Rio recebem vacina para a dose de reforço em todos os adultos; calendário da capital deve ser divulgado nesta quinta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio aguarda envio de doses da Janssen para definir datas do reforço de quem tomou dose única – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Tire suas dúvidas sobre a aplicação da dose de reforço na cidade do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: após cancelamento de cidades em São Paulo e risco de suspensão da festa em Salvador, a folia no Rio está ameaçada? – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Secretários de Saúde do Rio enviam ofício ao governo federal pedindo ‘passaporte da vacina’ no carnaval de 2022 – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: Saúde do Rio diz ser ótimo cidade receber turistas de São Paulo e outros locais, mas pede responsabilidade com vacinação – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>‘Gripe é uma doença que a gente pode evitar’, diz secretário de Saúde do Rio em dia de convocação para vacinação contra Influenza – November 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio privilegiará ‘mistura de vacinas’ na terceira dose; veja qual imunizante tomar – November 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Saiba quais são os sintomas de Influenza, que podem ser confundidos com a Covid-19 – November 23, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a vacina da Janssen no Rio podem receber reforço de Pfizer – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Com surto de gripe, Rio tem aumento de 37% em casos de síndrome gripal em uma semana – November 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>Com surto de Influenza, Rio tem aumento de 37% em casos de síndrome gripal em uma semana – November 28, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Daniel Soranz 60 0 PERSON 10 Daniel_Soranz: 1, ela (referent: Soranz): 2, Soranz: 4, (tacit) ele/ela (referent: Soranz): 3
2 eu 0 0 NONE 8 (tacit) eu: 8
3 a quantidade de episódios de síndrome respiratória aguda grave 0 280 NONE 4 a quantidade de episódios de síndrome respiratória aguda grave: 4
4 ocorrências 200 0 NONE 4 as ocorrências: 4
5 o Rio 0 0 PLACE 4 o Rio: 4
6 vacinação 0 0 NONE 4 vacinação: 1, a vacinação: 3
7 variante 0 0 NONE 4 uma variante: 2, Nova variante: 1, a nova variante variante: 1
8 ideal 270 0 NONE 3 O ideal: 3
9 Quiz 50 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Quiz de a vacina): 1, Quiz de a vacina: 1, Quiz: 1
10 fiscalização 0 0 NONE 3 a fiscalização: 3