Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Wikcionário

Com começo da aplicação da primeira dose da vacina da Pfizer nesta quinta-feira, para adolescentes de 16 e 17 anos que têm comorbidade ou deficiência permanente, Niterói é o primeiro município do estado do Rio de Janeiro a começar a imunizar menores de 18 anos contra a Covid-19. Para atender esse público, a prefeitura dispõe de 1.900 doses garantidas. Vai divulgar-se um novo calendário em o sábado, conforme avaliação de o estoque . Meta é atingir quem tem até 12 anos.

Niterói é um município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, Região Sudeste do Brasil.

— Nosso esforço é vacinar todos os niteroienses o mais rápido possível e com segurança. Esses jovens vão receber a vacina da Pfizer, atualmente a única com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para aplicação neste grupo no Brasil. A previsão é que cerca de dois mil jovens da cidade sejam imunizados contra a Covid-19 — declarou o prefeito

A cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, vai começar, nesta quinta-feira, a vacinação de adolescentes com comorbidades e deficiências permanentes, desde que com indicação médica. O município vai ser o primeiro do estado a imunizar contra a Covid-19 jovens de 12 a 17 anos. Os menores de idade vão receber a vacina da Pfizer, a única com autorização para utilização neste grupo no Brasil atualmente.

Faz 1 mês, Nem que concluía o mês de junho, os calendários de vacinação dascidades fluminenses padeceram diversas mudanças para se adaptar em as novas remessas de vacinas, em o domingo 27 de junho.Npassada, o Rio, por exemplo, recebeu 77.562 doses da vacina da Pfizer e 51.340 da Jansen, o que fez com que o prefeito Eduardo Paes anunciasse, no último sábado, que a cidade teria mais um adiantamento no programa da vacinação contra Covid-19.

A prefeitura declara que está sendo possível progredir com os mais jovens, porque já atingiu 80% da população adulta da cidade já vacinada com a primeira dose ou com dose única. De acordo com dados do município, até a última terça-feira, 328.556 pessoas já tinham recebido o imunizante. Ainda segundo o município, 40% da população adulta já está com o ciclo vacinal inteiro.

— Esse é um momento bastante importante da campanha contra a Covid-19 em nossa cidade. Com a progressão da vacinação em Niterói, que já ultrapassou 80% da população acima de 18 anos, podemos aumentar a oferta da vacina para os adolescentes, alcançar ainda mais pessoas e resgatar vidas. Começamo hoje a vacinação dos jovens de 16 e 17 anos e, com a chegada de novas doses, vamos progredir com a imunização por faixa etária até vacinarmos todos até 12 anos — declarou o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira.

A definição de saúde tem implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e enfermidade.

Ao se conduzi aos postos, os jovens ou seus culpados precisam ter em mãos um laudo com a indicação médica sobre a comorbidade ou deficiência e também para tomar a vacina da Pfizer, que é a único autorizada para esse público. É preciso levar também identidade e CPF, além de comprovante de residência..

A vacinação para os adolescentes ocorre em somente dois locais: drive thru no campus da UFF, no gragoatá , e Policlínica Regional dr. Carlos Antônio da Silva . A prefeitura informou que cada semana, a Secretaria Municipal de Saúde vai divulgar o cronograma de imunização, já que a aplicação depende da chegada de remessas do imunizante, enviadas pelo Ministério da Saúde

Em entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo, o secretário municipal de saúde Rodrigo Oliveira convidou os jovens para comparecer aos postos e recordou que o calendário para os adultos segue com imunização nesta quinta-feira de quem 32 anos ou mais. Estão sendo atendidos na mesma data adultos com comorbidades, grávidas, lactantes e mulheres que tiveram filhos há pouco tempo. O secretário adverte que quem desejar agilizar o atendimento pode fazer o agendamento pelo aplicativo Colab.

— É importante buscar a unidade de saúde com o comprovante de residência e o laudo médico mencionando a necessidade de vacina, a partir de uma avaliação médica de risco e vantagem. A população acima de 18 anos, hoje é a partir de 32 anos . Pode agendar sua vacina. Você economiza um tempo importante. A média de quem se cadastra lá no site do Colab é de de menos de dez minutos. É bom para a prefeitura que se planeja e para o cidadão que terá um processo mais ágil para garantir sua vacina — declarou o secretário.

Para realizar o agendamento prévio da vacina, é preciso diminuir o aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store e App Store , e realizar o pouco a pouco do cadastro. É necessário estar dentro da idade de imunização e exibi a documentos.

Caso a pessoa não consiga comparecer no dia agendado, o aplicativo também oferece a alternativa de remarcar a data e horário da vacinação. Para a segunda dose, a marcação também deve ser realizada pela ferramenta. Por ele é possível obter comprovação digital da imunização. Também é possível agendar a vacinação pelo site www.niteroi.rj.gov.br/agendamentovacina.

Seguindo a pausa recomendada entre as doses, na semana que vem o município começa a aplicação da vacina Pfizer como segunda dose para as grávidas que tomaram a primeira dose de Astrazeneca. A vacinação de grávidas com AstraZeneca foi suspensa por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária , devido a possíveis conseqüência adversos do imunizante. Mas antes da suspensão, uma parcela deste público já havia recebido o imunizante.

Cheque o calendário de vacinação de adultos

Julho:

22/07 – a partir de 32 anos

23 e 24/07 – a partir de 31 anos

26 e 27/07- a partir de 30 anos

28 e 29/07 – a partir de 29 anos

30 e 31/07 – a partir de 28 anos

02 e 03/08 – a partir de 27 anos

04 e 05/08 – a partir de 26 anos

06 e 07/08 – a partir de 25 anos

09 e 10/08 – a partir de 24 anos

11 e 12/08 – a partir de 23 anos

13 e 14/08 – a partir de 22 anos

16 e 17/08 – a partir de 21 anos

18 e 19/08 – a partir de 20 anos

20 e 21/08 – a partir de 19 anos

23 e 24/08 – a partir de 18 anos

Documentação:

População geral: Identidade com fotografia, CPF e comprovante de residência.

Comorbidades: Identidade com fotografia, CPF e comprovante de residência e laudo médico atualizado.

A entrada para a vacinação nos dois postos destinados aos adolescentes vai ser no fase das 8h às 16h, e a imunização ivai iraté as 17h. Quem tem 16 e 17 anos e tem alguma comorbidade ou deficiência permanente tem que buscar um dos dois postos de vacinação e exibi documento de identificação, CPF, comprovante de residência e laudo médico mencionando a condição clínica e a indicação de aplicação do imunizante Pfizer.

Gestantes: Identidade com fotografia, CPF e comprovante de residência. É necessário laudo médico nos primeiros estágios da gravidez.

Puérperas: Identidade com fotografia, CPF e comprovante de residência e certidão de nascimento do bebê.

Lactantes: Identidade com fotografia, CPF, comprovante de residência e laudo médico que comprove a amamentação.

Locais de vacinação:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº, Vital Brazil.

Policlínica Doutor João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726, Barreto.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº, São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca.

Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111, Piratininga.

Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.

Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá, Rua Alexandre Moura, 8, São Domingos.

Posto volante no Campo de São Bento – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Rua Lopes Trovão, Icaraí.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil, Tuvalu, Chile

Cities: Castro

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Niterói começa a vacinar adolescentes com comorbidades ou deficiência permanente de 16 e 17 anos; meta é progredir até os 12
>>>>>Covid-19: Niterói começa nesta quinta a vacinar adolescentes com comorbidades e deficiências permanentes – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Renato Policlínica Regional Silva 0 0 PERSON 5 Policlínica_Doutor_João_da_Silva_Vizella Rua_Luiz_Palmier 726 Barreto: 1, Policlínica_Regional_Carlos_Antônio_da_Silva Avenida_Jansen_de_Melo s-nº São_Lourenço: 1, Policlínica_Regional dr._Carlos_Antônio_da_Silva: 1, Policlínica_Regional_Doutor_Renato_Silva Avenida_João_Brasil s-nº Engenhoca: 1, Policlínica_Regional_Doutor_Guilherme_Taylor_March Rua_Desembargador_Lima_Castro 238 Fonseca: 1
2 dose 0 0 NONE 5 a primeira dose: 2, a segunda dose: 1, dose única: 1, segunda dose: 1
3 nós 25 0 NONE 4 (tacit) nós: 4
4 Niterói 0 0 PERSON 4 Niterói: 3, (tacit) ele/ela (referent: Niterói): 1
5 Npassada 0 0 PERSON 4 Npassada o Rio por_exemplo: 1, (tacit) ele/ela (referent: Npassada o Rio por_exemplo): 3
6 cidade 0 0 NONE 4 a cidade: 3, nossa cidade: 1
7 município 0 0 NONE 4 O município: 1, o município: 3
8 população 0 0 NONE 4 a população adulta: 2, A população: 1, a população: 1
9 prefeitura 0 0 NONE 4 A prefeitura: 1, a prefeitura: 3
10 vacinação 0 0 NONE 4 A vacinação: 1, vacinação: 1, a vacinação: 2