Por: SentiLecto

Estes são links externos e vão abrir numa nova janela Todos os dias, o biomédico Ikaro Alves de Andrade, que no momento, está trabalhando no sequenciamento genético dos casos do novo coronavírus no Distrito Federal — estudos desta espécie estão sendo feitos em todo o Brasil, chega por volta 7h30 da manhã ao laboratório onde trabalha, no edifício do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília. , e são fundamentais para compreender a conduta da epidemia.

Agora, a permanência dos estudos de Ikaro está ameaçada: no início da semana passada, ele descobriu que não poderá contar com uma bolsa de estudos.

Aprovado em 1º lugar no programa de doutorado em biologia microbiana da UnB, o pesquisador contava com os recursos da bolsa paga pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior . No doutorado, a bolsa é de cerca de R$ 2,2 mil mensais.

«Fiquei sabendo alguns dias atrás. Primeiro fiquei sabendo da Portaria 34 , e que estávamos padecendo sucessivos cortes de bolsas. Depois, liguei para a coordenação do meu curso, perguntando. E aí me declararam que as bolsas estavam comprometidas «, contou Ikaro à BBC News Brasil na tarde da terça-feira .

A a que Ikaro se refere é uma resolução da Capes publicada no dia 18 de março deste ano. O ato mudou os critérios para a concessão de bolsas de pesquisa no país — mas o órgão nega que ele tenha resultado em cortes no número total de pesquisadores apoiados.

Em , a Capes declarou que 20% dos cursos de pós-graduação do país viram o número de bolsas de estudo cair, mas em 42% dos cursos de mestrado e doutorado, o número de pesquisadores que recebem bolsa subiu.

Em relação ao ano passado, são 3,3 mil bolsas a mais, declara a Capes. O número total passou de 81,4 mil bolsas para quase 85 mil, segundo o órgão.

Em nota à reportagem da BBC News Brasil, a Capes ddeclaraque o programa de pós-graduação de Ikaro ficou sem bolsas por ter nota 4 na avaliação da instituição. E evidenciou que Ikaro não «perdeu» nada, somente ficou sem o incentivo porque seu curso não obteve bolsas.

Ainda a nota da Capes declara: «Por ser nota 4, não vai receber nenhuma bolsa da ação emergencial «.

Os critérios da fundação, porém, são questionados por alguns: um integrante da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal recomendou à fundação que revogue a . Já a ANPG declarou que a medida contribuiu para concentrar as bolsas nos cursos com nota cinco. A ANPG é a associação dos alunos de pós-graduação.

Nos últimos dias, agilizou-se o crescimento da epidemia do novo coronavírus no Brasil. Na tarde desta terça-feira , o Ministério da Saúde anunciou que o país confirmou 1.138 novos casos da enfermidade, um recorde. No total, são 5.717 infecções confirmadas no Brasil, e 201 pessoas faleceram em decorrência da covid-19. Desses óbitos, 136 aconteceram no Estado de São Paulo.

Depois de passar um mês de férias na Itália, Alberto*, 51, se assombrou com a mudança brusca de cenário de Roma a São Paulo — e não pela troca de país ou da primavera pelo outono.O médico cardiologista Luis Correia, professor adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública declara: «A característica metodológica é tão ruim que ele não pode nem ser utilizado como referência».De acordo com o modelo mencionado por ele, o pico de contagiados pode chegar a aproximadamente 5% da população, mas cairia para menos de 2% com uma política de confinamento.

O Laboratório de Virologia da UnB, onde Ikaro trabalha, é somente um dos vários grupos que estão fazendo o sequenciamento genético dos casos do novo coronavírus no Brasil.

No caso da UnB, o trabalho é feito em parceria com os laboratórios da rede Sabin e do Lacen do DF.

«O sequenciamento serve para nós conhecermos a organização genômica do vírus. O sequenciamento auxilia a tentar compreender os parâmetros de como o vírus pode se disseminar no território nacional. E uma outra questão é que serve para monitorar os acontecimentos de mutação «, declara Ikaro.

Parte importante da crítica à oalternativade governos em averiguar a temperatura de passageiros vem do posicionamento de uma voz de peso: a da Organização Mundial da Saúde , que já se mdemonstroualgumas vezes sobre a falta de sapoiocientífico para tal.

«Esse monitoramento serve para verificar se essas mutações poderão afetar alguma qualidade biológica do vírus. Por exemplo, reforçar a personalidade de patogenicidade «, explica ele.

Dois professores orientam o doutorando de a UnB : os virologistas Tatsuya Nagata e Fernando Lucas de Melo. Este último declara que, por enquanto, a «equipe» no laboratório de virologia conta com somente duas pessoas: ele mesmo e Ikaro.

«Somos eu e ele, na verdade. Estou aqui, neste exato momento trabalhando», declara Fernando. A tarefa consiste em sequenciar o genoma das amostras de vírus mandadas pelos laboratórios, com a aprovação dos pacientes.

Ele explica: «Na semana que vem, vamos mandar um projeto para fazer o sequenciamento em massa da enfermidade». «Por enquanto, estou utilizando dinheiro de outros projetos que a gente tinha para fazer o sequenciamento do corona . A ideia é depois fazer isso de maneira mais intensa, que é o que as pessoas no Brasil completo estão fazendo», declara.

«Sem sequenciar o genoma você não consegue investigar como é a norma de transmissão. Por exemplo: eu consigo te mostrar que a maioria das infecções no Brasil vieram de amostras da Europa e dos Estados Unidos. Provocaram essas infecções localizadas. E a partir do momento em que eu tenho a transmissão dentro do país, é preciso saber como o vírus está se movendo aqui», explica o professor.

«Em Brasília, por exemplo, a aeronave presidencial é um cluster de transmissão com 23 pessoas. Se eu sequenciar todas elas, e começar a sequenciar o genoma de todos os pacientes de Brasília, consigo te declarar se, e como, esse grupo contribuiu para disseminar a epidemia aqui», explica o professor.

Fernando Lucas de Melo declara que o programa de pós-graduação do qual Ikaro participa, o de biologia microbiana , é relativamente recente — as atividades iniciaram há quatro anos. É por isso que o curso tem quatro na escala da Capes .

«A UnB nos informou que não recebeu nenhuma cota para esse curso específico. A opção era conseguir alguma bolsa emergencial com a universidade, pela fato de ela estar estudando a corona. Mas, até agora, não recebemos nenhuma indicação de que isso vá ocorrer», declara o professor.

O projeto inicial de Ikaro era trabalhar com a identificação de novos vírus que afetam animais vertebrados — o que inclui também passaritos, peixes, anfíbios e répteis, além dos mamíferos como o homem. O começo da pandemia, porém, fez ele incluir uma tarefa a mais em seu dia a dia. Ele declara: «Pelo fato do coronavírus ser correlato ao meu trabalho, resolvi auxiliar «.

Ikaro é natural de Gurupi , cidade de menos de 100 mil moradores localizada a quase 800 quilômetro de Brasília. Ele se mudou para a capital federal há alguns anos, para o mestrado. Sua situação econômica o habilitou a utilizar a assistência estudantil da universidade — o que inclui um abrigo para estudantes da pós-graduação.

As normas da UnB determinam, porém, que ele tem que deixar o local depois de deduzi o mestrado. Contando com a bolsa do doutorado, ele alugou um imóvel próximo à universidade. Mas, agora, não sabe se conseguirá homenagear o compromisso.

«Sendo bem honesto: sem a bolsa, sem o financiamento, eu não consigo me conservar fazendo a minha tese. Porque, infelizmente, Brasília é uma cidade cara. O preço de vida aqui é alto», declara ele.

«Eu não consigo me conservar só com a assistência da minha mãe. Não vou conseguir contribuir para o meu paí
s como pesquisador, e me melhorar na pesquisa da microbiologia», declara ele. Ikaro declara que seu objetivo, depois de deduzido o doutoramento, é atuar como professor universitário.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no ? Inscreva-se no nosso canal!

Final de YouTube post de BBC News Brasil

Final de YouTube post 3 de BBC News Brasil

Fonte: BBCBrasil-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil, United States, Mexico

Cities: Sao Paulo, Mexico, Brasilia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>O cientista que enquanto estudava o novo coronavírus, perdeu a bolsa de pesquisa
>>>>>Coronavírus: medição de temperatura em aeroportos é novo capítulo da disputa entre Estados e governo federal – (BBCBrasil-pt)
>>>>>Coronavírus: o que a Ciência diz sobre o uso da cloroquina contra a covid-19 – March 27, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Coronavírus: americano morre após tomar remédio promovido por Trump – March 25, 2020 (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>Coronavírus: o preocupante papel dos infectados sem sintomas na propagação da covid-19 – March 22, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Coronavírus: Jovens não estão livres de desenvolver sintomas mais graves, diz especialista – March 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Coronavírus: ‘A pior coisa é a tosse incontrolável’, diz infectado – March 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Coronavírus: Sintomas aparecem em média 5 dias após infecção e fase contagiosa pode durar 2 semanas, mostra estudo – March 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Coronavírus: as dicas da Organização Mundial da Saúde para não ‘pirar’ de preocupação com a epidemia – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Como é o menor dinossauro do mundo, encontrado em âmbar de 99 milhões de anos – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Bolsonaro anuncia que seu exame para novo coronavírus deu negativo – March 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>‘É muito mais fantasia’, diz Bolsonaro sobre crise nos mercados causada por epidemia de coronavírus – March 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Cruzeiros suspensos, aulas paralisadas e eventos cancelados: as propostas do governo para conter o coronavírus – March 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Casos suspeitos de coronavírus no Brasil sobem 40% e chegam a 930; 25 foram confirmados – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Coronavírus: o efeito psicológico da quarentena forçada para tentar conter a covid-19 – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Coronavírus: Brasil não adota novo critério da OMS que amplia busca por casos suspeitos – March 09, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Coronavírus: lentidão inicial em diagnósticos facilitou disseminação de vírus na China, diz estudo – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>Coronavírus: Brasil fecha quase toda a fronteira terrestre, mas mantém entrada por aeroportos – March 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Coronavírus: Trump se diz ‘muito feliz’ após EUA baixar juros e lançar enorme programa de estímulo econômico – (BBCBrasil-pt)
>>>>>Coronavírus: fim do isolamento social não impede recessão econômica, diz estudo – (BBCBrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 92 20 NONE 23 (tacit) eu: 14, me: 4, eu: 4, Eu: 1
2 Ikaro 80 0 PERSON 18 o (referent: Ikaro): 1, Ikaro: 9, ele (referent: Ikaro): 3, Ele (referent: Ikaro): 1, (tacit) ele/ela (referent: Ikaro): 4
3 nós 0 150 NONE 7 nos: 1, nós: 1, (tacit) nós: 5
4 o Brasil inteiro 25 0 PLACE 6 o Brasil: 4, o Brasil inteiro: 1, todo o Brasil: 1
5 UnB 0 0 ORGANIZATION 5 a UnB: 2, (tacit) ele/ela (referent: a UnB): 2, A UnB: 1
6 bolsas 0 0 NONE 5 as bolsas: 1, bolsas: 2, 3,3_mil bolsas: 1, 81,4_mil bolsas: 1
7 país 0 0 NONE 5 país: 1, o país: 3, meu país como pesquisador: 1
8 pessoas 0 70 NONE 4 23 pessoas: 1, 201 pessoas: 1, as pessoas: 1, duas pessoas: 1
9 curso 70 0 NONE 4 seu curso: 1, curso: 1, esse curso específico: 1, o curso: 1
10 Capes 0 0 ORGANIZATION 4 a Capes: 3, (tacit) ele/ela (referent: a Capes): 1