Por: SentiLecto

Estes são links externos e vão abrir numa nova janela

Desde o começo da semana, meteorologistas advertem para a chegada de uma massa de ar frio histórica que pode derrubar as temperaturas brasileiras em até 15ºC.

Os meteorologistas escutados pela reportagem declararam que não é possível alegar que as mudanças climáticas provocam esse fenômeno porque já aconteceram muitas outras vezes em o passado. Porém, é consenso de que vai ter uma grande intensidade.Final de YouTube post de BBC News Brasil

Com a previsão de que o sistema provoque neve, geada e temperaturas negativas em algumas regiões, ONGs, governos e prefeituras de Estados do Sul e Sudeste estão fazendo uma força-tarefa para evitar que habitantes de rua faleçam de frio.

Faz 1 ano, somente em o Estado de São Paulo a Polícia Civil investigou seis casos de morte de essa espécie.

A ONG Anjos da Noite distribuirá 800 marmitas e 800 garrafas de água no sábado , data em que o grupo formado por dezenas de voluntários vai completar 31 anos. Kaká Ferreira declara que também vai doar roupas e mantinhas a habitantes de rua do centro de São Paulo. Kaká Ferreira é o fundador.

Os Anjos da Cidade declararam que na noite de sexta entregarão «200 mantinhas, 200 meias, 200 toucas, 200 águas e bastante afeição» na região da Barra Funda e centro da capital.

Empresários também estão se reunindo para uni dinheiro e distribuir alimentos quentes e agasalhos. O Projeto Van Solidária e a Rede de Supermercados DIA vão doar mil mantinhas a habitantes de rua das cidades de Diadema , do centro e da zona sul da capital paulista.

O padre Julio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua, fez um pedido especial para que, além de mantinhas, as pessoas doem gorros e meias para proteger as extremidades do corpo. Experts assinalam que essas partes esfriam mais rápido, o que pode provocar hipotermia.

A Prefeitura de São Paulo informou, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social , que intensificará as abordagens aos habitantes de rua para encaminhá-los a abrigos quando a temperatura atingir 13°C ou menos. Ela vai receber um kit lanche e mantinha, caso a pessoa não aceite o acolhimento.

Tem acesso a banho e três refeições , além de ser encaminhado a outros serviços caso seja identificada alguma necessidade, caso o habitante de rua aceite acolhimento, ele recebe da prefeitura um kit higiene.

Desde o dia 6 de maio, a gestão municipal começou um plano para baixas temperaturas e fez mais de 1 milhão de acolhimentos desde então — contando com as pessoas que foram sediadas mais de uma vez. Em 1 mês, a operação vai continuar em forcita.

Quem encontrar pessoas em situação de rua pode ligar para o telefone 156 da prefeitura para pedir ajudinha. Experts declaram que o ideal é tentar proteger as extremidades do corpo, como cabeça e pés, além de tentar esquentar-la oferecendo um alimento quente, como uma sopa, caso ela não aceite ir a umalojamentoo.

O Ministério da Cidadania emitiu um alerta para que a rede do Sistema Único de Assistência Social se mobilize para garantir o alojamento provisória de habitantes de rua em todo o país.

Ainda que é necessário, em nota, a pasta informou «ter atenção com habitantes de áreas rurais e povos e comunidades tradicionais.»

O governo federal reforçou que devem ser tomadas ações para arrecadação e distribuição de mantinhas e agasalhos. «É um momento que exige muita atenção e um esforço redobrado com a segurança dos trabalhadores do SUAS, em função da situação de emergência em saúde pública provocada pela pandemia do novo coronavírus.»

O meteorologista Maicon Veber, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais , declara que uma massa de ar frio normalmente tem pouco mais de 1 quilômetro de espessura, que vai da superfície em direção à atmosfera. Este pilar que chegou ao Brasil tem de 5 a 6 km.

Alegou: «É uma massa muito expressiva e tem que tomar conta de boa parte do continente».

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul mandou um alerta em SMS para os habitantes de todas as regiões do Estado. Veja o alerta mandado a todas as pessoas cadastradas no sistema de alerta via SMS 40199.

O texto foi enviado para os números de telefones cadastrados no sistema de alertas da Defesa Civil via SMS 40199.

«Massa de ar polar vai fazer a temperatura cair em todo Estado, devendo durar até sábado «.

O órgão ainda recomenda atenção com a população mais vulnerável, como idosos e crianças, e ainda recomenda abrigar os animais domésticos durante as noites mais frias.

A previsão do Inmet é que a temperatura nos Estados do Sul caia de forma brusca a partir da sexta-feira . A previsão é que Porto Alegre registre temperatura mínima de 2ºC na sexta-feira e 5ºC no sábado .

Enquanto as mínimas ficam em 8ºC nos dois dias, na cidade de São Paulo, de acordo com o Inmet, a máxima não tem que passar dos 13ºC tanto na sexta quanto no sábado.

A Defesa Civil do Estado, porém, alerta para temperaturas abaixo de 5ºC em algumas áreas, como o Vale do Ribeira, Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no ? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBCBrasil-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil, Spain, Gambia

Cities: Sao Paulo, Sao Jose Do Rio Preto, Rio Grande, Ribeira, Presidente Prudente, Diadema, Barra

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Onda de frio histórica: temor por mortes de habitantes de rua mobiliza ONGs e governos
>>>>>A ‘onda histórica de frio’ que fará as temperaturas desabarem do Sul ao Norte do Brasil – August 19, 2020 (BBCBrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 6 (tacit) eu: 6
2 alerta 0 0 NONE 4 um alerta: 3, o alerta enviado: 1
3 temperatura 0 50 NONE 3 a temperatura: 2, temperatura mínima de 2ºC: 1
4 SMS 0 0 ORGANIZATION 3 SMS: 3
5 pessoas 0 0 NONE 3 pessoas cadastradas: 1, as pessoas: 2
6 temperaturas 0 70 NONE 2 baixas temperaturas: 1, temperaturas negativas: 1
7 especialistas 180 0 NONE 2 especialistas: 1, Especialistas: 1
8 o governo federal 90 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: O governo federal): 2
9 acolhimento 80 0 NONE 2 acolhimento: 1, o acolhimento: 1
10 Kaká Ferreira 0 0 PERSON 2 Kaká_Ferreira (apposition: O fundador): 1, (tacit) ele/ela (referent: Kaká_Ferreira): 1