Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Hélio Negão e Jair Bolsonaro

A carta do presidente Jair Bolsonaro divulgada na quinta-feira, em que atribuiu ao «calor do momento» os xingamentos e ameaças que fez contra o Supremo Tribunal Federal , mostram uma postura oposta ao que mandatário adotou durante os atos antidemocráticos convidados por ele para o dia 7 de Setembro. Na nota, o governante declara que jamais teve «a intenção de atacar quaiquer Poderes» e que suas «vocábulos, às vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem habitual». Durante as manifestações, no entanto, Bolsonaro chamou o ministro do Supremo Alexandre de Moraes de «canalha» e declarou que não respeitaria mais suas resoluções.

Jair Messias Bolsonaro é um capitão reformado, político e atual presidente brasileiro.

Compare a fala do presidente nas manifestações com a nota de recuo:

«1. Jamais tive nenhuma intenção de atacar quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas resolução constitucional que todos, sem exceção, têm que respeitar.»

«Nós também não podemos continuar aceitando que uma pessoa específica da região dos três Poderes continue barbarizando nossa população. Ou o chefe desse Poder vai padecer aquilo que não desejamo».

Na sua vez, em discurso durante ato na Esplanada dos Ministérios, o presidente Jair Bolsonaro voltou a adotar tom de intimidação e mandar recados à Praça dos Três Poderes, onde fica a sede do Supremo Tribunal Federal . Ele declarou que não se pode aceitar que “uma pessoa específica continue barbarizando”.

Na segunda-feira 30 de agosto — O presidente Jair Bolsonaro alegou que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal , » aguardava o momento» para «aplicar uma sanção restritiva» contra ele. Bolsonaro era investigado na investigação das fake news, relatado por Moraes. Bolsonaro deu a declaração em entrevista à rádio Fonte FM, de Goiás, ao ser questionado sobre sua f falavade que lhe r restava»estar preso, ser morto ou aovtriunfo. O presidente declarou que há uma «pressão bastante grande»: — Eu desejou declarar que estava uma pressão bastante grande. Quando a gente falava em voto eletrônico, você podia ver , voto impresso, passou a ser crime. Passou a ser crime, quando você falava em tratamento precoce. De acordo com Bolsonaro, Moraes podia aplicar uma «sanção restritiva» quando ele deixar o governo: — E o ministro Alexandre de Moraes me colocou na investigação das fake news, o investigação do fim do mundo. Investigação sem participação do Ministério Público. O que eles desejavam com isso aí? Aguardar o momento para me aplicar uma sanção restritiva, quem sabe quando eu deixar o governo lá na frente.

«2. Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das resoluções adotadas pelo ministro Alexandre de Moraes no âmbito da investigação das Fake News.

Alexandre de Moraes é um jurista, juiz e ex-político brasileiro, atual ministro do Supremo Tribunal Federal .

«Não podemos mais admitir que pessoas que comportar-se dessa forma continue no poder exercendo posições importantes».

«3. Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder não têm o direito de «esticar a corda», a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia.»

«Declarar a vocês que, qualquer resolução do senhor Alexandre de Moraes, este presidente não mais satisfará».

«4. Por isso desejo dizer que meus vocábulos, às vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem habitual».

«Declarar a esse indivíduo que ele tem tempo ainda para e redimir. Tem tempo ainda para arquivar seus investigações. Ou melhor, acabou o tempo dele. Sai, Alexandre de Moraes».

«5. Em que pesem suas características como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas resoluções do ministro Alexandre de Moraes».

«Deixa de ser canalha».

«6. Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais calculados no Art 5º da Constituição Federal.

«Não podemos mais admitir que pessoas que comportar-se dessa forma continuem no poder exercendo posições importantes».

«A paciência do nosso povo já se esgotou, ele tem tempo ainda de pedir o seu boné e ir cuidar da sua vida. Ele, para nós, não existe mais».

— Muitos de vocês sentiram o peso da ditadura. Alguns governadores e prefeitos simplesmente ignoraram preceitos constitucionais. Muitos se os obrigou a ficar em casa. Vocês perderam o direito de ir e vir, ao trabalho. Imagine um desses ocupando a minha cadeira o que imporia à população — ddeclarouBolsonaro.— Muitos de vocês sentiram o peso da ditadura. Alguns governadores e prefeitos simplesmente ignoraram preceitos constitucionais. Muitos se os obrigou a ficar em casa. Vocês perderam o direito de ir e vir, ao trabalho. Imagine um desses ocupando a minha cadeira o que imporia à população — ddeclarouBolsonaro.Apoiadores aglomerados na Esplanada criticavam Alexandre de Moraes, enquanto o presidente discursava em cima de um caminhão. O ministro do STF é relator de investigações em que Bolsonaro e seus aliados figuram como investigados. Um deles apura uma suposta interferência na Polícia Federal. O outro investiga a existência de uma milícia digital voltada a disseminar notícias falsas e agredi as instituições.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Outra postura: compare a fala de Bolsonaro nos atos do 7 de setembro com a nota de recuo
>>>>>Investigado, Bolsonaro volta a falar em ultimato para ‘Praça dos Três Poderes’ – September 07, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Bolsonaro defende ‘enquadrar’ ministros do STF e volta a falar em ‘ruptura’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Apoiadores de Bolsonaro furam bloqueio e invadem Esplanada dos Ministérios – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Atos pró-Bolsonaro têm discursos antidemocráticos – September 07, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Investigado, Bolsonaro rebate Fux e diz que ‘ninguém precisa temer’ manifestações – September 02, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Delegado diz que inquérito iria apurar se Bolsonaro interferiu em investigações da PF contra Ricardo Salles – September 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Investigado, Bolsonaro afirma que Moraes aguarda momento para ‘aplicar uma sanção restritiva’ – August 30, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Defesa de Flávio Bolsonaro pede que STF adie julgamento sobre foro no caso das ‘rachadinhas’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>‘Temos um presidente que não deseja nem provoca ruptura. Mas tudo tem um limite’, diz Bolsonaro – August 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Pesquisadora vê Bolsonaro apostar ‘todas as fichas’ em atos e crê em relação ‘frágil’ com a direita – September 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Defesa recomenda que Bolsonaro vete projeto do Congresso e mantenha em vigor Lei de Segurança Nacional – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>PF intima Zambelli a depor em inquérito sobre atos antidemocráticos no 7 de setembro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Em ameaça golpista, Bolsonaro ataca o STF e pressiona Fux: ‘Esse Poder pode sofrer aquilo que não queremos’ – September 07, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>Investigado, Bolsonaro faz ameaça golpista contra o Supremo e pressiona Fux – September 07, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Sob pressão, Bolsonaro diz que ‘uma ou duas pessoas’ precisam entrar ‘nos eixos’ – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 12 (tacit) ele/ela (referent: o presidente Jair_Bolsonaro): 2, O presidente Jair_Bolsonaro: 1, Bolsonaro era investigado em o inquérito de as fake news relatado por Moraes: 1, Ele (referent: o presidente Jair_Bolsonaro): 1, Bolsonaro: 5, ele (referent: o presidente Jair_Bolsonaro): 1, o presidente Jair_Bolsonaro: 1
2 eu 0 40 NONE 11 (tacit) eu: 9, Eu: 1, me: 1
3 pessoas 0 80 NONE 6 pessoas: 4, as pessoas: 2
4 Alexandre de Moraes 0 60 PERSON 6 o ministro Alexandre_de_Moraes: 2, o ministro Alexandre_de_Moraes de o Supremo_Tribunal_Federal: 1, Alexandre_de_Moraes: 3
5 nós 0 0 NONE 5 (tacit) nós: 3, nós: 1, Nós: 1
6 vocês 0 0 NONE 5 vocês: 3, Vocês: 2
7 presidente 0 0 NONE 4 o presidente: 2, O presidente: 1, este presidente: 1
8 direito 240 0 NONE 3 o direito: 3
9 poder 150 0 NONE 3 o poder: 3
10 Jair Messias Bolsonaro 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Jair_Messias_Bolsonaro): 2, Jair_Messias_Bolsonaro: 1