Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Matheus Nachtergaele

Foram necessários poucos dias para a vida da família Oliveira virar de cabeça para baixo em dezembro de 2020. Em um curto fase o pequeno Matheus, com 8 anos na época, passou de uma leve comichão na garganta para 70% do pulmão comprometido pela Covid-19. Se resgatou Matheus só após uma grande operação que comoveu todo o país : de helicóptero ele foi levado até a capital de o Rio para ser internado em uma clínica pediátrica de a rede municipal de Saúde. Hoje Matheus está recuperado, ainda trata algumas sequelas da enfermidade e a família vive a expectativa de finalmente poder vacina-lo contra o coronavírus.

Matheus Nachtergaele Omc é um ator, diretor e autor brasileiro.

Ômicron: Rio vive uma explosão de casos de Covid e tem ampliação de 6.778% em 20 dias

A família de Matheus é de São José de Ubá, uma pequena cidade de sete mil moradores e que fica a 290 quilômetro da cidade do Rio. A operação para levar o menino a capital envolveu diversos órgãos. Coordenada pela secretaria estadual de Saúde, parte do transporte foi feito pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e o aviãozinho utilizado foi da Marinha — que voou debaixo de chuva para levar o garoto ao Rio.

A prefeitura de São José de Ubá ainda não tem uma calendário para imunização das crianças, mas Delmar Oliveira garante que assim que for possível vai levar o garoto para se vacinar contra a Covid-19. Delmar Oliveira é pai de Matheus.

— Só quem passa na pela para saber o que é. O certo é vacinar todo mundo. Graças a Deus iniciará agora para as crianças e no primeiro dia que tiver disponível vamos lá certamente. A vacina vai ser bastante importante. O pai e a mãe não deseja que o filho pegue, mas estando vacinados você tem uma proteção e o risco é menor que não ter se vacinado. Tenho pessoas na família e conhecidos que são opostos a vacina. Se tem uma maneira de proteção, por quê você não tomar? — declara Delmar Oliveira, pai de Matheus.

Por outro lado, — A primeira estratégia é a dose de reforço. Precisamos que o carioca vá fazer o reforço. Pedimos a todos que tenham completado 4 meses da segunda dose compareçam ao posto para se vacinar. Também desejamo animar as pessoas irem aos polos se testarem. Precisamos que as medidas restritivas que estão valendo continuem sendo satisfeitas, como a utilização obrigatória de máscaras em locais fechados, o que tá ocorrendo bastante pouco. Intensificaremos a cobrança — alega Soranz.

Na quinta-feira 30 de dezembro a Secretaria Municipal de Saúde do Rio alegava que a cidade tem 94 casos suspeitos da variante Ômicron do Coronavírus sendo monitorados. Até a última terça-feira, o número divulgado pela SMS era de 31 casos suspeitos. Na última semana, a cidade registrou uma ampliação no índice de positividade dos testes para Covid-19, que passou de 0,7% para 5,5%.

Testes de Covid-19: veja onde ser atendido na rede municipal do Rio

Não vai sair da memória de seu Delmar os 87 dias de agonia em que o filho passou na UTI do Hospital Municipal Jesus, referencia para pediatria em todo o estado do Rio. Em quase três meses na ala de cuidados intensivos, Matheus foi intubado quatro vezes, além de realizar uma traqueostomia — procedimento considerado invasivo e só feito em casos de extrema necessidade. No total, o menino ficou quatro meses internado e Faz 1 ano, teve alta.

— Ele ficou 37 dias totalmente isolado por causa da Covid. Foram quatro vezes que ele saiu da intubação e voltou de novo. O máximo que ele ficou nesse tempo sem precisar do respirador foram só quatro dias. Restava ter fé e o pensamento positivo. Só quem passa sabe. A gente chega na clínica, vê pai e mãe desesperados por perder o filho e eu com o meu internado lá. Imagina o que passa pela cabeça da gente — relembra Delmar, que só conseguiu ter um pouco de alívio quando Matheus saiu da UTI.

Para os pequenos: calendário de vacinação de crianças de 5 a 11 anos inicia no dia 17 na cidade do Rio; cheque datas

Já em casa, Matheus continua com o acompanhamento médico com pneumologista e já realizou diversos exames de acompanhamento da sua saúde após a alta médica: ressonância magnética, tomografias e também realiza um trabalho de fisioterapia. Segundo o pai, o menino não lembra de todos os momentos do tratamento na clínica, mas Delmar conta que Matheus sempre se emociona ao recordar, principalmente, dos dias que ficou acordado consciente na UTI.

— Fica uma sequela pulmonar. Imagina a gravidade porque ele chegou a 90% do pulmão tomado. Ele tem uma sequela de Covid e deveu fazer a traqueostomia que os médicos não gostam de fazer em crianças, mas nele foi necessário e auxiliou bastante. A fisioterapia também o assistência bastante na recuperação e hoje faz tudo normalmente — declara.

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira que começará ainda neste mês a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Segundo a projeção da pasta, o primeiro lote tem que ser enviado no dia 13. Conforme antecipado pelo GLOBO, a pausa vai ser de oito semanas. Prioridades vão escalonar , primeiro a imunização e , depois , por faixa etária.

Ômicron: Rio volta a superar dois mil casos de Covid diários

Não vai haver pré-requisito de receita médica. A aplicação de vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos na cidade do Rio vai ter começo no dia 17, próxima segunda-feira. O anúncio foi feito pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, por meio de suas redes sociais na manhã desta quinta-feira. Cada idade desse grupo terá o atendimento em três dias, sendo o primeiro reservado para as meninas, o segundo, para os meninos, e o terceiro destinado à repescagem dos dois sexos. O programa se estende até o dia 9 de fevereiro.

11 anos

10 anos

8 anos

7 anos

6 anos

Testes de Covid-19: veja onde ser atendido na rede municipal do Rio

Daniel Soranz alegou, nesta quinta-feira, que espera ter uma adesão de %90 na vacinação de crianças contra a Covid-19. Daniel Soranz é o secretário municipal de Saúde do Rio. Ela alegou, ainda, que caso o Ministério da Saúde consiga acelerar a entrega das doses, o calendário poderá ser antecipado. A primeira remessa está calculada para chegar ao Rio no dia 13.

Gulnar Azevedo, professora de epidemiologia da Uerj e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva , realça que o bloqueio vacinal tem se mostrado efetivo contra a variante até o momento:Por enquanto, os desfiles na Marquês de Ssapucaí estão conservados.

— A vacinação é fundamental na proteção contra a Ômicron, que se espalha mais rápido também em crianças. A expectativa era vacinar todas elas em janeiro, mas o Ministério da Saúde não vai ter doses para isso. Então nós devemo escalonar em algumas semanas. Certamente anteciparemos esse calendário montado com base no programa de recebimento — disse o secretário, se a pasta conseguir antecipar as entregas.

Faz 1 mês, até meados a taxa de positividade não ultrapassou %1. Nesta segunda, no entanto, havia a expectativa de mais pessoas procurarem os postos para se vacinarem com a dose de reforço, mas isso não aconteceu.

— A vacina é altamente segura. O mundo já aplicou em mais de 14 milhões de crianças ela , como em países de a União Europeia , além de Austrália , Estados Unidos e Canadá. Ela pode, portanto, ser aplicada sem nenhuma contraindicação — completou ele.

Na última segunda-feira, Marcelo Queiroga alegou que as doses pediátricas da Pfizer vão chegar ao Brasil na segunda quinzena de janeiro. Marcelo Queiroga é o ministro da Saúde. Quando os estados começariam a aplicar o imunizante nas crianças, ele só não declarou. O imunizante é diferente em relação à versão disponível para adultos tanto na fórmula, como na rotulação e na diluição.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Canada, Brazil, United States, Australia

Cities: Sao Jose

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Pai de menino de 8 anos que venceu a Covid após 87 dias na UTI declara: ‘Só quem passa na pele sabe o que é’
>>>>>Casos diários de Covid -19 no Rio saltam de 21 para mais de 450 em duas semanas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Gamma, Delta e Ômicron: Entenda o atual cenário da Covid-19 no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Explosão de casos de Covid no Rio adia discussão sobre apresentações de blocos no Parque Olímpico e em Madureira – January 06, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Carnaval 2022: representantes de blocos se reunirão com prefeito do Rio para discutir desfiles – January 03, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Ômicron: Banda de Ipanema anuncia que não desfilará em 2022 – December 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes admite que Rio não está pronto para chuva forte como a que atinge a Bahia: ‘trabalhar para evitar mortes’ – December 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Réveillon ameaçado? Depois da Bahia, chuvas fortes devem atingir Rio, São Paulo e Minas – December 28, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Paes diz que crianças não precisarão de receita médica para se vacinar no Rio – December 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio investiga 28 casos suspeitos da variante Ômicron; oito já foram descartados – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura do Rio veta instalação de contêiner para emissão de documentos para população em situação de rua – December 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: comitê científico do Rio diz que não há restrição alguma para a festa – December 21, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: comitê científico do Rio diz que não há restrição para a festa no cenário atual da Covid-19 – December 21, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: secretário de Saúde do Rio avalia comprar diretamente a vacina para crianças – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ano Novo no Rio: saiba todos os detalhes do réveillon de Copacabana, que terá pegada digital e manifesto lido por Teresa Cristina – December 26, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Prefeitura decide futuro de carnaval de rua no Rio em reunião nesta terça-feira – January 04, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Rio já tem transmissão comunitária da Ômicron, diz secretário de Saúde – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Maricá suspende carnaval por conta dos riscos da variante Ômicron no estado do Rio – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Matheus 60 0 PERSON 12 (tacit) ele/ela (referent: Matheus): 3, Matheus: 5, o pequeno Matheus: 1, ele (referent: Matheus): 1, Matheus_Nachtergaele_Omc: 1, o (referent: Matheus): 1
2 eu 44 0 NONE 9 (tacit) eu: 8, eu: 1
3 nós 160 0 NONE 8 nós: 1, (tacit) nós: 7
4 Delmar Oliveira 130 0 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: Delmar): 1, Delmar_Oliveira (apposition: pai de Matheus): 1, (tacit) ele/ela (referent: Delmar_Oliveira): 3, Delmar_Oliveira: 1, Delmar: 1
5 anos 0 0 NONE 5 10 anos: 1, 11 anos: 1, 7 anos: 1, 8 anos: 1, 6 anos: 1
6 esta 0 0 NONE 5 esta: 5
7 Ministério da Saúde 0 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: o Ministério_da_Saúde): 1, O Ministério_da_Saúde: 1, o Ministério_da_Saúde: 2
8 crianças 0 0 NONE 4 crianças: 2, crianças de 5: 2
9 operação 100 0 NONE 3 A operação: 1, uma grande operação: 2
10 Ômicron 90 0 PERSON 3 Ômicron Rio volta a superar dois_mil casos de Covid diários: 1, Ômicron e: 1, (tacit) ele/ela (referent: Ômicron e): 1