Por: SentiLecto

Pais de estudantes da rede municipal do Rio estão relatando obstáculos para utilizar o cartão alimentação oferecido pela Secretaria Municipal de Educação . O motivo é que os estabelecimentos que aceitam o cartão no valor de R$ 54,25 e que é distribuído para os cerca de 650 mil estudantes da rede são bastante poucos.

No momento, a rede conta, em toda a cidade, com 208 mercados credenciados disponíveis para os culpados. Em Curicica, Guaratiba e Campo Grande, na Zona Oeste; e em Bonsucesso e Benfica, na Zona Norte, por exemplo, há relatos de mães que não estão conseguindo usar o cartão nos mercados disponíveis.

Criado há dez anos com a proposta de desafogar os principais corredores viários da cidade, o Bus Rapid Service passou os últimos quatro anos em passeata lenta. Faz 10 anos, desde a implantação de a primeira faixa exclusiva para ônibus até o fim de 2016 foram instituídos 21 corredores.A semana no município do Rio inicia com tempo chuvoso, com previsão de níveis de fraco a moderado ao longo desta segunda-feira, dia 22. De acordo com o Alerta Rio, o tempo fica volúvel, com predomínio de céu nublado com chuva fraca a moderada isolada a qualquer hora ao longo do dia. Segundo o Centro de Operações Rio , há núcleos atuando no começo desta tarde nas zonas Norte e Sul e no Centro, ocasionalmente com chuva forte em alguns pontos.

Na quinta-feira 04 de fevereiro uma profissão foi enviado pela Prefeitura do Rio aos consórcios de companhias de ônibus do município determinando a volta de 40 linhas que desapareceram das ruas, sob ameaça de multa. A Secretaria Municipal de Transportes dividiu os trajetos sumidos em dois grupos: um com alta prioridade, que precisava voltar a circular até 30 de março e outro que tinha que voltar até 30 de abril. A informação foi noticiada pelo “RJTV 1ª edição”, da Rede Globo. Cheque abaixo os itinerários que deviam voltar a operar.

A Zona Oeste do Rio de Janeiro é uma área geográfica do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

EM ALERTA: Incertezas rondam a volta das aulas presenciais no Rio

Na página Passeata das Mães, que reúne cerca de 2.600 mulheres responsáveis de estudantes das 11 Coordenadorias Regionais de Educação , elas estão trocando informações sobre quais são os mercados da cidade que estão aceitando os cartões da prefeitura. Uma delas relata que precisou caminhar de mercado em mercado até achar um que aceitasse e que, mesmo assim, quando encontrou um, os produtos eram bastante caros. Uma mãe que faz parte da página declarou: «Eu que cate latinha não para complementar o que está faltando dentro de casa porque os alimentos estão bastante caros».

Mãe de quatro crianças e fundadora do grupo, a a artesã Juciane Gomes declarou que já mandou uma nota para o prefeito Eduardo Paes e a SME, mas ainda não obteve resposta deles.

Por outro lado, de acordo com a SME, cada unidade só poderá voltar a funcionar depois que seu diretor preencher um checklist de condições, num prazo determinado pela própria gestão escolar a partir do diagnóstico da situação atual das instalações. Todas as escolas que estão reabrindo já mandaram o formulário, e a pasta estima que todas as escolas entreguem seu checklist até o fim de abril.

— Estamos encontrando um grande obstáculo, porque a prefeitura fez uma lista das redes mas, aceitam, quando a gente vai nesses mercados, nem todos eles. Isso tem dificultado demais porque tem um grupo grande de mães que nem conseguiu utilizar o cartão, e tem um outro, pequeno, que está conseguindo porque mora em lugares que estão aceitando, mais para perto do Centro — declarou Juciane.

Lucy mora em Madureira com mais quatro familiares: os dois filhos, seu marido e a avó dele, de quem cuida. Para pagar as contas, vende sacolé e açaí. Segundo ela, ter com quem deixar a filha durante as horas de trabalho, com o suporte da comunidade escolar, a “auxiliaria bastante”.

Faz 2 meses, de o ano passado, durante a administração de Marcelo Crivella, muitos pais também reclamavam que o cartão não havia carregado durante o mês, em dezembro. Na ocasião, a Defensoria Pública do estado chegou a entrar na Justiça contra a prefeitura para que o pagamento fosse realizado. Faz 1 ano, também pais de os estudantes relataram que os cartões entregues por a prefeitura estavam zerados ou carregados com valores bem abaixo do prometido.

A Defensoria Pública é instituição constitucionalmente autônoma e independente, imprescindível na função jurisdicional do Estado, expressão e instrumento do regime democrático, incumbida, fundamentalmente, da orientação jurídica, promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de maneira integral e gratuita, dos necessitados.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Campo Grande

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Pais de estudantes de escolas municipais relatam obstáculo em utilizar cartão alimentação cedido pela Prefeitura do Rio
>>>>>Incertezas rondam a volta das aulas presenciais no Rio, que retornam nesta quarta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ao completar dez anos, Rio pode ganhar mais três corredores exclusivos de BRS – February 22, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Semana no Rio começa com chuva; veja previsão para os próximos dias – February 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Chuva deixa mais de 3 mil desalojados em Porciúncula, no Noroeste Fluminense – February 21, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 a página Passeata_das_Mães 0 0 OTHER 7 (tacit) ele/ela (referent: a página Passeata_das_Mães): 6, a página Passeata_das_Mães: 1
2 outro 0 0 NONE 4 outro: 2, um outro: 2
3 prefeitura 0 0 NONE 4 a prefeitura: 4
4 cartão 50 0 NONE 3 o cartão: 3
5 Lucy 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Lucy): 2, Lucy: 1
6 escolas 0 0 NONE 3 escolas: 3
7 eu 0 0 NONE 3 Eu: 2, (tacit) eu: 1
8 rede 0 0 NONE 3 a rede municipal: 1, a rede: 2
9 tempo 0 150 NONE 2 tempo chuvoso: 1, o tempo: 1
10 chuva 80 70 NONE 2 chuva forte: 1, chuva fraca: 1